Academia Internacional de Cinema (AIC)
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Rio de Janeiro – RJ
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
O novo perfil do cinema nacional

O novo perfil do cinema nacional

Publicado em: 06/08/2014

O Produtor Executivo Paulo Boccato, da Glaz Entretenimento, fez um panorama geral dos últimos 10 anos de distribuição no Brasil, e o crescimento que o mercado está experimentando. O estúdio da Academia Internacional de Cinema (AIC) ficou lotado na segunda noite da III Semana de Cinema e Mercado, que este ano faz parte das comemorações de 10 anos da AIC.

Um Pouco de História

Paulo deu uma aula de história sobre as mudanças ocorridas nas salas de cinema e a forma de consumir filmes entre as décadas de 1970 e 1990. Contou que até o final dos anos 70 cada distribuidor tinha um acordo com redes de cinema específicas. Haviam menos cinemas, as salas eram de rua, não existia 10 salas passando o mesmo filme e o título ficava muitas semanas em cartaz. Por isso, não precisava gastar tanto com publicidade.

“O home entretenimento, nos anos 80, começou a derrubar esse mercado. O preço do ingresso sobe, os filmes já não ficam tanto tempo em cartaz, pois precisavam ser lançados em vídeo e os estúdios começam a fazer acordos com base nas finanças. As grandes salas não fazem mais acordo e querem sempre exibir os filmes mais rentáveis, independente do estúdio. Por conta disso, o custo do lançamento aumenta significativamente”, conta.

Os números

Em 2002 o público total nos cinemas brasileiros era de 92 milhões e em 2013 pulou para 150 milhões. O número de filmes brasileiros lançados nesse mesmo período também cresceu muito, em 2002 tínhamos apenas 29 títulos, contra 129 em 2013. Consequentemente o público que consome os filmes nacionais também cresceu. Em 2002 eram apenas 7 milhões, em 2013 o número ficou em 28 milhões. Também houve crescimento das distribuidoras nacionais, descentralizando o poder dos grandes estúdios americanos. “A indústria está se consolidando estruturalmente, porque o dinheiro está voltando para a nossa indústria, temos cada vez mais filmes brasileiros lançados por distribuidores brasileiros”, diz Paulo.

As comédias

Um dos assuntos abordados durante a palestra foi a produção de comédias. O público queria saber por que a comédia é um principais gêneros aqui no Brasil. Por que existem tantos lançamentos deste gênero e menos dos outros. “O humor gera uma forte identificação com a cultura local e é baseado em diálogo, em roteiro, ou seja, é um dos gêneros mais baratos para ser produzido. É um modelo de produção que funciona. É difícil concorrem com um filme de ação americano, e, quando falamos de ação, o público tem como referência os filmes da Marvel. Qualquer outra coisa não será bem aceita. Por isso, ainda é difícil concorrer”, diz Paulo.

*Fotos Yuri Pinheiro

Academia Internacional de Cinema (AIC)
  • Sobre a AIC
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Parceiros
  • Cursos
  • Online
  • Eventos
  • Notícias
  • Bolsas de Estudo
  • Dúvidas Frequentes
  • Termos e Condutas
  • Contato
  • Palestrantes e Convidados
  • Movimentos Cinematográficos

atendimento@aicinema.com.br +55 11 3660 7883 11 98763 0792

Cadastre-se agora e receba dicas, descontos e muito mais!

100% seguro 2019 Academia Internacional de Cinema

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA - CNPJ 06.100.509/0001-92

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.