“Cores” em cartaz na Mostra de SP, conta com direção de arte de professora da AIC

Cores (2012), primeiro longa dirigido pelo cineasta Francisco Garcia, conta com o trabalho de direção de arte da professora Monica Palazzo, coordenadora do curso  da mesma disciplina na Academia Internacional de Cinema (AIC).

A história fala das amizades e desilusões vividas por três jovens de aproximadamente 30 anos: Luca, um tatuador que mora com a avó; Luiz, que faz bicos com sua moto numa farmácia; e a namorada dele, Laura, que trabalha numa loja de peixes ornamentais para espantar a solidão.

A narrativa, que se passa em S. Paulo, no início dos anos 2000, mostra a entediante rotina vivida por muitos jovens das grandes metrópoles que enxergam poucas oportunidades na vida, impregnada pela alienação típica da sociedade de consumo.

Ao contrário do que o título sugere, o filme é todo fotografado em preto e branco. O próprio diretor, nas entrevistas de lançamento em Sán Sebastian, justificava o nome como uma ironia para chamar a atenção para a realidade sem cores, apática, vivida pelos personagens.

Mas para uma diretora de arte, que trabalha essencialmente com as cores (além das formas), qual será a diferença que isso faz no trabalho de ajudar a compor as cenas de um filme?

Segundo a professora Monica Palazzo, tudo é muito diferente.

Para chegar ao resultado desejado, a parceria com o diretor de fotografia Auziro Barbosa foi fundamental, ainda mais do que num filme em cores. “Quando eu leio um roteiro, penso muito em manchas de cor e sensações estéticas, como traduzi-las para a tela. Mas não foi o caso… As situações dramáticas estavam tão bem resolvidas que nem pensei nisso no momento.”

O primeiro passo da diretora de arte na empreitada, então, foi entender a relação de contraste das cenas, pois ela não teria uma paleta cromática de matizes e temperaturas de cor diferentes para trabalhar no filme. “Conversei muito com o fotógrafo e fizemos vários testes de diferentes tipos de preto e branco para chegar num resultado bem contrastado. A direção de arte teve então que privilegiar não muito as cores, mas mais as texturas, brilhos e outras padronagens que ganharam relevância na telona”.

Uma das curiosidades de bastidores, conta Monica, foi que o filme foi gravado em vídeo, em cores, para depois ser descolorizado na pós-produção.

Pintamos as paredes de verde para o fotógrafo ter mais liberdade de marcações de luz, de um jeito mais preciso, inclusive podendo trabalhar melhor para separar figura e fundo. E eu trouxe isso de forma teórica para trocar experiências com os alunos nas aulas da AIC. Mas agora, com ele em cartaz, poderei também ilustrar isso para eles verem o resultado”, completa a professora.

Monica ainda ressalta a trilha sonora do filme, composta especialmente por Wilson Sukorski, num clima bem rock an roll. Ela avisa aos alunos da AIC que não deixem de ver Cores durante a 36ª Mostra de S. Paulo (veja a agenda abaixo).

“É um filme pra ser visto na telona, especialmente pela inovação e ousadia da linguagem impressa pelo diretor Francisco Garcia, que em Sán Sebastián chamou bastante a atenção tanto da crítica e imprensa especializadas, quanto do público e dos colegas da sétima arte na seção Novos Diretores, aberta a propostas com tema, linguagem, formato e propostas diferenciadas .

O elenco é formado pelos atores Acauã Sol, Pedro di Pietro, Simone Iliescu, Tônico Pereira, Guilherme Leme, Maria Célia Camargo, Graça de Andrade.

Veja abaixo uma entrevista com o diretor Francisco Garcia sobre a produção e também o teaser de Cores, exibido na 60ª edição do Festival de Sán Sebastian, em setembro deste ano, na Espanha.

 

Entrevista com o diretor:

Teaser:

 

Agenda:

Esta interessado em conferir? Fique ligado na agenda: a co-produção entre a Kinosfera Filmes e a Dezenove Som e Imagem será exibida nos seguintes dias, locais e horários, durante a 36ª Mostra de Cinema de S. Paulo:

  •  24/10 – Quarta-feira – 19h40 - Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca – Sala 2
  •  26/10 – Sexta-feira – 16h10 - Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca – Sala 2
  •  31/10 – Quarta-feira – 18h15 - Livraria Cultura – sala 1

 

Para conhecer mais:

- Veja o trabalho da diretora de arte e professora da AIC acesse: http://www.monicapalazzo.com/

- Veja o blog oficial do filme Cores: http://filmecores.wordpress.com/

Crédito:
Reportagem e edição: Paulo Castilho
Imagens: Divulgação.