{"id":22237,"date":"2019-11-22T15:00:04","date_gmt":"2019-11-22T17:00:04","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.site.brtloja.com.br\/?p=22237"},"modified":"2020-06-03T08:43:56","modified_gmt":"2020-06-03T11:43:56","slug":"festival-do-rio-importancia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/festival-do-rio-importancia\/","title":{"rendered":"Festival do Rio: entenda mais sua import\u00e2ncia!"},"content":{"rendered":"
Felizmente, o Brasil est\u00e1 muito bem servido de festivais de cinema<\/a>. Anualmente, diversas mostras competitivas e exibi\u00e7\u00f5es pagas ou gratuitas exibem filmes tanto de profissionais renomados quanto daqueles rec\u00e9m-chegados ao mercado.<\/p>\n Eventos desse g\u00eanero s\u00e3o uma \u00f3tima oportunidade para estudantes divulgarem seus trabalhos, conhecerem nomes importantes do ramo e se inspirarem para futuros trabalhos. Entre as possibilidades tupiniquins, o Festival do Rio se destaca.\u00a0<\/strong><\/p>\n Muito relevante na capital carioca, ele j\u00e1 surge com hist\u00f3ria, uma vez que nasce da uni\u00e3o de outros dois festivais ainda mais antigos. Apesar do pouco incentivo governamental e do corte de importantes patroc\u00ednios, a edi\u00e7\u00e3o de 2019 resiste.\u00a0<\/strong><\/p>\n Acompanhe este texto at\u00e9 o final e conhe\u00e7a mais sobre esse importante festival que prestigia e valoriza o cinema brasileiro h\u00e1 20 anos!<\/p>\n O Festival do Rio \u00e9 um evento muito relevante ao mercado cinematogr\u00e1fico e audiovisual do Brasil e tamb\u00e9m da Am\u00e9rica Latina. <\/strong>Ele foi criado em 1999, a partir da uni\u00e3o de dois outros festivais que tamb\u00e9m eram realizados na capital carioca: o Rio Cine Festival e a Mostra Banco Nacional de Cinema.<\/p>\n Anualmente, s\u00e3o exibidos de 200 a 300 filmes, brasileiros e de mais de 60 outros pa\u00edses, em cerca de 20 salas de cinema espalhadas pela cidade<\/strong>. Ao longo dessas 20 edi\u00e7\u00f5es, o Festival j\u00e1 exibiu mais de 8 mil filmes \u2014 entre longas e curtas-metragens \u2014 a um p\u00fablico de mais de 5 milh\u00f5es de espectadores.<\/p>\n O evento conta com uma mostra competitiva, que comumente distribui cerca de 11 pr\u00eamios, al\u00e9m de men\u00e7\u00f5es honrosas:<\/p>\n Al\u00e9m dessa principal, a Novos Rumos tamb\u00e9m merece destaque: na edi\u00e7\u00e3o de 2018 foram exibidos sete longas e sete curtas-metragens nessa categoria, que pretende revelar os novos nomes do cinema nacional. J\u00e1 a mostra Retratos costuma trazer cerca de 10 filmes que registrem de maneira \u00fanica aspectos relevantes da hist\u00f3ria do pa\u00eds.<\/p>\n Com mais de 15 anos no mercado, a Academia Internacional de Cinema conta com professores experientes, que t\u00eam amplo contato com o mercado<\/strong>. Isso permite aos alunos o contato com mentores que podem auxiliar da melhor maneira poss\u00edvel a inscri\u00e7\u00e3o e aprova\u00e7\u00e3o em eventos como o Festival do Rio.<\/p>\n Confira a seguir os destaques de ex-alunos e professores da AIC nos tr\u00eas \u00faltimos anos do festival.<\/p>\n No ano de 2015, a Mostra Competitiva do Festival do Rio<\/a> exibiu “Marrocos”, de Andrea Nero e Iajima Silena, ex-alunas do Intensivo de Document\u00e1rio F\u00e9rias<\/a>.<\/p>\n Duas produ\u00e7\u00f5es comandadas por professores da escola participaram da mostra Novos Rumos<\/strong>: \u201cIm\u00f3vel\u201d, do coordenador do Curso de Cinema<\/a>, Isaac Pipano e \u201cOutubro Acabou\u201d, dos professores Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, que lecionam no Curso de Document\u00e1rio<\/a>.<\/p>\n Em 2016, a AIC n\u00e3o s\u00f3 participou como foi premiada no Festival do Rio<\/strong>. O curta \u201cDem\u00f4nia \u2014 Melodrama em 3 Atos\u201d, produzido por Roney Freitas<\/a>, professor do curso Filmworks<\/a>, com dire\u00e7\u00e3o de Fernanda Chicolet e Cainan Baladez levou dois: Men\u00e7\u00e3o Honrosa do Juri e Melhor Curta no voto popular.