Ex-Aluno ganha concurso #RioEuTeAmo

O diretor e ex-aluno Guilherme-Nasraui, vencedor do Concurso Rio Eu Te Amo.

O diretor e ex-aluno Guilherme-Nasraui, vencedor do Concurso Rio Eu Te Amo.

Ter seu curta exibido na première mundial de um dos maiores lançamentos cinematográficos de 2014 já é uma grande conquista. De quebra, ainda ganhar um contrato de trabalho na Conspiração Filmes, uma das maiores produtoras do país, é um salto dentro do mercado cinematográfico.

Guilherme Nasraui, ex-aluno do FILMWORKS, foi o grande vencedor do Concurso Rio Eu Te Amo, lançado ano passado, com a intenção de promover a produção do longa-metragem “Rio Eu Te Amo”, que faz parte da franquia “Cities Of Love” e segue o formato dos filmes “Paris Je t´aime” e “New York I Love You”.

“Amor, Primeiro”, curta dirigido e roteirizado por Guilherme, ganhou o concurso e como prêmio o filme será exibido na première mundial do longa, além da inclusão do curta no DVD oficial e um contrato de trabalho na Conspiração.

“‘Rio Eu Te Amo’ vai reunir grandes diretores internacionais e nacionais, para que cada um conte uma história de amor em uma locação da cidade. Achamos importante usar um projeto dessa visibilidade como oportunidade para também revelar um novo talento cinematográfico”, diz Pedro Buarque, presidente da Conspiração.

O curta “Amor, Primeiro”

O curta conta uma história de amor vivida entre duas crianças e tem as praias e os morros do Rio de

Atores Carol Murai e Enzo Dannemann em ação. Se divertindo e falando de amor.

Atores Carol Murai e Enzo Dannemann em ação. Se divertindo e falando de amor.

Janeiro de cenário. “Esse é um filme todo contado através de gestos e olhares. Nenhuma palavra é dita. Cada pessoa pode interpretá-lo de uma forma, mas de modo geral percebemos que há mais coisas do que a comunicação verbal, e que tudo não passa de diversão, até mesmo o amor”, conta Guilherme.

Guilherme, que também é ator, conta que estar num set de gravação é uma paixão, seja atuando ou dirigindo. “Estudei na AIC de 2006 a 2008 e ali peguei o costume de fazer pelo menos um curta por ano. Depois que me mudei para o Rio, em 2011, eu não consegui manter esse hábito, já que estive mais envolvido com TV, atuando em novelas. Quando apareceu esse Festival ‘Rio Eu te Amo’, senti que era uma ótima oportunidade de voltar a produzir, afinal o Rio me recebeu muito bem. E pelo fato de termos só dois atores, sem diálogo e com uma só locação, facilitou a produção, deixando meu foco basicamente na atuação dos atores. Tivemos uma preparação bacana, com ensaios e entendimento do texto e o que tinha que ser dito (mesmo sem usar palavras). Para isso contei com a colaboração da Mareliz Rodrigues, também atriz e preparadora de elenco infantil da Rede Globo”, conta.

O Longa “Rio Eu Te Amo”

O diretor Carlos Saldanha foi o primeiro a rodar seu segmento para o Rio Eu Te Amo. Saldanha elegeu o palco do Theatro Municipal para contar a história de amor entre dois bailarinos, interpretados por Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer, com roteiro de Elena Soárez (“Eu Tu Eles”, “A Busca”).

O diretor Carlos Saldanha foi o primeiro a rodar seu segmento para o Rio Eu Te Amo. Saldanha elegeu o palco do Theatro Municipal para contar a história de amor entre dois bailarinos, interpretados por Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer, com roteiro de Elena Soárez (“Eu Tu Eles”, “A Busca”).

Com o lançamento previsto para 2014 o filme traz 10 histórias de amor em diferentes locações da cidade, contadas por diferentes diretores, entre eles estão os brasileiros Andrucha Waddington (“Casa de Areia”), Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”), José Padilha (“Tropa de Elite”) e Carlos Saldanha (“Rio” e “Era do Gelo”). Entre os diretores internacionais estão o sul-coreano Im Sang-soo (“A Empregada” e “O Gosto do Dinheiro”), o australiano Stephan Elliott (“Priscilla, a Rainha do Deserto”), o mexicano Guillermo Arriaga (roteirista de “Babel” e “Amores Perros”) e a libanesa Nadine Labaki (“Caramelo” e “E Agora Onde Vamos?”).

O filme é um projeto das produtoras Conspiração Filmes, Bossa NovaFilms e Empyrean Pictures e a distribuição no Brasil e na América latina será feita pela Warner Bros.

Ficha técnica de “Amor, Primeiro”

Elenco: Carol Murai e Enzo Dannemann; roteiro, direção e produção: Guilherme Nasraui; preparadora de elenco: Mareliz Rodrigues; direção de fotografia: Raphael Duarte Belo; direção de iluminação: Luciano Xavier; assistente de direção: Mareliz Rodrigues; assistente de produção: Felipe Wilhelm e Ana Murai; edição e trilha sonora: Guilherme Nasraui; figurinista: Claudia Caliel; fotografia still: Vitor Aguiar; operadora de canga: Fernanda Dannemann.

Ficou Curioso? Assista ao Filme, antes mesmo de sair no Cinema!

*Fotos Divulgação dos filmes