Veronica Stigger ganha mais um importante prêmio literário

Opisanie świataA escritora Veronica Stigger, que coordena o curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema (AIC), acaba de ganhar o Prêmio Açorianos de Literatura para Narrativas Longas, com o romance “Opisanie świata” (Cosac Naify).

Além desse último prêmio, o livro já recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, o Prêmio São Paulo de Literatura, também na categoria estreante para autores com mais de 40 anos e ficou em terceiro lugar no último Prêmio Jabuti.

“Estou muito feliz com estes prêmios. É um grande reconhecimento pelo meu trabalho”, conta Veronica.

A História

O livro é uma espécie de relato de viagens ambientado nos anos 30. A história central é a de Opalka, um polonês de cerca de sessenta anos que, em sua terra natal, recebe uma carta por meio da qual descobre que tem um filho no Brasil – mais especificamente, na Amazônia −, internado num hospital em estado grave. O pai decide viajar ao encontro do filho; no início do percurso, conhece Bopp, um turista brasileiro que, ao tomar conhecimento das razões da viagem de Opalka, resolve abandonar seu giro pela Europa para acompanhá-lo ao Brasil.

Criação Literária

O Curso de Criação Literária, coordenado por Veronica, está com as inscrições abertas para a próxima edição que acontece em março de 2015. Para saber mais clique aqui.