
Do livro para a tela
A polêmica disputa “livro versus filme” é uma questão que permanece em debate desde os primórdios do cinema. O fato é que a sétima arte bebeu da fonte literária por muito tempo e, ainda nos dias de hoje, muitos filmes hollywoodianos buscam inspiração em adaptações de livros ou quadrinhos, principalmente nos longas-metragens voltados ao público infantojuvenil – vide as séries Harry Potter e Crepúsculo, ou as franquias de super-heróis da Marvel e DC Comics.
No Brasil, como alguns dos maiores clássicos da nossa literatura já foram adaptados para o cinema, é possível aprender muito mergulhando nessa produção audiovisual. Deixando de lado o julgamento de valores (afinal, o livro é mesmo melhor do que o filme?) e analisando filmes nacionais cujas histórias foram adaptadas para o cinema partindo da literatura, montamos uma lista de 10 obras que vale a pena conferir – tanto nas páginas quanto nas telas.
O Auto da Compadecida, sucesso de público e de crítica[/caption]
Pouca gente sabe que o sucesso brasileiro Cidade de Deus é uma adaptação literária[/caption]
O longa-metragem dirigido por Fernando Meirelles é um dos filmes mais bem-sucedidos do país, tendo sido indicado a quatro Oscars (incluindo melhor diretor, melhor cinematografia, melhor edição e melhor roteiro adaptado – por Bráulio Mantovani), além de receber diversos outros prêmios nacionais e internacionais. O que poucas pessoas sabem é que o filme é uma adaptação do livro homônimo de Paulo Lins, um romance parcialmente autobiográfico. A obra mostra a realidade do conjunto habitacional Cidade de Deus, passando pela pobreza e violência ao domínio do tráfico de drogas.
O filme Carandiru adaptou para o cinema a obra Estação Carandiru,de Dráuzio Varella[/caption]
rebelião e massacre ocorridos em 1992, em que mais de cem detentos foram mortos pela polícia. O filme, dirigido por Hector Babenco, tem no elenco Caio Blat, Rodrigo Santoro, Gero Camilo, Wagner Moura, Luiz Carlos Vasconcelos, Maria Luísa Mendonça e Ailton Graça. Indicado à Palma de Ouro em Cannes, foi vencedor de diversos prêmios dentro e fora do Brasil.
Texto Katia Kreutz e fotos divulgação
As 10 melhores adaptações literárias do cinema brasileiro
-
Livro: Vidas Secas (1938) / Filme: Vidas Secas (1963)
-
Livro: A Hora da Estrela (1977) / Filme: A Hora da Estrela (1985)
-
[caption id="attachment_21284" align="alignright" width="275"]
O pagador de promessa[/caption]
Livro: O Pagador de Promessas (1960) / Filme: O Pagador de Promessas (1962)
-
Livro: Capitães de Areia (1937) / Filme: Capitães de Areia (2011)
-
Livro: Macunaíma (1928) / Filme: Macunaíma (1969)

-
Livro: O Auto da Compadecida (1955) / Filme: O Auto da Compadecida (2000)
-
Livro: Cidade de Deus (1997) / Filme: Cidade de Deus (2002)

-
Livro: O que é isso, companheiro? (1979) / Filme: O que é isso, companheiro? (1997)
-
Livro: Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios (2005) / Filme: Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios (2011)
-
Livro: Estação Carandiru (1999) / Filme: Carandiru
