“ESPERA”, DO EX-ALUNO VICTOR RIBEIRO, NO FESTIVAL DE GRANADA

Rodado e editado em cinco dias chuvosos durante férias em família na Ilha do Mel, no litoral do Paraná, o curta “Espera”, de Victor Ribeiro, ex-aluno do Filmworks da Academia Internacional de Cinema (AIC), foi selecionado para a 3ª Edição do Festival Cinemistica, em Granada. O festival vai de 18 de novembro a 17 de dezembro e contou com mais de 3 mil títulos de 46 países.

Filme "Espera" - Foto: Divulgação

Filme “Espera” – Foto: Divulgação

“Espera” conta a história de Regina, moradora de uma ilha, que age todos os dias da mesma forma, desde a despedida de Beto há 20 anos. Seus traços no rosto demonstram uma vida sofrida e solitária. Mas nesse dia, em particular, chove, e talvez seja a hora dela dar a última olhada no horizonte com a esperança de que o mar traga o seu amor de volta.

Victor conta que a ideia para o filme surgiu inesperadamente, quando foi passar férias na Ilha do Mel com a família da namorada. “Geralmente não levo minha câmera quando estou de férias, mas dessa vez resolvi levar, achei que não iria nem tocar no equipamento, mas pegamos uma semana chuvosa e o tédio poderia ter tomado conta da gente, mas antes que isso acontecesse, comecei a filmar umas coisas e assim surgiu o filme “Espera”. Todos se animaram com a ideia e até me ajudaram com a produção. O filme foi filmado e editado lá mesmo, na Ilha, ao som da chuva, como na história. Uma produção completa em 5 dias e um filme feito em família”. A atriz do filme é Regina Bastos, mãe da namorada de Victor e o ator, o pai da namorada, Beto Bruel.

Filme "Espera" - Foto: Divulgação

Filme “Espera” – Foto: Divulgação

Victor vem há alguns anos estudando a dinâmica dos festivais, e conseguiu até hoje ter todos os seus filmes selecionados em festivais brasileiros ou internacionais. No ano passado, seu curta “Virgens” levou o prêmio de melhor curta-metragem no Los Angeles Brazilian Film Festival. “Desde que me formei em 2007, passei dias e dias preenchendo fichas de inscrição e mandando meus filmes para todos festivais que eu conseguia. Hoje em dia também faço isso, mas com o tempo você vai entendendo em qual festival seu filme se encaixa, vai percebendo a característica daquele festival, e são coisas importantes quando se tem um filme em mãos. Às vezes é bom ter calma e escolher alguns festivais apenas, aqueles que tenham a ver com o seu trabalho, dessa forma, você economiza tempo e dinheiro!”, diz o diretor.

 FESTIVAL CINEMÍSTICA

Para acessar a programação completa do Festival, acesse o site.

 TEASER DO FILME “ESPERA”

https://vimeo.com/133286855