{"id":3497,"date":"2012-09-04T19:23:14","date_gmt":"2012-09-04T19:23:14","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.com.br\/?p=3497"},"modified":"2017-09-19T11:22:30","modified_gmt":"2017-09-19T14:22:30","slug":"o-som-e-o-cinema-conversa-com-julian-j-ludwig","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-som-e-o-cinema-conversa-com-julian-j-ludwig\/","title":{"rendered":"O som e o cinema, conversa com Julian J. Ludwig"},"content":{"rendered":"
O \u00e1udio dos filmes \u00e9 respons\u00e1vel por boa parte da experi\u00eancia que temos como espectadores de cinema<\/a>. Nossa percep\u00e7\u00e3o da realidade est\u00e1\u00a0intrinsecamente relacionada ao que ouvimos, por isso o cuidado com o som \u00e9 t\u00e3o importante. Ciente disso, a AIC passa a oferecer a partir deste ano o curso livre Som para Cinema e TV<\/a><\/strong>. Aliando fundamenta\u00e7\u00e3o te\u00f3rica a aulas pr\u00e1ticas, o curso oferece ao aluno uma experi\u00eancia sem precedentes no ensino do \u00e1udio profissional: as aulas ser\u00e3o ministradas em um est\u00fadio de alto padr\u00e3o, onde os alunos ter\u00e3o acesso a equipamentos de ponta e conhecer\u00e3o as diversas facetas da \u00e1rea, tudo isso contando com uma equipe de professores gabaritados e premiados.<\/p>\n Conversamos com\u00a0\u00a0Julian J. Ludwig<\/a><\/strong>, coordenador do curso Som para Cinema e TV da AIC, sobre os v\u00e1rios aspectos relacionados ao som em produ\u00e7\u00f5es audiovisuais, confira os melhores momentos desta conversa:<\/p>\n Som e consci\u00eancia<\/strong><\/p>\n O som de um filme pode ser a melhor ferramenta para transportar o espectador e, acima de tudo, criar a exata emo\u00e7\u00e3o pretendida pelo diretor. O som age de maneira subliminar na nossa consci\u00eancia, nos deixando \u00e0 merc\u00ea do compositor ou editor de som. Todos n\u00f3s temos um repert\u00f3rio de emo\u00e7\u00f5es relacionadas a sons e m\u00fasicas.\u00a0Os seres humanos est\u00e3o constantemente criando associa\u00e7\u00f5es em sua mem\u00f3ria afetiva, seja de um comercial de sabonete ou da abertura de seu seriado favorito.<\/em><\/p>\n Som e narrativa<\/strong><\/p>\n O som, diferentemente da imagem, n\u00e3o possui uma \u00e1rea delimitada pelo enquadramento. \u00c9 poss\u00edvel contar hist\u00f3rias inteiras acontecendo fora da vis\u00e3o da c\u00e2mera. Esse recurso pode\u00a0enriquecer\u00a0e transformar a narrativa.\u00a0Atrav\u00e9s do som de um apito de trem, o espectador vai buscar no seu imagin\u00e1rio (mem\u00f3ria afetiva) a refer\u00eancia imag\u00e9tica de uma esta\u00e7\u00e3o de trem, e esta refer\u00eancia evocada falar\u00e1 ao espectador de maneira mais pessoal do que uma imagem apresentada.<\/em><\/p>\n Instinto de sobreviv\u00eancia<\/strong><\/p>\n Se estamos andando em uma floresta e ouvimos o rugido da on\u00e7a, imediatamente entramos em estado de alerta, mesmo n\u00e3o podendo ver o temido felino. Nosso instinto de sobreviv\u00eancia aprendeu a tomar aquilo que ouve por real. Como o cinema tem como objetivo tornar a hist\u00f3ria real, o som \u00e9 uma ferramenta essencial para convencer o p\u00fablico.\u00a0<\/em><\/p>\n Trabalho em equipe<\/strong><\/p>\n Cabe \u00e0 equipe de som, sejam t\u00e9cnicos de som direto, compositores, editores de som e outros, dar vida e cara \u00e0 imagina\u00e7\u00e3o do diretor. Nossa fun\u00e7\u00e3o como profissionais de \u00e1udio \u00e9 tornar a vis\u00e3o dele realidade, trazendo \u00e0 trama mais um recurso narrativo que seja harm\u00f4nico com os outros elementos do filme e ajude a contar a est\u00f3ria. Portanto, a vis\u00e3o do diretor \u00e9\u00a0imprescind\u00edvel para “apontar o norte” criativo.\u00a0Gosto de pensar nesse processo como um casamento. \u00c9 preciso ter respeito para ouvir, mas tamb\u00e9m defender seu ponto de vista. Ao meu ver, o diretor ideal \u00e9 aquele que tem um conceito sonoro maduro, que conhece e respeita o processo de cria\u00e7\u00e3o sonora, e que d\u00e1 liberdade de cria\u00e7\u00e3o \u00e0 sua equipe. E por este motivo todos os diretores devem ter uma vis\u00e3o ampla dos processos envolvidos, sabendo o que esperar de cada profissional.<\/em><\/p>\n Futuro<\/strong><\/p>\n A tend\u00eancia \u00e9 a de que o cinema continue tentando oferecer uma experi\u00eancia \u00fanica que n\u00e3o podemos ter em casa e o c\u00e9u \u00e9 o limite. O dif\u00edcil de identificar as tend\u00eancias futuras \u00e9 que as maiores inova\u00e7\u00f5es nunca s\u00e3o previstas (nem mesmo\u00a0Jules Verne p\u00f4de prever a Internet). Profissionais que desejam trabalhar na \u00e1rea devem estar antenados nas \u00faltimas tend\u00eancias, sempre buscando reciclar seus conhecimentos e, principalmente, assumindo o desafio da cria\u00e7\u00e3o de novos formatos. Afinal, algu\u00e9m precisa sonhar com as maravilhas do futuro.<\/em><\/p>\n *******<\/p>\n