Crítica de Cinema – Online
Descubra como analisar criticamente um filme e ganhe um novo olhar sobre obras audiovisuais
De perfil teórico e prático, essa oficina de imersão se propõe a apresentar e exercitar os princípios básicos da teoria crítica e da crítica cinematográfica, exemplificando conceitos gerais aplicados através da interpretação e análise interdisciplinar dos filmes e evolução de linguagem na história do cinema.
Além de acrescentar um olhar decolonialista sobre os recortes transversais à crítica, como as questões de gênero, classe, etnia, raça, territorialidade e sexualidade.
O que você vai aprender:
- Interpretação e análise interdisciplinar dos filmes e sua linguagem, na tentativa de decolonizar padrões hegemônicos e encontrar novas autonomias e criações do olhar.
- Panorama histórico da atividade da crítica, tendências e tensões, recortes sociais e olhares plurais.
- Conexões com a história do próprio cinema, movimentos e evolução de linguagem, estética etc.
- Festivais, Mostras, publicações e veículos do meio.
Duração do curso
Em 8 semanas o aluno participa de 8 aulas ao vivo (streaming). Caso não consiga comparecer na hora agendada, a aula fica gravada e disponível na plataforma para ser acessada depois.
Dinâmica das aulas online
Além das aulas ao vivo o curso é composto por material de texto e vídeo, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e exercícios práticos com feedback do professor.
Atenção:
- As turmas estão sujeitas a um quórum mínimo para que aconteçam.
- Vagas limitadas
Informações da turma:
- Não haverá aula nas emendas dos feriados, dias 14/10 e 04/11.
Pagamentos parcelados:
- Cartão de Crédito
- Cheque
Pagamentos à vista:
- Pix, Boleto, Dinheiro, Débito
Use o cupom PIX5 para ter 5% de desconto à vista no pix!
INVESTIMENTO:
Em até 6x de R$ 209,00
• Definições e origens gerais da crítica de cinema; Elementos-chave; A quem escrever
• A quem escrever?
• Analisar Filme a filme. Profissional a profissional. Obra literária a filme. Original a refilmagem
• Crítica, resenha, crônica e ensaio
• Cahiers du Cinéma e os críticos-realizadores
• Análise de cinema de gênero e autoralidade
• Os Cinemas Novos pelo mundo
• Análise Semiótica, Epistemológica, ensaística e dialética
• Estética da fome.
• Narrativa contrahegemônica, engajada e política
• Docuficção e a realidade filmada.
• Regionalismo e outras regiões do Brasil.
• Cinema Novo Vs Cinema Marginal
• Cinema de gênero
• Diversos meios (impressos ou virtuais) e veículos (jornais, revistas, blogs e até mesmo críticas em vídeo apresentadas em youtube, podcasts, TV e afins)
• Um pensamento de Cinema brasileiro: Paulo Emílio Salles Gomes, Humberto Mauro e Edgard Roquette-Pinto, Leon Cakoff, Jean-Claude Bernardet, Rogério Sganzerla, Jairo Ferreira, Ismail Xavier...
• Diferença estrutural entre crítica jornalística e acadêmica
• Interseccionalidade, Decolonialismo e o “olhar opositivo”
• Movimentos e territórios invisibilizados na História do Cinema
• Resistência e cineclubismo
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Natural do Rio. Advogado, jornalista, curador e crítico de Cinema. Mestrando em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Pós-graduando em cinema pela Estácio. Membro da FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ. Professor na Academia Internacional de Cinema (AIC), Sesc, EBC, Casa do Saber e etc. Apresentador e roteirista da Sessão AIC no Canal Like (530 da NET). Oficineiro do Cine Ceará com o Laboratório de Adaptação Cinematográfica para o Cinema. Curador no CineFantasy – International Fantastic Film Festival, ROTA – Festival de Roteiros Audiovisuais, Festival Olhar Periférico, Festival Internacional Colaborativo de Audiovisual (Fica.vc), no Fest Cine Pedra Azul, já tendo atuado como curador no Festival Rio Fantastik, Cine Tamoio etc. Consultor na curadoria da itinerância do 25º Festival de Cinema de Vitória. Curador de Cineclubes AIC, Cineclube Estação Net de Cinema, Cineclube Ação e Reflexão, Cineclube Casa do Saber etc. Editor-chefe do Almanaque Virtual. Fundador e colunista da Revista Acadêmica A Forca de Judas – ISSN: 2764-331X. Colunista fixo da Revista Fórum, colaborador da Carta Capital e da Justificando, do Cinema Para Sempre e Vertentes do Cinema. Host e fundador do Podcast Reserva Imovision. Membro fixo do Podcast Cinema em Série. Autor do livro "Lágrimas Entre Caixas" e de artigos em livros como “O Último Durão - Centenário Kirk Douglas” e “John Carpenter: O Medo É Só O Começo”, “Star Trek”, “Centenário Frank Sinatra: A Voz no Cinema”, “Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos”, “Rock Terror”, “George A. Romero – A Crônica Social dos Mortos-Vivos”, “Um Porto no Purgatório: Impressões sobre o Cinema de Frederico Machado”, “O Melhor do Terror dos Anos 90”, e de Livro inédito de comemoração aos 10 Anos do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul - Brasil, África e Caribe, ora no prelo. Produtor de eventos e pré-estreias no Cine Odeon. Consultor de filmes como “Torre das Donzelas” de Susanna Lira e obras como “Neville D’Almeida: Cronista da Beleza e do Caos” e “Ivan – The TerrirBle” de Mario Abbade, "Filhos da Revolução" de Luciana Sérvulo, e, na fase de distribuição, de "Eu, Pecador" de Nelson Hoineff. Curador e produtor de Mostras e eventos especiais como Centenário Ingmar Bergman, Centenário Maya Deren, 80 Anos de Leon Hirszman, 60 Anos de Carreira de Helena Ignez e Antônio Pitanga e 50 de Carreira de Tonico Pereira. Mediador de debates no Festival Internacional de Cinema do Rio, Festival de Cinema de Vitória, Festival de Cinema de Belo Jardim, Mostra Curta Vazantes e Cinefantasy etc. Participou como membro de Júris internacionais oficiais do Stockholm International Film Festival, do FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico, Festival de Cinema de Vitória, Cine Ceará etc. Também membro de Júris do Canal Brasil em Festivais Nacionais e Internacionais como Mostra Tiradentes e AnimaMundi, do Júri ACCRJ do Festival Curta Cinema e da Mostra do Filme Livre, do Júri FIPRESCI do Festival Internacional de Cinema do Rio, Festival Internacional Pequeno Cineasta, entre outros. Ex-comentarista de Cinema convidado no programa “Você na MPB” da rádio MPB-FM e do programa Cine Rooftop do canal Paramount.
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.