Academia Internacional de Cinema (AIC)
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Rio de Janeiro – RJ
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos

Mini Kerti: cinema publicitário passo a passo

Publicado em: 31/07/2012

Na noite de abertura da Semana de Cinema e Mercado da AIC, a diretora Mini Kerti, da Conspiração Filmes, compartilhou um pouco de sua experiência de mais de vinte anos no mercado publicitário na palestra Direção no Mercado Publicitário.  Servindo-se de um caso concreto, um comercial que dirigiu para um grande banco, Mini mostrou, passo a passo, o processo de produção de um filme publicitário, desde o briefing até a pós-produção, passando pelo orçamento, delimitações do projeto, contratação de equipe, pesquisa, as diversas e importantes reuniões com clientes e agência, etc. “É preciso saber alinhar os vários desejos. O filme publicitário é um trabalho coletivo. Muito desse trabalho é se comunicar bem.”

Mini falou também das mudanças que os novos equipamentos (as câmeras digitais em detrimento do 35 mm, por exemplo) causaram no mercado e da importância de se adequar a cada reviravolta no mercado: “Você tem que compreender as mudanças que acontecem e aprender a viver com elas. O digital, por exemplo, trouxe uma simplificação no processo e uma redução de custos. Isso é bom por um lado, mas ruim por outro. A produtora acaba ganhando menos dinheiro em cada filme, mas a produção também aumenta”.

Mesmo fazendo filmes bastante diversos para clientes também bastante diferentes entre si, sempre há uma certa unidade entre os produtos desenvolvidos por determinada produtora: “Na Conspiração, sempre se primou muito pelo acabamento, há bastante cuidado na pós-produção para deixar todos os filmes com um certo padrão de qualidade.”  E para garantir essa qualidade no tempo tão curto das produções do mercado publicitário, Mina insistiu na importância da experiência e da formação técnica. “É importante ter formação técnica e experiência de set antes de começar a dirigir filmes para o mercado publicitário. Mas se você quiser fazer sua videoarte, seus projetos autorais, é diferente. Você pode sair da escola e fazer um filme, o mais difícil será o dinheiro para produzi-lo. Mas uma coisa não impede a outra. Você pode trabalhar com esses filmes mais técnicos, de encomenda, e paralelamente se envolver em seus trabalhos artísticos”.

A palestra da Mini Kerti abriu a Semana de Cinema e Mercado da AIC.   O evento vai até sábado, dia 4. Mais informações na página do evento.

*Crédito foto: Alessandra Haro

Academia Internacional de Cinema (AIC)
  • Sobre a AIC
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Parceiros
  • Cursos
  • Online
  • Eventos
  • Notícias
  • Bolsas de Estudo
  • Dúvidas Frequentes
  • Termos e Condutas
  • Contato
  • Palestrantes e Convidados
  • Movimentos Cinematográficos
  • Seja um Investidor

atendimentosp@aicinema.com.br +55 11 3660 7883 11 98763 0792

atendimentorj@aicinema.com.br +55 21 2537 8183 21 96886 3321

Cadastre-se agora e receba dicas, descontos e muito mais!

100% seguro 2019 Academia Internacional de Cinema

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.