{"id":19748,"date":"2018-12-05T12:18:29","date_gmt":"2018-12-05T14:18:29","guid":{"rendered":"http:\/\/aicinema.site.brtloja.com.br\/?p=19748"},"modified":"2018-12-06T08:38:09","modified_gmt":"2018-12-06T10:38:09","slug":"retrospectiva-2018","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/","title":{"rendered":"Retrospectiva 2018"},"content":{"rendered":"

2018 foi intenso \u2013 entre Copa e Elei\u00e7\u00f5es, a Academia Internacional de Cinema<\/a> (AIC) teve um ano movimentado e de muitas produ\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

O ano come\u00e7ou com uma produ\u00e7\u00e3o nacional diversa, os jornais mostrando o crescimento do cinema brasileiro \u2013 num ritmo maior que a economia nacional. Nesse contexto, os filmes de professoras, professores, alunas e alunos trouxeram reflex\u00f5es sobre arte, pol\u00edtica, resist\u00eancia e sobreviv\u00eancia.<\/p>\n

Tamb\u00e9m foi ano de ir al\u00e9m do eixo Rio-S\u00e3o Paulo e inaugurar a AIC ONLINE, estendendo a mesma qualidade dos cursos presenciais a todo o pa\u00eds \u2013 ampliando os espa\u00e7os de representa\u00e7\u00e3o das diversas culturas brasileiras.<\/p>\n

Grandes nomes passaram pela AIC, em palestras e aulas especiais, fortalecendo a cont\u00ednua conversa sobre a pr\u00e1tica do audiovisual.<\/p>\n

Abaixo a gente conta um pouco de tudo o que aconteceu. E j\u00e1 come\u00e7a a contagem regressiva para 2019!<\/p>\n

Quem Esteve na AIC em 2018<\/h2>\n

Abrindo o ano letivo, a Semana de Orienta\u00e7\u00e3o<\/a> contou com palestras do diretor e montador Daniel Rezende<\/a>, das diretoras Tata Amaral<\/a> e Mini Kerti<\/a> e dos atores, diretores e professores da AIC Pedro Freire<\/a>, Vanessa Prieto<\/a> e Isadora Ferrite<\/a>.<\/p>\n

\"Semana
O montador e diretor Daniel Rezende conta para alunos e convidados da Semana de Orienta\u00e7\u00e3o, na Academia Internacional de Cinema (AIC), sobre a produ\u00e7\u00e3o do seu primeiro longa-metragem como diretor, \u201cBingo \u2013 O Rei das Manh\u00e3s\u201d. Foto Andr\u00e9 Gardenberg<\/figcaption><\/figure>\n

Para comemorar os 50 anos do cl\u00e1ssico \u201cO Bandido da Luz Vermelha\u201d a AIC recebeu a atriz e diretora Helena Ignez<\/a>, s\u00edmbolo do Cinema Marginal.<\/p>\n

O segundo semestre come\u00e7ou com a Semana de Cinema e Mercado<\/a>. A produtora executiva Carol Alckmin<\/a> e o roteirista e analista de projetos Erez Milgrom<\/a>, ambos da\u00a0O2 Filmes, abriram o ciclo de palestras em S\u00e3o Paulo e o roteirista Sergio Goldenberg<\/a> abriu a edi\u00e7\u00e3o carioca do evento. Tamb\u00e9m teve Eduardo Piagge e Tiago Mello<\/a>, da Boutique Filmes, falando sobre conte\u00fado brasileiro na Netflix; Breno Silveira<\/a>, da Conspira\u00e7\u00e3o, falando sobre o aquecimento do mercado de s\u00e9ries para TV; e Krishna Mahon e Jo\u00e3o Daniel Tikhomiroff.<\/p>\n

Ainda teve aula inaugural<\/a> do curso de document\u00e1rio com Maria Augusta Ramos e mostra especial<\/a> dedicada a documentarista; a cineasta alem\u00e3 Evelyn Schmidt<\/a> falando sobre as diferen\u00e7as de atua\u00e7\u00e3o no teatro e no cinema; a atriz e roteirista\u00a0Karine Teles<\/a> contando curiosidades sobre o filme \u201cBenzinho\u201d; e a diretora Julia Murat<\/a> no cineclube organizados pelos alunos no Rio de Janeiro.<\/p>\n