<\/p>\n “Se Por Acaso”, de Pedro Freire<\/a>, Professor de Dire\u00e7\u00e3o e Atua\u00e7\u00e3o e Coordenador do curso de Forma\u00e7\u00e3o Livre em Atua\u00e7\u00e3o<\/a>, tamb\u00e9m foi exibido. O filme fala sobre o amor na adolesc\u00eancia, um menino sem m\u00e3e e crian\u00e7as zumbis.<\/p>\n J\u00e1 \u201cLove Snaps\u201d de Rafal Lessa<\/a>, professor do Curso de Forma\u00e7\u00e3o Livre em Roteiro<\/a> e Daniel Ribeiro, faturou o pr\u00eamio Felix, categoria especialmente dedicada a filmes com tem\u00e1tica LGBT.<\/p>\n Tanto o corpo docente como o discente da AIC <\/strong>marcaram presen\u00e7a na \u00faltima edi\u00e7\u00e3o do Festival do Rio<\/strong><\/a>, em 2018<\/strong>. Nesse ano, foram exibidos 84 filmes brasileiros \u2014 longas, curtas, document\u00e1rios e fic\u00e7\u00e3o. Entre eles, “Los Sil\u00eancios”, da ex-aluna Beatriz Seigner.<\/p>\n O longa de fic\u00e7\u00e3o, que chegou a Cannes<\/a>, retrata conflitos vividos na regi\u00e3o amaz\u00f4nica na fronteira entre Brasil e Col\u00f4mbia. Al\u00e9m dele, “Sempre Verei Cores no Seu Cinza”, da ex-aluna Anabela Roque, foi selecionado para a mostra Novos Rumos. O curta fala sobre a milit\u00e2ncia acad\u00eamica na UERJ.<\/p>\n Do lado dos professores, a AIC tamb\u00e9m teve dois representantes: “Morma\u00e7o”, longa de Marina Meliande, professora do Filmworks, tamb\u00e9m exibido na mostra Novos Rumos; e “Domingo”, longa de Felipe Barbosa e Clara Linhart, professora do curso de Assist\u00eancia de Dire\u00e7\u00e3o da AIC<\/a>-RJ, que participou na Mostra Competitiva.<\/p>\n No come\u00e7o do ano, a Petrobr\u00e1s anunciou o corte do patroc\u00ednio de 13 eventos culturais<\/a> ao redor do pa\u00eds. Entre eles, o Festival do Rio. Por conta disso, a 21\u00aa edi\u00e7\u00e3o, que j\u00e1 estava agendado para ser realizado entre os dias 7 e 17 de novembro, esteve amea\u00e7ada de n\u00e3o acontecer.<\/strong><\/p>\n Como forma de resist\u00eancia, a organiza\u00e7\u00e3o do evento alterou as datas do Festival, remarcado para o per\u00edodo entre 9 e 19 de dezembro, al\u00e9m de recorrer ao apoio coletivo por meio de um <\/strong>crowdfunding<\/em><\/strong><\/a>.<\/strong><\/p>\n Na p\u00e1gina do financiamento online, o Festival apresenta a sua hist\u00f3ria, oferece recompensas a quem apoia o projeto e justifica a import\u00e2ncia de sua realiza\u00e7\u00e3o n\u00e3o s\u00f3 ao mercado audiovisual, como tamb\u00e9m \u00e0 comunidade carioca:<\/p>\n “Levamos cinema onde ele n\u00e3o chega, gratuitamente, para um grande p\u00fablico com proje\u00e7\u00f5es\u00a0abertas em comunidades e tamb\u00e9m na praia”<\/em><\/p><\/blockquote>\n As inscri\u00e7\u00f5es para a edi\u00e7\u00e3o deste ano j\u00e1 est\u00e3o encerradas e a programa\u00e7\u00e3o das exibi\u00e7\u00f5es ainda n\u00e3o foi divulgada, mas vale acompanhar o site oficial do evento<\/a> e suas redes sociais<\/a> para se manter atualizado.<\/p>\n A participa\u00e7\u00e3o em festivais \u00e9 muito importante n\u00e3o s\u00f3 para quem est\u00e1 come\u00e7ando no audiovisual, como tamb\u00e9m para profissionais j\u00e1 estabilizados que desejam manter contato e visibilidade no mercado<\/strong>. Entre as op\u00e7\u00f5es oferecidas pelo cinema nacional, o Festival do Rio \u00e9 um dos mais tradicionais e que possibilita a abertura de portas no Brasil e tamb\u00e9m no exterior. Mesmo com pouco suporte, o evento se manteve firme em 2019 e est\u00e1 a poucas semanas de sua 21\u00aa edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Para continuar acompanhando outros conte\u00fados como este, siga a Academia Internacional de Cinema nas redes sociais<\/strong>: estamos no Facebook<\/a>, Instagram<\/a>, Twitter<\/a>, Linkedin<\/a> e YouTube<\/a>!<\/p>\n <\/p>\n [mautic type=”form” id=”1″]<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Felizmente, o Brasil est\u00e1 muito bem servido de festivais de cinema. Anualmente, diversas mostras competitivas e exibi\u00e7\u00f5es pagas ou gratuitas exibem filmes tanto de profissionais renomados quanto daqueles rec\u00e9m-chegados ao mercado. 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A AIC no Festival do Rio<\/h2>\n
2015<\/h3>\n
2016<\/h3>\n
2018<\/h3>\n
A edi\u00e7\u00e3o de 2019 do Festival do Rio<\/h2>\n