
Galeria F, filme sobre ex-preso político condenado à morte na ditadura, terá exibição na AIC, seguida de bate-papo com a diretora Emília Silveira
[caption id="attachment_14746" align="alignright" ]
A jornalista, roteirista e documentarista Emília Silveira, que estará na AIC dia 15/02[/caption]
A jornalista e documentarista Emília Silveira, que estará na Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro no próximo dia 15, reconstrói a fuga do 1º preso político condenado à morte na ditadura em seu documentário “Galeria F”. Ao falar sobre o filme ela faz um paralelo entre o golpe militar de 1964 e o atual momento político do Brasil. “Não dá para esquecer o que aconteceu no Brasil, o que é um golpe, o que é um regime autoritário, o que é ser privado de liberdade, o que é você não estar ao lado da maioria da população. ”
Para participar, faça sua inscrição aqui.
Além do bate-papo com a diretora, o evento conta com a exibição de “Galeria F”, ainda inédito no circuito comercial. A programação faz parte da 12ª edição da Semana de Orientação, evento gratuito e aberto ao público (mediante a inscrição), que abre o ano letivo do Curso Filmworks – o curso técnico em Direção Cinematográfica da escola de cinema.
40 anos depois de ser preso e torturado, Theodomiro Romeiro dos Santos, revive sua história ao lado do filho[/caption]
Roteirista e documentarista é responsável pela criação e desenvolvimento de novos formatos para programas de televisão, projetos institucionais e eventos corporativos.
Sócia fundadora da produtora de audiovisual 70 Filmes, é Diretora Artística da empresa e dirigiu os longas: “Setenta”, “Galeria F” e “Silêncio no Estúdio”, além das séries para TV: “Histórias de um Tempo de Guerra”, exibida no Canal Brasil; “Tá no Quadro” e “Expedição Água”, para a TV Globo, exibidas no programa Como Será?.
Jornalista de formação, já atuou como repórter e editora-chefe em veículos como Jornal do Brasil, O Globo e TV Globo, tendo inclusive conquistado um prêmio Esso de Jornalismo.
Na TV Globo, onde trabalhou por mais de 20 anos, dirigiu programas como: Criança Esperança, Show da Virada, Transmissão do Carnaval do Rio e de SP, Amigos & Amigos, além de especiais como Brasil 500 anos, entre outros. Já na GloboNews, foi diretora do programa Sarau, de onde saiu para abrir a produtora. Atualmente, está dirigindo o documentário Callado, um brasileiro em coprodução com a Globo Filmes e o Canal Brasil.

Galeria F
Com estreia no último É Tudo Verdade - maior festival brasileiro de documentário, “Galeria F” volta ao passado para trazer à tona o presente. O road movie narra a história de Theodomiro Romeiro dos Santos, preso político e 1º condenado à morte do Brasil, por matar um militar que tentava atingir um companheiro. Barbaramente torturado, foge da penitenciária, depois de nove anos encarcerado. O documentário refaz com Theo o caminho dessa fuga, 40 anos depois. Quem o acompanha na aventura é o filho Guga que, pela primeira vez, entra em contato com a verdadeira história do pai.Emília Silveira
[caption id="attachment_14950" align="alignleft" ]