10º Filmworks Film Festival: saiba tudo sobre a próxima edição do evento!

Todo mundo que pensa em estudar cinema tem ao menos um filme que marca sua trajetória. Aquele que o desperta para a arte cinematográfica e o inicia em um caminho sem volta: a busca por espaço nessa área tão concorrida.

Não é novidade que o cinema brasileiro é um mercado exigente e competitivo, representando um desafio para iniciantes. Por essa razão, alguém que busca por oportunidades, além de manter-se atualizado sobre o que acontece na área, precisa aproveitar todas as possibilidades de networking.

Poucos eventos são tão eficientes para esse fim quanto os festivais de cinema. Um deles, o Filmworks Film Festival – o festival exclusivo para estudantes da Academia Internacional e Cinema (AIC), acontece nas primeiras semanas do mês de agosto. Nele, alunos exibem seus filmes ao público geral.

Neste artigo, vamos falar sobre a realização do festival, sua história, importância e mostraremos o que você pode esperar da edição de 2019. Confira!

Conheça o Filmworks Film Festival

Para entender tudo o que envolve o Filmworks Film Festival (FWFF), é preciso conhecer um pouco sobre sua origem. O evento existe há 10 anos em São Paulo e há 2 no Rio de Janeiro, e este ano faz parte das celebrações do aniversário de 15 anos da escola.

Além do festival, as comemorações contam com outras atrações: a Semana de Cinema e Mercado, ciclo de palestras gratuitas e aberta ao público, além da nova parceria com o festival indie americano Slamdance Film Festival, que traz uma mostra de filmes para dentro da AIC, seguida de mesa redonda.

O Filmworks Film Festival acontece nos dias 12 e 13 de agosto na Cinemateca do MAM no Rio de Janeiro, e nos dias 15 e 16 de agosto no Museu da Imagem e do Som em São Paulo.

Engajada em incentivar seus alunos a criarem a própria identidade artística, a AIC promove diversos encontros que envolvem a exibição, avaliação e discussão de projetos criados pelos alunos. Entre esses, o Filmworks Film Festival se destaca, já que está relacionado a um dos tradicionais cursos de formação em cinema do Brasil, o Filmworks – curso Técnico em Direção Cinematográfica, considerado um dos melhores cursos de formação cinematográfica do país. Em edições recentes, criou-se também uma categoria competitiva para os filmes realizados por dois cursos livres: o de Documentário e o de Cinema.

O FWFF é uma evolução natural das bancas de avaliação da AIC. Antes de seguir para o festival, os filmes criados ao longo de cada semestre são exibidos na própria escola e avaliados por bancas formadas, em grande parte, por professores. Nessa etapa, os alunos têm a chance de fazer ajustes e finalizar os filmes, que ficam então aptos a concorrer no FWFF e em outros festivais fora da AIC.

Seguindo a mesma estrutura à que é utilizada em festivais competitivos, como o Oscar, na cerimônia de encerramento são oferecidas premiações para categorias técnicas e criativas. Os filmes são avaliados por um júri composto por profissionais do mercado, convidados especialmente para o evento.

Entenda a relevância do festival

Diretor, roteirista, fotógrafo, editor… não importa a função, o objetivo de todos os envolvidos na criação de uma peça audiovisual é viabilizar sua exibição. Por isso mesmo, o FWFF ganha uma relevância que vai além de qualquer discussão: é ali que muitos dos alunos vêem seus filmes projetados pela primeira vez numa tela do cinema.

Para o participante, torna-se uma verdadeira vitrine, que pode criar valiosas conexões profissionais, já que o júri responsável por assistir e passar suas impressões sobre os filmes é composto por profissionais do mercado e os prêmios são conferidos por representantes de empresas parceiras. Não é raro aparecerem personalidades ilustres para conferir a programação. O evento também abre portas para o networking, proporcionando o encontro entre profissionais e professores da AIC que atuam no mercado, estudantes e público interessado.

Como todos os curtas exibidos no festival passam por um processo de produção minucioso, que envolve, além das edições necessárias, avaliações em sala de aula e ajustes para chegar ao ponto ideal, essa preocupação com o caminho percorrido até a exibição permite que o curso ateste o potencial dos filmes participantes.

Além disso, o FWFF abre caminhos para que os alunos inscrevam seus filmes em outros festivais.

Saiba o que esperar da edição de 2019

Seguindo a mesma estrutura tanto no Rio quanto em São Paulo, o FWFF 2019 conta com 12 categorias, incluindo New Vision, destinada apenas às obras produzidas por alunos do primeiro dos 4 módulos do Filmworks.

As demais categorias são:

·         atuação;

·         direção de arte;

·         direção de fotografia;

·         direção;

·         edição;

·         roteiro;

·         som;

·         filme;

·         documentário;

·         curta livre.

Ao final, a plateia tem a oportunidade de votar e eleger o seu filme preferido. Como não poderia ser diferente, a realização do evento se dá graças a um esforço coletivo, envolvendo, além de alunos, professores, equipe da AIC e alguns parceiros cruciais.

Em relação ao conteúdo das obras, não existe um tema específico. A ideia é, justamente, deixar que os alunos se expressem livremente e encontrem sua própria identidade artística.

Por isso, entre os aproximadamente 40 filmes que serão exibidos, você pode esperar por experiências um tanto distintas. Ao longo da história do festival, é possível observar obras mais leves ou mais intensas, com temas que vão desde o romance até discussões de caráter político e social.

Além dos prêmios, que incluem até estágios em produtoras, o FWFF proporciona, tanto aos alunos quanto aos espectadores, a oportunidade de estabelecer conexões com futuros nomes relevantes do mercado. Ademais, a presença de ex-alunos em eventos promovidos pela AIC é recorrente.

Filmes de alunos da AIC que começaram a carreira no Filmworks Film Festival e continuaram a trajetória em grandes festivais incluem “O Professor Godoy”, “Piano Forte” e “Irene”, entre muitos outros.

No Rio de Janeiro o festival começa às 18h, no dia 12, e às 20h, no dia 13. Já na capital paulista as atividades começam às 16h nos dias 15 e 16. Com entrada franca, o Filmworks Film Festival é uma oportunidade única para realizar networking e conhecer um pouco mais sobre as produções.

E aí, está animado para o dia do evento? Não guarde a novidade para você! Confira aqui a programação, conheça os filmes que serão exibidos, compartilhe este post em suas redes sociais e deixe que seus contatos saibam do seu engajamento no festival. Nos vemos lá!


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos