{"id":27541,"date":"2022-04-28T15:12:26","date_gmt":"2022-04-28T18:12:26","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=27541"},"modified":"2022-04-28T15:15:05","modified_gmt":"2022-04-28T18:15:05","slug":"o-que-faz-um-videomaker-e-como-ele-se-insere-no-mercado-audiovisual","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-que-faz-um-videomaker-e-como-ele-se-insere-no-mercado-audiovisual\/","title":{"rendered":"O que faz um VIDEOMAKER e como ele se insere no mercado audiovisual"},"content":{"rendered":"

O mercado audiovisual gera um campo imenso de oportunidades. A ascens\u00e3o de profissionais cada vez mais vers\u00e1teis e a tend\u00eancia para produ\u00e7\u00f5es mais r\u00e1pidas e menores criou a demanda por algu\u00e9m que fosse capaz de iniciar e finalizar um mesmo projeto. \u00c9 justamente a\u00ed que surge o <\/span>Videomaker<\/b>.<\/span><\/p>\n

A profiss\u00e3o \u00e9 relativamente recente e come\u00e7ou a ganhar adeptos na d\u00e9cada de 1990, com a populariza\u00e7\u00e3o dos equipamentos de capta\u00e7\u00e3o digital. A grava\u00e7\u00e3o em v\u00eddeo, ao inv\u00e9s da pel\u00edcula, barateou os custos e, de certo modo, democratizou a forma de fazer filmes.<\/span><\/p>\n

Um dos g\u00eaneros que ganharam for\u00e7a nessa \u00e9poca foram os videoclipes, que desde os anos 80 j\u00e1 vinham trazendo novas vis\u00f5es e possibilidades a serem exploradas visualmente e comercialmente.\u00a0<\/span><\/p>\n

Nos \u00faltimos anos, o v\u00eddeo se tornou uma ferramenta de comunica\u00e7\u00e3o indispens\u00e1vel no ambiente da comunica\u00e7\u00e3o global. Hoje n\u00e3o se consegue imaginar um mundo que n\u00e3o se veja espelhado e documentado em v\u00eddeo — eles aparecem praticamente o tempo todo, nas redes sociais, nas divulga\u00e7\u00f5es institucionais e promo\u00e7\u00f5es de produtos, na m\u00eddia jornal\u00edstica. Por traz de cada conte\u00fado h\u00e1 sempre um videomaker \u2013 e quanto mais profissionalizados forem os v\u00eddeos, maior o dom\u00ednio t\u00e9cnico e criativo de seus realizadores.\u00a0<\/span><\/p>\n

Por mais que seja uma profiss\u00e3o em ascens\u00e3o, ainda existem muitas d\u00favidas sobre o que de fato faz um videomaker e sobre quais s\u00e3o os melhores caminhos para ingressar no mercado e se profissionalizar.\u00a0<\/span><\/p>\n

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O que de fato faz um videomaker?<\/b><\/h3>\n

Como o pr\u00f3prio nome diz, o videomaker trabalha com v\u00eddeo. Ou seja, c\u00e2meras digitais, normalmente mais port\u00e1teis e equipamentos menos complexos e mais vi\u00e1veis de serem operados por uma \u00fanica pessoa.<\/span><\/p>\n

N\u00e3o excludente, ainda existem sets maiores, para produ\u00e7\u00f5es mais sofisticadas ainda dentro dessa proposta, mas o enfoque \u00e9 conseguir produzir de forma r\u00e1pida e pr\u00e1tica ante a constante e grande demanda de conte\u00fado.<\/span><\/p>\n

O grande diferencial \u00e9 ser o respons\u00e1vel pelos diversos processos de produ\u00e7\u00e3o e cria\u00e7\u00e3o que envolvem essa produ\u00e7\u00e3o. Muitas vezes, \u00e9 sozinho que o profissional realiza o trabalho todo, desde sua concep\u00e7\u00e3o, roteiriza\u00e7\u00e3o, grava\u00e7\u00e3o e at\u00e9 a finaliza\u00e7\u00e3o no computador.<\/span><\/p>\n

O videomaker muitas vezes n\u00e3o possui um <\/span>roteiro<\/span><\/a> e precisa lidar com imprevistos. Por isso, a organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 fundamental, j\u00e1 que a estrutura de produ\u00e7\u00e3o \u00e9 bem mais enxuta. Mas, embora seja comum que trabalhe sozinho, ele tamb\u00e9m pode atuar em equipe \u2013 tudo depende do cliente que contrata seus servi\u00e7os ou do projeto em quest\u00e3o.<\/span><\/p>\n

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Algumas possibilidades de atua\u00e7\u00e3o:<\/b><\/h3>\n

Em um mercado t\u00e3o efervescente, s\u00e3o muitas as oportunidades de trabalho para um videomaker. Vamos dar uma olhada nas principais \u00e1reas de atua\u00e7\u00e3o e quais s\u00e3o suas vantagens, desvantagens e necessidades em uma \u00e9poca em que o v\u00eddeo \u00e9 a base de tudo.<\/span><\/p>\n

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Videoclipes<\/b><\/h3>\n

Uma das \u00e1reas mais virais e com alcances astron\u00f4micos \u00e9 a produ\u00e7\u00e3o de videoclipes. Aqui, por menor que seja a dura\u00e7\u00e3o do formato, o trabalho ainda \u00e9 gigantesco j\u00e1 que as etapas de pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, conceito e at\u00e9 mesmo grava\u00e7\u00e3o normalmente s\u00e3o muito apertadas tanto por motiva\u00e7\u00f5es financeiras quanto por disponibilidade dos artistas.<\/span><\/p>\n

\u00c9 claro que as grandes produ\u00e7\u00f5es de artistas famosos angariam centenas de pessoas na confec\u00e7\u00e3o de um clipe, mas h\u00e1 muitos videomakers que iniciam suas carreiras criando videoclipes para amigos com uma banda ou coisa do tipo. A maior dica \u00e9 saber ser vers\u00e1til e criativo com uma ideia que relacione banda e m\u00fasica.\u00a0<\/span><\/p>\n

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V\u00eddeos de eventos<\/b><\/h3>\n

Eventos s\u00e3o uma constante. Aqui entram casamentos, festas de anivers\u00e1rio, partos, batizados e at\u00e9 mesmo eventos corporativos. A grande janela de oportunidade \u00e9 que todos esses eventos precisam ser documentados e \u00e9 a\u00ed que entra o trabalho do videomaker.<\/span><\/p>\n

Aqui as jornadas de trabalho podem ser um pouco diferentes: n\u00e3o s\u00f3 maiores e puxadas como tamb\u00e9m fora dos hor\u00e1rios convencionais, isso sem falar do preparo para lidar com os imprevistos e, na grande maioria das vezes, saber administrar o trabalho em apenas uma pessoa. De qualquer modo, a dica \u00e9 sempre estar preparado tanto tecnicamente (com os aparelhos certos, cart\u00f5es de mem\u00f3ria e baterias extras e afins) quanto praticamente (com a no\u00e7\u00e3o de qual o nicho que voc\u00ea escolheu para atuar e qual a melhor forma de document\u00e1-lo).<\/span><\/p>\n

Essa \u00e9 uma modalidade que muitas vezes cresce atrav\u00e9s do boca-a-boca. Ou seja, o profissional faz um trabalho bem feito para algu\u00e9m pr\u00f3ximo, que o indica para algu\u00e9m em seu ciclo de amigos, assim crescendo a sua cartela de clientes e ampliando cada vez mais o seu trabalho.<\/span><\/p>\n

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V\u00eddeos institucionais<\/b><\/h3>\n

Um caminho que tem crescido muito nos \u00faltimos anos e que, inclusive, pode ser uma \u00f3tima fonte de renda para pequenas produtoras, s\u00e3o os v\u00eddeos institucionais. Aqui, por mais comercial que seja, \u00e9 a produ\u00e7\u00e3o que mais se aproxima de um vi\u00e9s documental, muitas vezes explorando a companhia e at\u00e9 mesmo entrevistando pessoas para formar um filme.<\/span><\/p>\n

