Três Prêmios no FICBIC

Diego Carvalho Sá recebendo prêmio na categoria Melhor Ficção, no FICBIC 2013.

Diego Carvalho Sá recebendo prêmio na categoria Melhor Ficção, no FICBIC 2013. Foto Rodrigo Cardoso

No último dia 29, aconteceu na Cinemateca de Curitiba, a cerimônia de premiação do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba – FICBIC. Dos quatro filmes de alunos da Academia Internacional de Cinema – AIC, três saíram vitoriosos.

Antes de Palavras”, filme do ex-aluno Diego Carvalho Sá, ficou com o primeiro lugar na categoria Ficção, e além do troféu, ganhou também uma passagem para Alemanha, para conferir de perto o Festival Internacional de Cinema de Berlim. “Foi a primeira exibição do meu filme, meu primeiro festival como realizador, eu estava no modo pai coruja, orgulhoso do meu filme fazer parte de um festival lindo, super bem organizado, que é braço da BIENAL. Ganhar o 1º lugar de ficção foi completamente inesperado. Eu sou muito grato ao FICBIC, além do incentivo e reconhecimento, como parte da premiação eu vou ter a oportunidade de participar do Festival de Berlim como espectador, o que é simplesmente incrível para mim”, conta Diego.

O Mensageiro”, filme do ex-aluno Dácio Cardoso, ficou em terceiro lugar na categoria de Ficção e já premiado curta “Ausência”, do aluno Jardel Tambani, ganhou menção honrosa na categoria Documentário.

O evento de premiação também marcou o encerramento do FICBIC, festival que reuniu durante uma semana premiados longas-metragens internacionais, curtas brasileiros, uma mostra infanto-juvenil, mostra da AVEC com produções paranaenses, além da exibição dos indicados da mostra universitária. O festival contou também com palestras, mesas redondas, lançamentos e presença de diretores, fazendo um grande panorama do audiovisual no Brasil e no exterior.

*Foto de Rodrigo Cardoso