Aluna assina figurino de Carrossel

Jeane Figueiredo, aluna do FILMWORKS, é Diretora de Figurino da Novela Carrossel e assina os figurinos supercoloridos da nova trama infantil, junto com a também figurinista Cris Rose. A adaptação brasileira do sucesso mexicano dos anos 90 estreou no último dia 21 e, segundo a Revista Veja, “rendeu ao SBT um feito de audiência, com média de 13,4 pontos (ibope) durante a exibição do primeiro capítulo”.

“Para criar os uniformes, pesquisamos o universo das histórias em quadrinhos e também os uniformes usados em escolas de diferentes países. A ideia é que os uniformes fujam do tradicional usado nas escolas comuns. O intuito é de que as crianças adotem o uniforme como uma fantasia para mergulhar no ambiente da Escola Mundial Os uniformes são iguais, mas o uso de acessórios cria uma forte identidade para cada personagem”, conta Jeane.

Confira também, entrevista de Jeane sobre o figurino da Professora Helena (atriz Rosane Mulholland):

 

1)  Qual a principal mudança nos looks da Professora Helena da versão original para a atual?

As principais diferenças são as formas da época, uso de cores fortes e estampas diferenciadas. A outra novela se passava na década de 1990 e a Helena já era um pouco Old Fashion. A Helena atual é bem contemporânea, usa combinações de estampas e cores fortes, formas românticas e femininas, ressaltando a cintura, numa releitura dos anos 50.

2)  Como funcionou a pesquisa para achar o figurino ideal?

Buscamos ícones de moda, personagens atuais, mulheres doces e elegantes que pudessem nos indicar esse universo na atualidade.

3)  Como as roupas são escolhidas para cada capítulo? A professora Helena repete roupas?

As roupas são escolhidas de acordo com as cenas do dia da personagem, sempre que produzimos peças novas, elas são provadas. As roupas do dia a dia podem se repetir sendo coordenadas de formas diferentes e com certo espaço de tempo para a repetição.

4)  A professora Helena tem um lado parecido com uma princesa moderna. Quais características nas roupas fazem com que ela tenha modernidade sem perder a delicadeza?

O lado princesa da professora Helena está nos pequenos acessórios, na forma delicada e feminina das montagens. Sempre muito comportada, usando sempre estampas e tecidos leves. A cintura marcada, as saias e vestidos com cortes evasês dão a ela graciosidade e feminilidade necessárias ao personagem.

*Fotos: Lourival Ribeiro