Filmes, Estreias, Festivais e Eventos<\/h2>\n

No in\u00edcio do ano, o ex-aluno Ricardo Saraiva foi selecionado para o Festival de Sundance<\/a>, e as ex-alunas J\u00e9ssica Queiroz e Andressa Matias Carvalho<\/a>, al\u00e9m de v\u00e1rios professores, para a Mostra de Tiradentes. \u201cBixa Travesty\u201d, do professor Kiko Goifman, estreou<\/a> e saiu premiado<\/a> do Festival de Berlim. \u201cLos Silencios\u201d, da ex-aluna Beatriz Seigner, selecionado para a Quinzena dos Realizadores do 71\u00ba Festival de Cannes<\/a>.<\/p>\n

\"Linn
Em suas m\u00fasicas, em seus discursos e em seu cotidiano, a vida nada f\u00e1cil de Linn da Quebrada \u00e9 apresentada no document\u00e1rio “Bixa Travesty\u201d, vencedor do pr\u00eamio de Melhor document\u00e1rio com tem\u00e1tica LGBTI no 68\u00ba Festival Internacional de Cinema de Berlim.<\/figcaption><\/figure>\n

Os filmes \u201cOuroboros<\/a>\u201d e \u201cPontos de Vista<\/a>\u201d fizeram carreira em festivais.<\/p>\n

\u201cSempre Verei Cores no Seu Cinza\u201d, de Anabela Roque, venceu a edi\u00e7\u00e3o carioca do Filmworks Film Festival<\/a> e \u201cSentir\u201d, de Olavo Ribeiro, ganhou em S\u00e3o Paulo<\/a>.<\/p>\n

O document\u00e1rio \u201cCaminho do Mar<\/a>\u201d, do roteirista e professor Bebeto Abrantes estreiou nos cinemas e o ex-aluno Gl\u00e1ucio Ayala assinou a dire\u00e7\u00e3o de fotografia do clipe \u201cIndiv\u00eddua<\/a>\u201d, de Jo\u00e3o Cavalcanti.<\/p>\n

Atrav\u00e9s do seus alunos, alunas e professores e professoras a AIC participou dos grandes festivais que fecharam o ano. \u201cEstamos todos aqui<\/a>\u201d recebeu pr\u00eamio Especial do J\u00fari em Gramado; \u201cLos Silencios\u201d e \u201cBixa Travesty\u201d receberam pr\u00eamios no Festival de Bras\u00edlia<\/a>; \u201cBuba\u201d, de Nini Cartaxo, entrou na competi\u00e7\u00e3o nacional do Curta Cinema<\/a>, al\u00e9m de filmes selecionados no Festival Internacional de Curtas-Metragens de S\u00e3o Paulo<\/a>, no Festival do Rio<\/a> e na 42\u00aa Mostra Internacional de Cinema de S\u00e3o Paulo<\/a>.<\/p>\n

Parcerias e Apoios<\/h2>\n

Em 2018 a AIC apoiou muitos festivais e cedeu muitas bolsas para diversas pessoas e institui\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Em parceria com a Associa\u00e7\u00e3o dos Profissionais do Audiovisual Negro \u2013 APAN em S\u00e3o Paulo e o Educafro no Rio de Janeiro, lan\u00e7amos uma convocat\u00f3ria<\/a> para selecionar alunas negras para o Curso Livre de Forma\u00e7\u00e3o em Roteiro<\/a> da escola.<\/p>\n

A AIC tamb\u00e9m apoiou o Instituto Criar<\/a>, a Associa\u00e7\u00e3o Vida.Com<\/a> e o Educafro<\/a>.<\/p>\n

\"\"
A cerim\u00f4nia de encerramento do Goi\u00e2nia Mostra Curtas. A Academia Internacional de Cinema, parceira do festival, premiou os melhores diretores das Mostra Brasil e Mostra Goi\u00e2nia com bolsas de estudo para cursos livres da escola. Foto Divulga\u00e7\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

A escola premiou vencedores em diversos festivais do Brasil, entre eles: o Tudo Sobre Mulheres<\/a>, o Hell de Janeiro<\/a>, o Festival de Teatro Universit\u00e1rio<\/a>, o Festival de Curtas da UERJ<\/a> e o Goi\u00e2nia Mostra Curta<\/a>.<\/p>\n