\u00c9 importante saber que nem sempre as ideias do cliente est\u00e3o bem dispostas e, em muitos casos, cabe ao profissional oferecer solu\u00e7\u00f5es criativas e inovadoras para apresentar a empresa da melhor forma poss\u00edvel. Oferecendo um trabalho tecnicamente satisfat\u00f3rio e que atinja as expectativas estabelecidas. Justamente por isso, o di\u00e1logo com o contratante \u00e9 essencial e o jogo de cintura para lidar com imprevistos e adapta\u00e7\u00f5es \u00e9 fundamental.<\/span><\/p>\n

Um novo caminho que ascendeu em um per\u00edodo de aulas remotas \u00e9 a produ\u00e7\u00e3o de videoaulas e at\u00e9 mesmo lives institucionais. Aqui os profissionais com conhecimento para operar tais eventos ainda s\u00e3o escassos e existe uma \u00f3tima janela para quem quer conseguir se especializar em algo dentro do mercado audiovisual. Isso sem falar na alta demanda de tais produtos.<\/span><\/p>\n

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YouTube e Redes Sociais<\/b><\/h3>\n

A cada dia que passa as redes sociais se focam mais nos formatos de v\u00eddeo. Seja algo r\u00e1pido como um TikTok ou mais aprumado como algumas produ\u00e7\u00f5es para o YouTube, a demanda por profissionais cresce exponencialmente. Entrar nesse mercado \u00e9 bem diferente dos demais: produzir conte\u00fado para essas redes e entrar em contato com outros criadores parece ser um caminho natural e capaz de render \u00f3timas oportunidades.<\/span><\/p>\n

De fato, \u00e9 uma \u00e1rea que muda muito r\u00e1pido, ent\u00e3o \u00e9 preciso que o profissional esteja sempre acompanhando de perto as principais novidades e tend\u00eancias para produzir o conte\u00fado mais atual poss\u00edvel. A dica \u00e9 sempre ter uma linguagem din\u00e2mica e r\u00e1pida para captar o m\u00e1ximo da aten\u00e7\u00e3o do p\u00fablico poss\u00edvel.<\/span><\/p>\n

Alguns dos criadores de conte\u00fado que fazem grande sucesso geralmente tem uma equipe por tr\u00e1s de seus v\u00eddeos. Terceirizar esse tipo de trabalho tamb\u00e9m pode ser uma \u00f3tima para produtoras pequenas que, al\u00e9m de lucrar, ainda querem construir um portf\u00f3lio atual e chamativo.<\/span><\/p>\n

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Cinema<\/b><\/h3>\n

N\u00e3o t\u00e3o distante do trabalho de um Filmmaker, o cinema<\/a> ainda pode ser uma \u00f3tima fonte de trabalho para um Videomaker. Com o tamanho cada vez mais diminuto dos equipamentos e a facilidade de conseguir realizar algumas etapas da p\u00f3s\u2013produ\u00e7\u00e3o sozinho, existe uma grande oportunidade para quem quer viver de suas pr\u00f3prias ideias.<\/span><\/p>\n

Por mais que produzir um longa metragem sozinho seja algo muito assustador e distante, h\u00e1 diretores que apostam na mec\u00e2nica de curtas para festivais e outros eventos culturais. Fazem isso at\u00e9 conseguir ascender em uma oportunidade de trabalhar em projetos mais robustos, ampliando equipe e alcance.<\/span><\/p>\n

Muitos diretores famosos, inclusive, apostam muito nas formas digitais de v\u00eddeo para repensar sua arte. Michael Mann \u00e9 um exemplo do uso do digital e Sean Baker ficou conhecido por fazer seu filme Tangerina (2016) com uma produ\u00e7\u00e3o bem reduzida que, inclusive, gravou com celulares.<\/span><\/p>\n

Hoje as c\u00e2meras digitais s\u00e3o a regra na ind\u00fastria cinematogr\u00e1fica.\u00a0<\/span><\/p>\n

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Videoarte<\/b><\/h3>\n

Esse \u00e9 um dos tipos de v\u00eddeos que podem ser produzidos por um videomaker. Talvez seja a categoria menos recompensadora financeiramente, entre as possibilidades do audiovisual, j\u00e1 que n\u00e3o tem tanto apelo comercial quanto outros tipos de v\u00eddeo. No entanto, \u00e9 uma ferramenta extraordin\u00e1ria para expressar sua arte e fazer experimenta\u00e7\u00f5es. E pode se valer de financiamentos via editais de cultura e incentivos nacionais e internacionais.\u00a0<\/span><\/p>\n

Videoarte \u00e9 uma forma art\u00edstica que usa a tecnologia como meio para transmitir uma ideia ou sensa\u00e7\u00e3o, dentro de um conceito de \u201ccinema expandido\u201d. V\u00eddeos podem ser usados como parte de instala\u00e7\u00f5es em galerias, por exemplo, ou projetados junto com performances de artistas ao vivo.<\/span><\/p>\n

Uma das diferen\u00e7as entre videoarte e cinema tradicional est\u00e1 no fato de que o primeiro n\u00e3o precisa necessariamente se pautar nas conven\u00e7\u00f5es que definem os filmes \u201cnormais\u201d. Pode ser que o v\u00eddeo n\u00e3o tenha atores, ou di\u00e1logos, nem mesmo uma narrativa ou hist\u00f3ria muito bem definida. Essa liberdade d\u00e1 espa\u00e7o para cria\u00e7\u00f5es vanguardistas e inovadoras.<\/span><\/p>\n

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Quanto ganha um videomaker?<\/b><\/h3>\n

O fluxo de trabalho de um profissional que faz v\u00eddeos depende muito do tipo de trabalho que ele escolhe realizar. Por isso, o pagamento tamb\u00e9m depende do servi\u00e7o executado e do cliente.<\/span><\/p>\n

No caso de eventos como partos e festas menores, o valor m\u00e9dio cobrado por v\u00eddeo fica entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. No entanto, h\u00e1 empresas grandes que fazem coberturas de eventos badalados que chegam a ser or\u00e7ados em at\u00e9 R$ 70 mil. V\u00eddeos institucionais podem custar, ao cliente, de R$ 1 mil a R$ 10 mil. J\u00e1 o valor de um videoclipe geralmente parte de cerca de R$ 2 mil, mas pode atingir o <\/span>budget<\/span><\/i> de uma superprodu\u00e7\u00e3o, conforme a estrutura solicitada pelo contratante e a complexidade do projeto.<\/span><\/p>\n

Quanto aos v\u00eddeos para YouTube, o valor tamb\u00e9m varia muito, de acordo com o tamanho do canal. Muitos YouTubers mais populares possuem equipes e contratam profissionais fixos para produzirem seus v\u00eddeos. Nesse caso, o sal\u00e1rio m\u00e9dio de um videomaker pleno fica em torno de R$ 5 mil por m\u00eas.<\/span><\/p>\n

H\u00e1 quem j\u00e1 tenha feito v\u00eddeos de gra\u00e7a, apenas para ganhar portf\u00f3lio, ou por permuta, e o maior erro na profiss\u00e3o \u00e9 fazer um or\u00e7amento errado. Como cada trabalho tem condi\u00e7\u00f5es diferentes um do outro, \u00e9 preciso saber precificar. Nesse momento, leve sempre em considera\u00e7\u00e3o os custos que voc\u00ea ter\u00e1 com o equipamento, o deslocamento, a edi\u00e7\u00e3o e os profissionais necess\u00e1rios para a realiza\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o.<\/span>\u00a0<\/b><\/p>\n

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Equipe b\u00e1sica<\/b><\/h3>\n

Quando tem a possibilidade de trabalhar com uma equipe, o ideal \u00e9 que o videomaker possa contar com o aux\u00edlio dos seguintes profissionais:<\/span><\/p>\n