{"id":22478,"date":"2020-01-14T11:00:42","date_gmt":"2020-01-14T13:00:42","guid":{"rendered":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=22478"},"modified":"2024-04-11T18:28:01","modified_gmt":"2024-04-11T21:28:01","slug":"como-fazer-um-documentario","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/como-fazer-um-documentario\/","title":{"rendered":"Como fazer um document\u00e1rio: conhe\u00e7a as principais etapas"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a><\/p>\n

 <\/p>\n

O escoc\u00eas John Grierson \u00e9 considerado o criador do conceito de document\u00e1rio<\/strong><\/a>, e constituidor de uma comunidade em torno dele. Na \u00e9poca, a discuss\u00e3o era entre filmes feitos em est\u00fadio ou aqueles tomados ao ar livre. Mais recentemente, se opuseram os conceitos de \u201cdocument\u00e1rio\u201d e o de fic\u00e7\u00e3o. Hoje, a discuss\u00e3o mais prof\u00edcua \u00e9 o contraste (e semelhan\u00e7a!) do document\u00e1rio com o jornalismo, em especial aquele de TV aberta.<\/p>\n

Ao optar por fazer um filme ficcional sobre a vida de Fred Mercury, por exemplo, \u00e9 preciso contar com atores caracterizados e que interpretem as situa\u00e7\u00f5es apontadas no roteiro<\/a> \u2014\u00a0ainda que inspiradas em acontecimentos ver\u00eddicos. J\u00e1 quando a escolha \u00e9 a de retratar a carreira de Beyonc\u00e9 em formato documental, a pr\u00f3pria artista aparece em cena e a constru\u00e7\u00e3o da obra se d\u00e1 em cima de depoimentos reais e n\u00e3o encena\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Como quaisquer outras obras cinematogr\u00e1ficas<\/a>, ele pode ser produzido em formato de curta ou longa-metragem, e conter outros elementos que ajudem a contar a hist\u00f3ria em quest\u00e3o, como: anima\u00e7\u00f5es, narradores e personagens.
\nQuer saber mais sobre como fazer um document\u00e1rio? Ent\u00e3o continue conosco e acompanhe esta leitura at\u00e9 o final!<\/p>\n

 <\/p>\n

Quais as diferen\u00e7as entre um document\u00e1rio e um filme de fic\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/h2>\n

Existem diferen\u00e7as entre a produ\u00e7\u00e3o de um document\u00e1rio e de um filme ficcional em todas as etapas de sua cria\u00e7\u00e3o \u2014 que chamamos de pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, produ\u00e7\u00e3o, e p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o. Vamos conferir cada uma delas a seguir.<\/p>\n

Pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n

Em um filme de fic\u00e7\u00e3o, essa \u00e9 a etapa da cria\u00e7\u00e3o de roteiros, sele\u00e7\u00e3o de elenco, escolha de loca\u00e7\u00e3o etc. De todos esses exemplos, s\u00f3 o \u00faltimo acontece de forma semelhante no preparo de um document\u00e1rio.
\nCertamente voc\u00ea vai precisar de loca\u00e7\u00f5es e cen\u00e1rios para rodar seu filme, mas n\u00e3o contar\u00e1 com atores. No lugar deles, um document\u00e1rio trabalha com a sele\u00e7\u00e3o de personagens, ainda que ambos atendam pelo nome do \u201celenco\u201d. Por se tratarem de pessoas reais, a <\/strong>
cria\u00e7\u00e3o do roteiro<\/strong><\/a> tamb\u00e9m ser\u00e1 diferenciada<\/strong>, visto que voc\u00ea n\u00e3o ter\u00e1 como colocar as palavras exatamente da forma como deseja na boca de cada uma delas.\u00a0\u00a0Fala-se em pauta, ou pr\u00e9-roteiro, mais at\u00e9 do que um roteiro propriamente dito.<\/p>\n

Produ\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n

Durante a produ\u00e7\u00e3o de um filme de fic\u00e7\u00e3o, as filmagens em tese, devem seguir o roteiro \u00e0 risca. O document\u00e1rio, por sua vez, se prop\u00f5e a retratar situa\u00e7\u00f5es a partir da vis\u00e3o de um observador.\u00a0O roteiro do document\u00e1rio \u00e9 mais aberto, o diretor deve olhar \u201cpara o lado\u201d da cena principal, pois ali podem estar elementos instigantes que deixam o document\u00e1rio mais complexo, com mais camadas de interpreta\u00e7\u00e3o.
\nAssim, muitas filmagens incluem a capta\u00e7\u00e3o de cenas de bastidores, de rea\u00e7\u00f5es e de outras situa\u00e7\u00f5es n\u00e3o previstas no roteiro<\/strong>. Portanto, o jogo de cintura aqui deve ser maior e \u00e9 preciso contar com uma equipe que esteja aberta para enfrentar esse tipo de situa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

P\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n

A p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o \u00e9 uma das etapas mais diferentes entre a cria\u00e7\u00e3o de um filme ficcional e um documental. Trata-se da fase de montar as cenas e organiz\u00e1-las de forma a dar fluidez e sentido \u00e0 hist\u00f3ria. Ainda que a edi\u00e7\u00e3o de um filme possa, vez ou outra, incluir elementos n\u00e3o previstos no roteiro, isso \u00e9 muito mais comum em um document\u00e1rio.
\nIsso acontece justamente porque o roteiro de um filme documental \u00e9 mais aberto e flex\u00edvel a situa\u00e7\u00f5es inesperadas. Certamente o editor de uma n\u00e3o-fic\u00e7\u00e3o tem muito mais escolhas a fazer sobre quais filmagens incluir e o que deixar de fora<\/strong> e sobretudo como \u201ccosturar\u201d essas realidades todas de forma a fazer um trabalho \u00edntegro e compreens\u00edvel ao espectador.\u00a0Isso tem muito a ver com a abordagem que o diretor deseja imprimir na obra.<\/p>\n

<\/div>\n