‘O Traveco’ inicia carreira em festivais de cinema


O Traveco
 é um curta-metragem infantil que conta a história de Giovanna, uma garotinha que descobre que a moça que sempre vende perfumes na sua casa é um “traveco”.

O filme foi produzido como projeto do primeiro semestre do curso Filmworks da AIC e foi lançado na internet. A direção é dos alunos da Academia Internacional de Cinema (AIC) Jeane Figueiredo e Lincoln Péricles (que também assina roteiro e edição).

“A ideia é inspirada por uma notícia de jornal que a Jeane trouxe pra mim”, explica Lincoln. “ Claro, sabíamos que estávamos tratando de um tema que enfrenta tabus. Mas não nos apegamos nisso . Tentamos simplesmente sermos humanos para dar uma visão mais ampla e pensar direitinho sobre a situação que nos propusemos a filmar. Fugindo dos estereótipos e preconceitos, queríamos contar a história de uma garotinha que naquele dia descobriu que: uma coisa comum pra ela não era tão comum assim”.

“Algumas pessoas acham estranho tanto o nome quanto o tema para um filme infantil. Mas depois que assistem entendem e acreditam no filme. O segredo talvez seja porque em nenhum momento pensamos ser panfletários ou tendenciosos“, acrescenta Jeane. “Queriamos abordar o assunto de forma leve, tentando dar o olhar infantil e ingênuo da criança. Sem nenhum preconceito mostrando a curiosidade  sobre a descoberta”.

Há quase dois anos, em sua primeira exibição, O Traveco foi premiado no 3º Filmworks Film Festival, onde venceu na categoria Melhor Filme pelo Júri Popular. De lá para cá, começou a ser mostrado em alguns eventos de cinema, como a Semana Paulistana do Curta-Metragem 2012, o 5º Festival de Cinema de Triunfo (em Pernambuco), o 17º Festival Brasileiro Universitário e nas mostras Especial LGBT/ Mostra Infantil .

No dia 15, O Traveco também participou de outros dois festivais: no 2º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e na versão paulistana do 20º Festival Internacional Mix Brasil, que também fará a exibição, no próximo dia 25 de novembro, domingo, no Rio de Janeiro.

Lincoln, Jeane e os colegas da turma que produziu O Traveco terminam o curso Filmworks neste ano. Contentes com o primeiro prêmio, com a repercussão posterior do filme em festivais e também com os comentários sobre o filme  na internet (mais de 2500 visualizações no youtube),

Ficou curioso pra ver?

Então assista abaixo ao filme O Traveco:

O Traveco – curta

Ficha Técnica:

DIREÇÃO: Jeane Figueiredo, Lincoln Péricles. ROTEIRO: Lincoln Péricles;  EDIÇÃO: Lincoln Péricles e Yuri Prado; PRODUÇÃO: Priscila Noronha. FOTOGRAFIA E CÂMERA: Felipe Corvello. SOM: Caio Pinto. EDIÇÃO DE SOM: Yuri Prado. ARTE: Tatiana Curto. ELENCO: Giovanna Fonseca, Renato Wiemer e Helena Pires. Astúcia Filmes.

Créditos:
Reportagem e edição: Paulo Castilho.
Fotos: divulgação.