“Violeta Foi para o Céu” vence o Cine Ceará

Na última sexta (8), o filme “Violeta Foi para o Céu”, produzido pela professora Paula Cosenza (Bossa Nova Films), foi eleito pelo júri

oficial do Cine Ceará 2012 o grande vencedor da 22ª edição do Festival Ibero-Americano de Cinema, que aconteceu em Fortaleza entre 1º e 8 de junho.

Vencedor do último Festival de Sundance, o filme estreou no Brasil no dia 07 de junho, depois de participar de alguns dos mais aclamados festivais internacionais, como o Goya, Toulouse (Prêmio do Público), Guadalajara (Melhor Atriz), Miami (Grande Júri), além de ser indicado do Chile para concorrer à vaga do Oscar deste ano.

O filme é baseado no romance homônimo de Ángel Parra (filho da cantora), e conta a história de Violeta Parra, uma cantora popular e ícone da cultura do Chile. Suas canções, como “Gracias a la Vida” e “Volver a los Diecisiete”, foram gravadas por músicos de várias nacionalidades. Cantora, autora, colecionadora, poetisa, pintora, escultora, bordadeira e ceramista, Violeta foi uma artista multifacetada, ícone da cultura pop latina, tesoureira e guardiã das mais profundas tradições chilenas, além de ser uma mulher de contradições intensas.

A ex-aluna do curso de Correntes Cinematográficas, Renata Carvalho, está trabalhando no lançamento do filme e disponibilizou alguns ingressos para a AIC. Os convites serão distribuídos para quem realizar matrículas nos próximos dias.

 *Fotos Divulgação