
Documentário sobre a vida de Henry Sobel estreia dia 11
[caption id="attachment_10123" align="alignright" ]
Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, assassinado nos porões da ditadura militar na década de 1970.[/caption]
“A História do Homem Henry Sobel”, documentário biográfico produzido pelo ex-aluno Cesar Barbosa, tem estreia nacional dia 11 em São Paulo e Rio de Janeiro, no Espaço Itaú de Cinema.
O primeiro longa do diretor André Bushatsky narra as realizações e os conflitos de um dos mais atuantes líderes religiosos do século XX, o rabino Henry Sobel. A história é contada desde sua chegada ao país até os dias atuais, passando pela corajosa denúncia à falsa versão dos militares sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog e pelo episódio do furto das gravatas, revelando luzes e sombras de um homem sábio e religioso, porém complexo e demasiadamente humano.
[caption id="attachment_10124" align="alignleft" ]
Luciano Huck, um dos entrevistados do filme.[/caption]
Além das imagens de arquivo o filme conta com depoimentos exclusivos de parentes, amigos, e críticos da comunidade judaica, entre eles o rabino Michel Schlesinger, o presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, Jack Terpins, os jornalistas Audálio Dantas e Heródoto Barbeiro, o apresentador Luciano Huck e o filho de Vladimir Herzog, Ivo Herzog.
O diretor conta como foi o processo de desenvolvimento do filme. “Primeiro, conversei com muita gente, li a autobiografia do Sobel e estudei judaísmo para me preparar para as entrevistas. Depois, elaborei um pré-roteiro e fui levantando nomes de possíveis entrevistados. Mas o interessante, quando se faz um documentário, é perceber o caráter orgânico do processo todo: os assuntos nunca se esgotam e por mais que eu tivesse um fio condutor bem definido para a narrativa, a cada entrevista uma nova porta se abria, possibilitando novas interpretações e mostrando a importância do rabino Sobel de um outro ângulo”, conta.
[caption id="attachment_10125" align="alignright" ]
Outro entrevistado do filme: o jornalista Juca Kfuri[/caption]
Ao todo foram quatro anos de investigação que antecederam as filmagens, realizadas entre 2011 e 2012 em São Paulo, com direção de fotografia de Emerson Pimenta e Alan Fabio Gomes. A montagem ficou a cargo de Regina Stulman Dias e a finalização foi feita por Rafael Tozzati.
Depois de São Paulo e Rio o filme estreia dia 18 em Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis e no dia 25 em Belo Horizonte, Brasília, Salvador e João Pessoa.



Confira o Trailer do Filme:
* Crédito fotos: Emerson Pimenta e Alan Fabio GomesProgramação
- ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – AUGUSTA
- ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA- POMPÉIA
- ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA- FREI CANECA
- CINE LIVRARIA CULTURA
- CINEMARK SHOPPING HIGIENÓPOLIS