Documentário sobre o Atlético Juventus, estreia amanhã e aborda diversos aspectos do clube da Mooca

VoltaremosFoto1Nada mobiliza tanto os brasileiros quanto o futebol. Que tal um filme sobre o assunto? O ex-aluno Marcelo Pedro, que fez o curso de Cinema na Academia Internacional de Cinema (AIC), faz amanhã (24) a pré-estreia do seu primeiro longa-documentário. “Voltaremos”, uma produção independente sobre o Atlético Juventus, aborda diversos aspectos do clube da Mooca, desde suas origens operárias até a formação de sua torcida barra brava, passando por suas conquistas, místicas, lendas e seus bordões, como “ódio eterno ao futebol moderno”.

Dentre os entrevistados de destaque, o longa conta com depoimentos dos jornalistas Milton Neves, Mauro Beting, Juca Kfouri, Leandro Quesada, José Silvério, Ricardo Capriotti, Cláudio Carsughi, Vitor Birner e Fernando Galuppo. Além dos historiadores do clube Angelo Agarelli e Sergio Cippulo, dos jogadores Ademir da Guia, Ataliba, Vampeta, Betinho, Raí, Fernando Diniz, Bizi, Buzzone e Dedoro. Os técnicos Nelsinho Kerchner e Candinho entre outros personagens que marcaram a história do clube, como o grande torcedor e professor Pasquale Cipro Neto.

VoltaremosFoto5

Mauro Beting em depoimento para o filme.

Marcelo, que desde pequeno acompanha o futebol e sempre teve simpatia por times que têm menos exposição na mídia, começou a frequentar o clube há cerca de 8 anos, e desde então, acompanha o Juventus em todos os campeonatos. “Com um passado e presente de superação e glórias, o Juventus encontra no coração da colônia italiana e de uma juventude idealista, o potencial para seguir vivo e figurando entre os clubes mais notáveis do futebol paulista, mesmo com todas as dificuldades. E é isso que o filme resgata, por meio de entrevistas e depoimentos de pessoas que fizeram parte da história do clube. Nosso objetivo principal é valorizar e honrar a história do time”, conta.

Depois da pré-estreia para convidados, que será amanhã às 19h30 no Teatro Gamaro, no bairro da Mooca, o filme começará sua carreira em festivais e posteriormente será lançado em DVD.

Ficou curioso? Assista o trailer estendido: