PRÓXIMA TURMA

Aprofundamento prático nas diferentes linguagens e métodos de atuação para cinema e TV

O curso de Formação Livre em Atuação para Cinema e TV oferece um aprofundamento prático nas diferentes linguagens e métodos de atuação. Num mercado cinematográfico que demanda cada vez mais atores e atrizes com versatilidade e experiência, o curso visa formar atores completos, sob diversas experiências práticas.

O ator e a atuação para cinema serão os focos centrais deste programa. Durante quase um ano, em dois encontros semanais, os alunos terão uma experiência de prática intensa com câmera. O objetivo do curso é formar nos alunos a capacidade de viver com verdade (fé cênica) circunstâncias imaginárias das mais variadas, além de desenvolver formas e repertório para que o aluno consiga se preparar sozinho para um papel em um filme (independência necessária num mercado em que nem sempre o ator terá direção), com intimidade com a câmera e com as diferentes linguagens audiovisuais - sempre a partir das especificidades de cada aluno.

Todos os exercícios serão feitos com presença da câmera e os alunos terão também a oportunidade de se revezar, dirigindo e fazendo câmera, se colocando assim como parte de um coletivo que é a equipe de filmagem.

A base do curso é a interpretação, mas o curso é composto também por aulas de voz e de relação corporal com a câmera, com profissionais especializados nestas respectivas áreas.

Os alunos do Formação Livre para Cinema e TV serão encaminhados para os LABs do curso técnico em Cinema - FILMWOKS. Os LABs são encontros que visam a prática de cenas num encontro interdisciplinar. Estes encontros não estão na grade do curso, mas são abertos aos alunos de atuação, sem custos e com certificado de participação.

Recomendado para atores iniciantes ou não, com pouca ou nenhuma prática audiovisual.

GRADE CURRICULAR

• Relações ator-espectador, ator-diretor, ator-dispositivo, ator-personagem
• Roteiro pronto e liberdade de expressão
• Efeito de naturalidade: divisão do foco com a ação física; a visualização em situação paralela e a apropriação do próprio contexto

• Especificidades da atuação no cinema – linguagem, técnica e estéticas
• A questão da fala: o subtexto para a sustentação da ação interna e a memorização através da escrita como estratégia para evitar o tom de voz decorado

• A herança teatral e diálogos com a televisão
• Cinema moderno – alterações da forma de atuação
• O texto como música: relação entre som e corpo
• Palestras Especiais

INSCREVA-SE

SP 03 Abr

Lista de interesse

180h | 60 encontros. Término previsto: 04/12/2019.

AVISE-ME QUANDO DISPONÍVEL

Noite

Lista de interesse


Idade mínima: 18 anos.

AIC SÃO PAULO

Informações: 11 3660-7883       (11) 98763-0792

Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Higienópolis, São Paulo, SP

FALE CONOSCO