Documentário “Sobre Vivências” ganha prêmio internacional e discute a grande crise humanitária dos refugiados

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 mais de 60 milhões de pessoas se deslocaram de seus países fugindo de guerras,

Sobre Vivências
O documentário “Sobre Vivências” traz para reflexão a história de refugiados do Congo.

perseguições políticas e violações de direitos humanos. O Congo é um dos países que lideram a lista de países que mais geraram refugiados.

Pensando na urgência do tema, as ex-alunas Luciana Metri, Rafaella Rique, Thatiana Santos, Aline Nogueira, Nathalia Reina e Maria Clara Jeronimo, que cursaram a última edição do Curso de Documentário da Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro, produziram um documentário sobre o tema e receberam o prêmio de Melhor História de Curta Documentário no Overcome Film Festival.

A história gira em torno de um cabeleireiro, um artista plástico e uma assistente social, refugiados congoleses, que vivem no Rio de Janeiro e tem em comum a capacidade de se reinventar e superar as dificuldades. “Sobre Vivências é sobre querer ficar, mas ter que fugir; sobre sentir saudades e não poder voltar. Dada, Serge e Mireille contam a história de como do dia para à noite, se viram rumo à uma viagem inesperada”, contam as diretoras do filme.

O filme segue sua carreira em festivais e poderá ser visto na próxima Mostra Doc e Ficção da AIC, no dia 30/11, no Oi Futuro do Flamengo, a partir das 19h. Confira a programação aqui.