“Ausência” na Mostra Catarinense do FAM

O curta documentário “Ausência”, do aluno Jardel Tambani, que curso o FILMWORKS, acaba de aumentar a lista de festivais pela qual está passando. O último é o Florianópolis Audiovisual Mercosul – mais conhecido como FAM. O curta será exibido no próximo dia 19, na Mostra Catarinense, na Universidade Federal de Santa Catarina. (Confira a programação completa aqui).

Autobiográfico, o filme conta a história de Jardel, um filho que após 14 anos da morte do pai volta para a cidade natal, no interior de Santa Catarina, para resgatar a história de sua própria paternidade e da perda do pai.

“Lembrava de pouca coisa dele, com o filme construí uma pessoa que até então não estava clara”, declarou Jardel. Para ele, fazer o filme também foi uma espécie de autoterapia: “Eu tinha poucas memórias, queria achar ‘um pedaço dele’ por lá, algo que me trouxe-se conforto, quem sabe uma resposta pra tudo e uma forma de acalmar essa ausência”.

“Ausência” foi o grande vencedor da 4ª Edição do Filmworks Film Festival e Jardel, como prêmio, irá participar de trabalhos (remunerados) na Conspiração Filmes. O filme também passou pelo 17º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, o 8º Panorama Internacional Coisa de Cinema, o Primeiro Plano – Festival de Juiz de Fora e Mercocidades, o Catavídeo – Mostra de Vídeos Catarinenses, e a 6ª Mostra Cine BH e o Fidé Brasil – Festival Internacional de Documentário Estudantil.

Assista a entrevista de Jardel na premiação do 4ºFWFF:

FAM – O Festival

Em sua 17ª edição, o Festival reúne sete mostras de longas e curtas-metragens, com a exibição de algumas das produções mais recentes do cinema latinoamericano e um Fórum – que é transmitido ao vivo pela internet – onde são discutidas políticas públicas e sobre cultura e estética na produção audiovisual.

O longa-metragem de abertura do Festival é “Rendas no Ar”, dirigido por Sandra Alves e conta com a professora Rejane Arruda no elenco, interpretando a mãe da protagonista. A cerimônia de abertura acontecerá na sexta-feira (14), no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, às 19h30. O filme será exibido às 21h.

Para saber mais sobre o festival clique aqui.