Daniel Favaretto

Daniel Favaretto

Daniel Favaretto é bacharel em Comunicação Social com especialização em cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (2010) e mestre em Comunicação Social com especialização em análise fílmica pela Anhembi Morumbi (2022).

Sua pesquisa estuda o documentário A Paixão de JL (2015), de Carlos Nader. O seu objetivo é contextualizar historicamente a obra, identificar o ensejo autobiográfico que acometeu o artista a partir do momento de seu diagnóstico positivo para o HIV e como o documentarista se apropria do discurso de seu retratado na concepção de seu filme.

Diretor de produção há 10 anos, Daniel trabalha na O2 Filmes, maior produtora de cinema da América Latina. Durante esse período, ele teve o privilégio de ter realizado filmes com nomes renomados da indústria como Fernando Meirelles, Miguel Gonçalves Mendes, M Night Shyamalan, Lana Wachowski, Renato Amoroso, entre outros.

Gerente durante todos os estágios da execução de projetos audiovisuais, tem foco em documentário, propaganda e novas mídias. Se especializou em projetos internacionais e no receptivo e coordenação de equipes estrangeiras filmando no Brasil.

Entre os projetos recentes realizados, se destacam a produção da série Facebook Latam Season, série documental feita na América Latina remotamente sobre o poder transformador da diversidade e da inclusão nos negócios; a produção dos longa-metragens Sete Prisioneiros de Alex Moratto para o NETFLIX e Raquel 1:1 para a Claraluz Filme; o receptivo de equipe estrangeiras como as da série Sense8 para filmagem em São Paulo; videoclipes para artistas como Pabllo Vittar e Vintage Culture; além de peças publicitárias para clientes como Stella Artois, Renner, Mcdonald’s, Itaú e Tik Tok.

Em paralelo, ele trabalha em seus projetos pessoais como diretor e produtor. Seus filmes são principalmente sobre cultura queer, investigando fronteiras entre documentário, neorrealismo e performance. Seus curtas já foram exibidos no Festival de Cinema de Tiradentes; Festival de Cinema Latino Americano de Havana em Cuba; no Festival Visions du Réel na Suíça; no Festival mexicano MicGenero; no Festival Reel Desirs em Chennai na India; além de ser premiado no Festival Mix Brasil em São Paulo e no Festival Asterisco na Argentina.

Acaba de lançar seu novo curta-metragem documentário Privilégios (2022), que poetiza a partir de memórias relatadas por pessoas vivendo com HIV, projeto selecionado para execução pelo PROAC do governo do Estado de São Paulo. O filme ganhou o prêmio de melhor documentário no 10th Indian Cine Film Fest 22 realizado em Mumbai na Índia e no LGBTQ+ Toronto Film Festival 2022 realizado no Canadá.

Produção Audiovisual

94,5h | 14 encontros - O Curso de Produção Audiovisual prepara o aluno para atuar como produtor, com uma visão técnica, administrativa e criativa

46 Anos da Lei 6533: A Profissionalização no Audiovisual Brasileiro

Nesta sexta-feira (26) comemora-se o 46º aniversário da Lei 6533/78, um marco na regulamentação das profissões de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões no Brasil. Esta legislação estabeleceu diretrizes essenciais que têm garantido os direitos e deveres dos profissionais do setor audiovisual, incluindo atores, diretores e produtores. A Lei 6533/78 dispõe sobre a regulamentação …

46 Anos da Lei 6533: A Profissionalização no Audiovisual Brasileiro Leia mais »

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.