{"id":8354,"date":"2013-10-02T13:31:31","date_gmt":"2013-10-02T16:31:31","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.com.br\/?p=8354"},"modified":"2013-10-02T13:31:31","modified_gmt":"2013-10-02T16:31:31","slug":"antes-de-palavras-vence-em-curitiba-e-entra-em-mais-4-festivais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/antes-de-palavras-vence-em-curitiba-e-entra-em-mais-4-festivais\/","title":{"rendered":"Antes de Palavras vence em Curitiba e entra em mais 4 Festivais"},"content":{"rendered":"
\"Diego<\/a>
Diego Carvalho S\u00e1 recebendo pr\u00eamio na categoria Melhor Fic\u00e7\u00e3o, no FICBIC 2013. Foto de Rodrigo Cardoso<\/figcaption><\/figure>\n

O recifense de 28 anos, Diego Carvalho S\u00e1<\/b>, mudou-se para S\u00e3o Paulo em 2008, para estudar cinema<\/a> na Academia Internacional de Cinema – AIC. Entrou no FILMWORKS<\/a><\/b>, o curso de dire\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica da AIC, em 2009 e, de l\u00e1 pra c\u00e1, muita coisa mudou. Al\u00e9m da mudan\u00e7a de cidade, tamb\u00e9m largou a comunica\u00e7\u00e3o, a moda e o vitrinismo, \u00e1reas em que atuava, para se dedicar ao cinema.<\/p>\n

Na bagagem, trouxe como refer\u00eancia grandes diretores, entre eles Roman Polanski, Michael Haneke, Sofia Copola e Lucrecia Martel. \u201cEu adoro o cinema deles, mas n\u00e3o acho que \u00e9 o tipo de cinema que eu fa\u00e7o, eu sou muito influenciado por s\u00e9ries americanas e HQs\u201d e fundou a Gataria filmes, produtora de v\u00eddeo onde atua nas \u00e1reas de roteiro<\/a>, dire\u00e7\u00e3o e produ\u00e7\u00e3o, junto com mais tr\u00eas colegas de turma: Alice Andrade Drummond, Mariana Sierra e Tatiana Natsu.<\/p>\n

\"Cena<\/a>
Cena do curta Antes de Palavras, selecionado em 5 festivais nacionais e internacionais.<\/figcaption><\/figure>\n

Recentemente as mudan\u00e7as come\u00e7aram a render bons frutos. No \u00faltimo domingo (29), \u201cAntes de Palavras<\/b>\u201d, seu primeiro filme, ganhou o pr\u00eamio de Melhor Filme na categoria de fic\u00e7\u00e3o no Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba \u2013 FICBIC. Al\u00e9m do trof\u00e9us, Diego tamb\u00e9m ganhou passagem para Alemanha, para conferir de perto um dos Festivais de Cinema mais importantes do mundo, o Festival Internacional de Cinema de Berlim.<\/p>\n

\u201cFoi a primeira exibi\u00e7\u00e3o do filme, meu primeiro festival como realizador, eu estava no modo pai-coruja, orgulhoso do filme fazer parte de um festival lindo, superorganizado, que \u00e9 bra\u00e7o da BIENAL. Ganhar o 1\u00ba lugar de fic\u00e7\u00e3o foi completamente inesperado, eu subi ao palco e n\u00e3o soube o que dizer, eu gostaria de ter aproveitado aquele momento para reconhecer o trabalho de todos os envolvidos no filme e agradecer ao festival\u201d, conta Diego.<\/p>\n

Al\u00e9m do pr\u00eamio em Curitiba, o curta entrou em outros 4 importantes festivais: no 26\u00ba Polari Film Festival, no Texas \u2013 EUA; no 36\u00ba Festival Guarnic\u00ea de Cinema na cidade de S\u00e3o Luiz, no Maranh\u00e3o; no 21\u00ba Festival Mix Brasil, que acontece em novembro no Rio e em S\u00e3o Paulo; e no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.<\/p>\n

O Filme<\/b><\/h4>\n

\"CARTAZ<\/a>O filme conta a hist\u00f3ria da aproxima\u00e7\u00e3o entre dois garotos, sendo que um dele, tem namorada. \u201cA ideia do curta veio da percep\u00e7\u00e3o que um grupo de pessoas podem viver o mesmo evento, mas perceb\u00ea-lo de formas diferentes\u201d, explica Diego, que acha dif\u00edcil falar sobre o filme. \u201cPrefiro ouvir sobre ele de quem o assistiu, saber qual foi o di\u00e1logo gerado entre o filme com outras pessoas, o meu di\u00e1logo com o filme envolve tantas coisas, tantos aspectos pessoais, que me falta eloqu\u00eancia\u201d, conta.<\/p>\n

Al\u00e9m de Diego, outros alunos e ex-alunos da AIC<\/a> tamb\u00e9m trabalharam no filme. Caio Cesar Pinto e Virginia de Ferrante fizeram a assist\u00eancia de dire\u00e7\u00e3o<\/a>, Alice Andrade Drummond e Leo Grego fizeram a dire\u00e7\u00e3o de fotografia, Thiago Gutier, Danilo Prates, Luciana Coelho e Edna Rock a produ\u00e7\u00e3o, Tatiana Curto e Tamara Soriano a dire\u00e7\u00e3o de arte<\/a>, Thiago Briglia e Lucas Eskinazi a assist\u00eancia de c\u00e2mera e Luis Paulo Xein cuidou da el\u00e9trica.<\/p>\n

O Processo Criativo<\/b><\/h4>\n

Sobre o processo criativo do filme, Diego conta que a fase de roteiro foi muito fluida, org\u00e2nica. \u201cEu acredito que as fases mais desgastantes e exaustivas s\u00e3o a pr\u00e9 e p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o, pois s\u00e3o os preparativos e afinamentos, o set<\/i> tem suas tens\u00f5es mas, \u00e9 sempre algo muito especial, o momento onde tudo se materializa\u201d, conta.<\/p>\n

\"A<\/a>
A fotografia do filme conta com composi\u00e7\u00f5es de plano menos sofisticadas e mais neutras.<\/figcaption><\/figure>\n

Diego teve um cuidado especial com o departamento de Dire\u00e7\u00e3o de Arte, por conta de sua experi\u00eancia com dire\u00e7\u00e3o de arte e tamb\u00e9m com figurino. \u201cFoi especialmente idealizado por mim e belamente realizado pela Tati. A necessidade pelos tons certos para o filme me fez visitar in\u00fameras escolas e me influenciou at\u00e9 na decis\u00e3o dos atores, eles tamb\u00e9m precisavam ter os tons certos – o que n\u00e3o facilitou em nada o meu processo de casting<\/i> ou a produ\u00e7\u00e3o de loca\u00e7\u00e3o. Quanto a fotografia, eu optei por trabalhar com composi\u00e7\u00f5es de plano menos sofisticadas, mais neutras. Um outro fator crucial para mim era o uso de espa\u00e7os externos com elementos de natureza e o aproveitamento da luz natural, no intuito de criar um subtexto visual mais rom\u00e2ntico\u201d, conta Diego.<\/p>\n

Para assistir ao filme, conhe\u00e7a a programa\u00e7\u00e3o de exibi\u00e7\u00e3o nos festivais.<\/b><\/h3>\n