Em Roma, Avanti Popolo ganha como melhor filme da mostra CinemaXXI


Primeiro longa
dirigido e roteirizado por Michael Wahrmann, professor do curso Filmworks da Academia Internacional de Cinema (AIC), Avanti Popolo recebeu na semana passada o prêmio principal da seção CinemaXXI do Festival Internacional de Cinema de Roma, na Itália. A competição paralela foi criada este ano e tem como objetivo reunir e reconhecer novos formatos e linguagens.

A premiação logo na estreia foi, sem dúvida, muito significativa. Mas chama atenção também por nenhum dos atores serem profissionais. Outra peculiaridade de Avanti Popolo é trazer, para a frente das lentes, o cineasta Carlos Reichembach, protagonizando o papel do pai. Falecido em junho deste ano, aos 67 anos de idade, ele era um dos mais reconhecidos cineastas brasileiros, ícone do cinema marginal dos anos 60. Foi o último trabalho de Reichembach no cinema.

Avanti Popolo faz parte de uma linha de filmes auto-biográficos que o diretor Michael Wahrmann vem realizando. A diferença dos dois anteriores,  Avós e OMA, é que estes foram produzidos formato de curta-metragens. Em comum, os três retratam o difícil período politico do regime militar vivido por Michael na adolescência, em sua terra natal, o Uruguai.

Agora, o enredo gira em torno de Andréum homem que resgata imagens em Super-8 captadas na ditadura dos anos 1970 para tentar reavivar a memória do seu pai. Avanti Popolo deve estrear aqui no Brasil no segundo semestre de 2013
pela Vitrine Filmes.

Veja abaixo o trailer do filme e confira, na sequência, o link para a entrevista que a reportagem da AIC fez com Michael Wahrmann, logo depois da premiação.

Trailer Avanti Popolo

Gostou?

Clique aqui e leia a entrevista exclusiva que fizemos com o diretor Michael Warhmann!

Ele fala do prêmio de Avanti Popolo, da produção de  seu primeiro longa e da relação com Carlos Reichembach no set das filmagens. Além é claro da participação do pessoal da AIC no filme.

Ficha técnica:

AVANTI POPOLO
Brasil, 2012. 72 min
Direção e roteiro: Michael Wahrmann
Fotografia: Rodrigo Pastoriza
Edição: Ricardo Alves Jr e Fellipe Barbosa
Produção: Sara Silveira
Produção Executiva: Maria Ionescu e Renata Moura
Elenco: Carlos Reichenbach, André Gatti, Eduardo Valente, Marcos Bertoni e cachorra Estopinha


Créditos:
Reportagem e edição: Paulo Castilho.
Fotos: divulgação.