7 cursos semestrais da AIC para você se matricular hoje mesmo!

O mercado audiovisual brasileiro é amplo e diversificado. Para quem busca oportunidades na área, se especializar em algum campo através de cursos semestrais pode ser uma boa opção. Esses espaços são ideais para experimentação, além de oferecerem a possibilidade de networking, de onde podem surgir parcerias, contatos e amizades.

Nesse texto vamos conhecer um pouco dos cursos semestrais oferecidos pela Academia Internacional de Cinema (AIC). Vem com a gente!

1. Cinema

Um dos cursos mais tradicionais da AIC, o Curso de Cinema é um mergulho em todas as etapas de produção de um filme, do qual o resultado final é um curta-metragem.

Durante um semestre os alunos aprendem sobre estrutura de roteiro, produção, direção, fotografia, som, direção de arte e edição, tudo isso supervisionados por professores atuantes no mercado.

O curso tem duração de 112 horas, e, ao final, os projetos são apresentados a uma banca de professores, que avaliam e comentam os curtas realizados pelos alunos.

É a oportunidade perfeita para quem quer descobrir todos aspectos práticos da produção cinematográfica, para depois talvez se especializar em alguma das etapas da realização.

2. Direção de Fotografia

O Diretor de Fotografia tem uma função essencial em um set de produção: pensar na iluminação, nas cores, na exposição etc.

O curso de Direção de Fotografia trabalha desde a luz na pintura até as técnicas mais modernas da fotografia cinematográfica. O conteúdo aborda os conceitos gerais, estudos sobre enquadramento, composição, câmeras e lentes, propriedades da luz e técnicas de iluminação e o estudo das cores, incluindo as técnicas de correção de cor e as cores nas câmeras digitais.

As aulas somam 105 horas e vão de agosto a dezembro.

3. Produção para Youtube

A internet se tornou um grande espaço para a produção audiovisual. Quem já tem ou pretende ter um canal no Youtube pode trazê-lo a nível profissional através do curso de Produção para Youtube.

O curso propõe a criação de um projeto, pensando desde o conceito, público-alvo e formato, até a formação da equipe e as estratégias de divulgação. Depois é hora de pensar na identidade visual do canal, fazer um planejamento das gravações, escrever o roteiro, filmar e editar. Os alunos ainda entram em contato com técnicas de marketing digital para fazer o canal crescer e possibilidades de gestão e monetização dos vídeos.

Ao final de 52 horas de aulas, espaçadas de agosto a dezembro, os alunos saem com um programa piloto que então é avaliado e comentado por uma banca examinadora.

4. Edição

Um filme nasce na edição. É nesse momento que tudo o que foi pensado e filmado toma forma, que se constrói uma narrativa e que se dá significado às imagens.

O curso de Edição oferece as ferramentas para que o aluno desenvolva suas habilidades, desde a habilidade prática com o software de edição mais utilizado no mercado, o Adobe Premiere, até o conhecimento e utilização das diferentes escolas de montagem.

Com duração de 54 horas, em aulas de setembro a novembro, o curso dá oportunidade ao aluno de realizar várias operações de montagem através de exercícios individuais que simulam a produção de vários formatos, como televisão, documentário e ficção.

5. Roteiro

Se você tem várias ideias de histórias mas não sabe muito bem como transportá-las para o papel, o curso de Roteiro é ideal para você.

Durante as 36 horas de curso, o aluno aprende a transformar uma simples ideia em um roteiro de um curta-metragem, pronto para ser filmado. Para isso, o aprendizado passa por exercícios práticos de escrita que tratam das estruturas clássicas dos roteiros, trabalham os elementos criativos, a criação de personagens e também a formatação e modelagem padrão, exigida pelo mercado formal.

Após o curso, o aluno conseguirá trabalhar em roteiros para cinema e TV, unindo técnicas de escrita e criação artística.

6. Direção de Arte

A Direção de Arte abrange muitas áreas na produção de um projeto audiovisual, e o curso pretende abordar tanto os aspectos teóricos, como o papel do diretor de arte e as metodologias de pesquisa, quanto os aspectos práticos da produção de objetos, cenografia e adereços.

Através de estudos de caso, os alunos tem a oportunidade de adentrar na construção das escolhas estéticas e narrativas que compõe uma obra cinematográfica. O programa tem duração de 69 horas e destaca o estudo das cores, materiais e texturas na produção de figurinos e objetos cênicos.

O curso ainda tem aulas especiais em que os alunos se encontram com turmas de outros cursos para fazerem parte do projeto juntos. O trabalho final é a realização de um projeto de direção de arte que poderá ser utilizado em outro projeto audiovisual.

7. Documentário

O Brasil tem grande tradição no cinema documental. Para quem quer fazer seu primeiro documentário, o curso semestral de Documentário permite ao aluno uma visão geral do gênero e oferece a possibilidade de realização de um curta, criado inteiramente nas aulas.

O curso apresenta todas as etapas essenciais à produção documental: o tratamento do tema, as formas de argumentos e roteiros, a pesquisa de campo, as entrevistas, a captação de som e a montagem final. Ainda são apresentadas várias possibilidades de distribuição e divulgação, programas de incentivo e festivais, tanto nacionais como internacionais.

As aulas vão de agosto a dezembro e somam 112 horas de carga horária, que contam com encontros expositivos e teóricos, encontros práticos e aulas especiais com documentaristas convidados.

Os cursos da Academia Internacional de Cinema (AIC) tem o objetivo de oferecer possibilidades de especialização para profissionais do ramo audiovisual, além de despertar o interesse por áreas diversas. São cursos semestrais, de férias, cursos livres e profissionalizantes, oferecidos em duas unidades, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Se quiser conhecer todos nossos cursos semestrais e saber detalhes de turmas, horários e investimento, basta entrar no nosso site!

Créditos da foto: Dani Botelho


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos