Centro de Gravidade na Mostra de São Paulo

 

Filmado em cinco dias, com elenco e equipe reduzidos, Centro de Gravidade, de Steven Richter, Diretor e fundador da AIC, experimenta com improvisação e sobreposição de elementos cinemáticos de duas culturas. A equipe foi composta por professores e alunos da AIC, que trabalharam em colaboração para a realização do longa, que este ano entra em competição na 35a. Mostra Internacional de São Paulo. 

Existe privacidade no amor? Quanto um precisa saber sobre o estado emocional do outro para se sentir seguro? Confiança se constrói a partir de ações ou de sentimentos? “Centro de Gravidade” conta a história de um casal que desafia os limites da privacidade e o poder da influência em seu relacionamento. O filme, roteirizado e dirigido por Steven Richter – diretor-presidente da AIC, foi aceito e está em competição na 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Baseado no conto Pity for the World, do escritor americano David Plante, e ambientado no Brasil, “Centro de Gravidade” aborda questões universais sobre o amor e as expectativas em relação ao amado, a linha tênue que simultaneamente divide e une um ao outro.

O filme, de baixo orçamento, foi rodado em cinco dias em São Paulo, com duas câmeras e equipe mínima, composta por professores e alunos da AIC.

Estrelando Julio Machado e Ana Carolina Lima, com trilha sonora original de Erik Blood, o filme sobrepõe qualidades literárias e cinemáticas de duas culturas de forma bem intrínseca: uma história com base americana recontada em língua portuguesa numa das maiores metrópoles do mundo, pontuada pela poética de um músico americano e a sensibilidade técnica do fotógrafo, editor e engenheiro de som brasileiros.

Confira o trailer do filme. Ouça a trilha, lançada este mês nos Estados Unidos. E curta a página de Centro de Gravidade no Facebook.

Filmado em HDV. 67 min, 2010.  Centro de Gravidade é uma produção da Universal Remote Films em co-produção com Academia Internacional de Cinema e Leiteria Cinematográfica.

A 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 21 de outubro a 03 de novembro. Confira a programação completa no site.