ESCOLHA

Volte das férias com história para contar

Contar histórias é uma arte. Prender a atenção, envolver o espectador e fazê-lo entrar na história é uma tarefa que exige sabedoria e prática. O curso de roteiro intensivo de férias, apresenta ao aluno a arte e a técnica de escrever histórias para o audiovisual, acompanhando-o enquanto desenvolve o roteiro de um curta-metragem.

Em menos de um mês o curso aborda as diferentes ferramentas e elementos que constituem a dramaturgia e a narrativa, que darão aos alunos a qualificação para desenvolver seus próprios roteiros e estruturar suas histórias.

Usando como apoio exemplos de textos ou fragmentos de filmes, o aluno conhece as bases de escrita do roteiro, como estrutura, conflitos, caracterização, diálogos etc. Essa instrumentação também permite cultivar um olhar mais agudo e sensível, necessário à análise de filmes e à escrita de roteiros.

O programa toma como referência os principais autores associados ao roteiro, como Jean-Claude Carrière, Pascal Bonitzer, Robert Mckee, ChristopherVogler, Michel Chion, Aristóteles, David Mamet, entre outros. E prioriza a prática, por meio de exercícios individuais de escrita.

Ao final da oficina, o aluno desenvolve um roteiro de um curta-metragem. Não é necessário ter conhecimentos básicos de escrita de roteiro ou de dramaturgia, mas é recomendável ter aptidão e gosto pela escrita. Para aproveitar plenamente o curso, é fundamental que o aluno tenha de antemão uma ideia ou uma sinopse breve para um roteiro de curta-metragem de no máximo 10 minutos.

GRADE CURRICULAR

• Os fundamentos da escrita cinematográfica
• A especificidade da escrita cinematográfica, identidade criativa e busca de ideias
• A personagem de ficção
• A origem da personagem, história pregressa e caracterização
• A relação da personagem com o todo expressivo de um filme

• Uso do espaço e da ambientação na construção de cenas
• Apreensão do espacial no Neo-realismo e reflexão sobre as possibilidades expressivas da construção espacial nos roteiros
• Formatação Master Scenes
• Tipos de objetos e sua relação com a narrativa
• Gêneros aristotélicos

• Relação entre o conceito de Drama, Épico e Lírico e a narrativa cinematográfica
• Melodrama, Farsa, Comédia e Tragédia
• Dimensão temporal do roteiro: Elipses e manipulações do tempo
• Relação entre roteiro e montagem
• Discussão e análise em grupo dos roteiros escritos pelos alunos

OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC

Selecione a Unidade e Horário
para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento


SELECIONE A UNIDADE E HORÁRIO
Para exibir Corpo Docente, Estrutura e Investimento