De 22 a 26 de Fevereiro Ciclo de Palestras sobre o Mercado Audiovisual no Youtube da AIC

Publicado em: 03/02/2021

A Academia Internacional de Cinema (AIC) vai realizar cinco palestras online sobre o mercado audiovisual, entre os dias 22 e 26 de fevereiro. Os temas são Produção Executiva no Audiovisual, Gestão Financeira de Projetos Audiovisuais, Pitching, Financiamento Coletivo para iniciantes e Formatação de projetos para editais internacionais.

As palestras fazem parte do Projeto Audiovisual – Formação Online Serrana – selecionado no Edital de Chamada Emergencial nº 01/2020, Lei Aldir Blanc  –  Retomada Cultural, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

A programação é gratuita e a transmissão será feita AO VIVO, a partir das 19h00. Para receber o link das palestras, preencha o formulário.


 

Produção Executiva no Audiovisual

No dia 22, o produtor e professor da AIC Diogo Dahl vai apresentar a trajetória de um projeto desde o roteiro até sua chegada aos serviços de streaming, que dominam o mercado audiovisual pós pandemia. Segundo Diogo, o trabalho de um produtor executivo é identificar uma boa ideia e transformá-la numa experiência inesquecível para milhares de pessoas.

Gestão Financeira de Projetos Audiovisuais

No dia 23, a palestra da produtora e professora da AIC Sandra Pedroso é sobre a gestão financeira de projetos audiovisuais. Ela vai explicar como organizar documentos e quais são os documentos válidos para a prestação de contas, além de falar sobre o controle do orçamento.

 Pitching 

A produtora e professora da AIC Alessandra Haro, no dia 24, vai falar sobre pitching audiovisual, e explicar o que os players buscam e as oportunidades existentes no mercado atual.

Financiamento Coletivo para iniciantes

No dia 25, a produtora Alessandra Haro vai explicar como tirar o seu curta metragem do papel através do financiamento coletivo. Você terá a oportunidade de mergulhar no cenário do crowdfunding brasileiro, além de conhecer o perfil, comportamento e as motivações das pessoas apoiarem esse sistema independente de viabilização de projetos.

Formatação de projetos para editais internacionais

No dia 26, a produtora cultural Daniela Pfeiffer, consultora e parecerista em editais nacionais e internacionais, vai explicar as oportunidades ligadas aos diversos editais de fomento audiovisual, com destaque para os editais internacionais. O participante terá acesso a dicas práticas de formatação de projetos.

Conheça os Palestrantes

Diogo Dahl

Começou a trabalhar como produtor com Luiz Carlos Barreto. A frente da Coqueirão Pictures desde 2009, Diogo produziu o longa-metragem documental Cinema Novo, vencedor do Olho de Ouro no Festival de Cannes de 2016 como melhor documentário, a ficção Dores de Amores, a série O Brasil de Darcy Ribeiro, além de criar o selo Fla Filmes, pioneiro no mercado audiovisual esportivo.

 

Diogo Dahl

Sandra Pedroso

Doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais na Universidad de Ciências Empresariales Y Sociales, Buenos Aires, Argentina. Mestre em Sistema de Gestão de Projetos com foco em Responsabilidade Social pela Universidade Federal Fluminense/RJ e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula/RJ.

Foi professora de produção na Faculdade de Cinema da Universidade Estácio de Sá/RJ, da IFFRJ, FGV e do IUPERJ. Atualmente atua como professora de no MBA de Produção Cultural da ABGC/UCAM entre outros cursos livres.

 

 Alessandra Haro

Diretora e Produtora Executiva. Mestre em projetos artísticos pela Universidad Europea de Madrid, pós-graduada em Antropologia Visual pela Universidade Candido Mendes e graduada em Publicidade pela PUC PR.

Participou em mais de 30 filmes (longas, curtas, documentários e séries) como diretora de produção, assistente de direção, fotógrafa still, etc. Dentre eles destacam-se o longa “Estômago” (2008), a série da Fox “O Mundo de Jacquin” (2017) e o curta “Vizinhos” (2019). Trabalha como docente há 16 anos e atualmente é professora e orientadora na Academia Internacional de Cinema e professora de Inovação na Escola Superior de Empreendedorismo. Também é produtora executiva da Maranha Filmes onde desenvolve projetos audiovisuais, artísticos e culturais que se baseiam em ações cotidianas que tem como objetivo inspirar mais pessoas a provocarem transformações reais em suas comunidades.

 

Daniela Pfeiffer

Petropolitana, fundadora da empresa Pfeiffer Cultural, consultora e parecerista em editais nacionais e internacionais. Mestre em Comunicação Social e Especialista em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio. Formada em Produção Cultural pela UFF. Professora nas Faculdades Integradas Helio Alonso e professora convidada na ESPM RJ e PUC RS. Foi Diretora do Centro Técnico Audiovisual, Gerente Executiva no Cine Odeon, Coordenadora de Projetos na BRAVI, Conselheira Nacional do Audiovisual no Ministério da Cultura, Analista de Projetos na Ancine, Gerente de Mídias Digitais na distribuidora Elo Company, Gerente de Projetos na Animus Consult. Idealizou e coordenou a Pós-Graduação Lato Sensu “Produção Audiovisual: Projeto e Negócio” junto ao Senac SP. Foi responsável pela curadoria dos eventos Rio Conferences (RJ) e Rio+ Film Festival (Londres) e palestrante no Film Finance Forum (RJ) e no Fórum Brasil de TV (SP). Também participou ativamente de todas as edições do Rio2C e dos eventos internacionais MIPCOM, MIPTV, KidScreen. Possui livros e artigos publicados em coleções, tais como “Cinema e Mercado”, “The Brazilian Audiovisual Industry” e “Editais – Guia Audiovisual”. Em 2020 recebeu o Prêmio de Exercício Cultural concedido pela Secretaria de Cultura de Teresópolis.

 

*Crédito da Foto da Sandra Pedroso: Cris Vicente Fotografia –  outras fotos: divulgação.