ESCOLHA

Início
Março 2019

Duração
180h | 60 encontros

Tipo
Presencial

Indo além dos recursos avançados do software Première o curso de Formação Livre em Edição forma artistas com raciocínio criativo, capazes de enxergar soluções de montagem para os mais diferentes tipos de produtos audiovisuais

Milhares de tutoriais se espalharam pelas redes fazendo com que muitos sintam-se aptos para editar. Celulares possuem aplicativos e botões que permitem ao usuário cortar o conteúdo de suas gravações e montar apresentações em vídeo. Mas, montar um filme é muito mais do que isso. A ilha de edição é o lugar onde o sentido do projeto audiovisual é consolidado, exigindo técnica, linguagem, estética e muita criatividade e referências do montador. A arte de contar histórias difere um operador de software de um verdadeiro editor.

Prova da importância da montagem são os filmes que recebem prêmios em festivais. Os que são eleitos os Melhores Filmes também ganham prêmio de montagem. No Oscar, por exemplo, dois terços dos vencedores de melhor montagem também vencem o prêmio de melhor filme. E, de 1981 a 2013, todo vencedor de melhor filme também foi nomeado a melhor montagem.

Com o propósito de especializar o aluno, ampliar seu repertório de linguagem e contribuir para uma consciência artística, o curso de Formação Livre em Edição da Academia Internacional de Cinema (AIC) traz exercícios práticos que abordam diferentes linguagens audiovisuais, permitindo trabalhar questões típicas de cada gênero do cinema e da televisão e para que elas sejam enfrentadas com consistência. As atividades e os debates são estruturados com uma dinâmica progressiva, aumentando gradativamente em duração e complexidade passando por ciclos e eixos de competências. Ou seja, a partir de exercícios práticos, como a reedição de filmes, a edição a partir de material bruto com desafios específicos de linguagem a serem resolvidos sob a constante monitoria de profissionais do mercado, o aluno desenvolve o pensamento crítico e estético na prática, estruturando seu discurso e colocando sua sensibilidade em movimento.

Como projeto final o curso propõe um exercício decisivo: a montagem de um documentário ensaístico com imagens de arquivo ou a edição de um curta-documental (material produzido ou trazido pelo aluno). Editar um projeto contando apenas imagens de arquivo é uma das tarefas mais desafiadoras para um montador, já que o trabalho de edição é o elemento criativo mais substancial nesse tipo de produto audiovisual.

O curso conta com professores atuantes no mercado, e também com palestrantes convidados como diretores, que dividem sua experiência com os alunos, além de outros profissionais de áreas que interagem diretamente com a montagem. O contato com as diferentes áreas que integram a pós-produção agrega conhecimento de vocabulário e de sua rotina específica, fortalecendo seu trânsito como profissional e sua capacidade de tirar consequências significativas das relações de trabalho. Por fim, contribui para promover uma constante reflexão sobre suas intenções e o porquê de suas escolhas para construir suas narrativas.

GRADE CURRICULAR

• Montagem clássica: conceitos e estratégias, do fragmento do plano à cena montada
• Estrutura campo/contra campo x montagem de choque: paralelas, convergências, continuidade e descontinuidade

• Decupagem clássica e contemporânea: como a posição em que o diretor coloca a câmera influencia a montagem

• Eixo: regra dos 180 graus, para que serve e como quebrá-la

• Première Pro: Ferramentas e operação

• Assistência de edição e a relação com o editor

• Relação editor/ diretor

• Campos sonoros: dispositivo e extraquadro
• Sound design

• Edição de som + ferramentas avançadas no Première Pro

• Trilha Sonora e Música Original

• Montagem de comédia, técnicas e especificidades
• Montagem em Documentário
• Metodologias de organização de um material bruto de documentário

• Especificidades de montagem em ação
• Especificidades de montagem em animação

• Montagem de trailer: estrutura em atos, técnicas e especificidades
• Montagem de séries de TV: descentralização do processo na figura de um único editor, como editar em grupo

• Correção de Cor

• Produção de finalização: funções e acompanhamento do processo

• Première Pro: codecs, ingest, sync, letreiros, export para plataformas diversas, do DCP ao youtube

OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC

INVESTIMENTO

Até dia 19/12/2018 . 12x de R$ 665,83
10% de desconto à vista

Até dia 19/01/2019 . 11x de R$ 726,36
7,5% de desconto à vista

Até dia 19/02/2019 . 10x de R$ 799,00
5% de desconto à vista

Até dia 11/03/2019 . 9x de R$ 887,78
5% de desconto à vista

*Descontos à vista válidos apenas para pagamentos em boleto, cheque ou dinheiro. **Descontos não cumulativos.

***Parcelamento em Cartão ou Cheque. Boleto somente à Vista.

****Ex-alunos ganham 10% de desconto.

***** Se você fez mais de um curso na AIC conheça nosso Programa de Fidelidade com descontos progressivos.

******Alunos que estão cursando o Filmworks têm 50% de desconto em cursos livres e 30% em cursos de Formação Livre.

INSCREVA-SE

RJ 11 Mar

Segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30

180h | 60 encontros. Término previsto: Novembro de 2019.
Obs: Segue calendário letivo, férias em julho.

INSCREVA-SE

Noite

Segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30


Ter no mínimo 17 anos

AIC RIO DE JANEIRO

Informações: 21 2537-8183

Rua Martins Ferreira, 77 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

FALE CONOSCO