Pelo segundo ano consecutivo AIC participou do Festival de Cinema GUARNIC\u00ca, levando um time de professoras para ministrar oficinas em S\u00e3o Lu\u00eds, no Maranh\u00e3o; Os alunos da escola trabalharam no Festival do Rio e tamb\u00e9m participaram da Noite de Kino<\/a> e da Mostra Programa\u00e7\u00e3o em Curso, eventos organizados pelo Festival Internacional de curtas-metragens de S\u00e3o Paulo; os alunos se beneficiaram da parceria com o Ita\u00fa Cultural, que disponibiliza ingressos para a Mostra \u201cTer\u00e7as-Feiras de Cinema<\/a>\u201d.<\/p>\n

A AIC tornou-se parceira da ABRA<\/a> – Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Autores Roteiristas<\/a>, do STIC<\/a> \u2013 Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Ind\u00fastria Cinematogr\u00e1fica e do Audiovisual e do CTAv<\/a> \u2013 Centro T\u00e9cnico Audiovisual.<\/p>\n

Novos Cursos e AIC Online<\/h2>\n

O ano come\u00e7ou com o novo Curso T\u00e9cnico em Atua\u00e7\u00e3o para Cinema e TV<\/a>. Em agosto a AIC lan\u00e7ou<\/a> a Escola de Cinema Online, oferecendo os cursos de Roteiro<\/a>, Produ\u00e7\u00e3o, Produ\u00e7\u00e3o Executiva, Som para Cinema e TV e Edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

O sucesso foi tanto que em outubro mais quatro cursos online foram criados<\/a>: Dire\u00e7\u00e3o, Document\u00e1rio, Hist\u00f3ria do Cinema e Assist\u00eancia de Dire\u00e7\u00e3o<\/a>.<\/p>\n

Para fechar o ano, um novo curso foi lan\u00e7ado, pensando na grande expans\u00e3o do mercado brasileiro de cria\u00e7\u00e3o de s\u00e9ries de TV e em pessoas que queiram ampliar suas habilidades narrativas e de gest\u00e3o de projetos. O Curso de Cria\u00e7\u00e3o de S\u00e9ries de TV<\/a> desenvolve um perfil emergente no mercado audiovisual brasileiro: o do roteirista que elabora e acompanha todas as etapas da cria\u00e7\u00e3o e execu\u00e7\u00e3o de um projeto de s\u00e9rie para TV.<\/p>\n

Muito Mais Conte\u00fado<\/h2>\n

Em 2018 o site da AIC gerou ainda mais conte\u00fado, publicando dezenas de mat\u00e9rias sobre o mercado audiovisual, carreira, correntes cinematogr\u00e1ficas e muitos mais. Se voc\u00ea deixou de ler alguma, confira aqui os principais conte\u00fados deste ano:<\/p>\n

Tem o Guia Comparativo de Carreiras do Cinema<\/a> para quem n\u00e3o sabe qual carreira do audiovisual quer seguir. Tem mat\u00e9ria sobre o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)<\/a>, sobre cinegrafia<\/a>, fotografia<\/a>, showrunner, tamb\u00e9m falamos sobre as diferen\u00e7as entre Filmmaker e Videomaker<\/a> e entre filmes de fic\u00e7\u00e3o e document\u00e1rio<\/a>. Tem text\u00e3o sobre dramaturgia<\/a>, document\u00e1rios brasileiros<\/a> e at\u00e9 ensinando como fazer filme<\/a>. E-book com calend\u00e1rio, para baixar e guardar, sobre festivais nacionais<\/a>; entrevista especial sobre Realidade Virtual<\/a>, Produ\u00e7\u00e3o Executiva<\/a> e Atua\u00e7\u00e3o<\/a> para cinema.<\/p>\n

Para as profissionais mulheres \u2013 e homens antenados – tem artigo especial e inspirador falando sobre representatividade<\/a> no audiovisual, teste de Bechdel<\/a> e entrevista com a atriz e diretora Sabrina Greve<\/a>.<\/p>\n

Por fim, a s\u00e9rie incr\u00edvel de artigos sobre os movimentos cinematogr\u00e1ficos, com textos sobre o Expressionismo Alem\u00e3o<\/a>, o Neorrealismo Italiano<\/a>, a Nouvelle Vague<\/a>, o Cinema Novo<\/a>, o Cinema Sovi\u00e9tico<\/a> \u00a0e Dogma 65.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

2018 foi intenso \u2013 entre Copa e Elei\u00e7\u00f5es, a Academia Internacional de Cinema (AIC) teve um ano movimentado e de muitas produ\u00e7\u00f5es. O ano come\u00e7ou com uma produ\u00e7\u00e3o nacional diversa, os jornais mostrando o crescimento do cinema brasileiro \u2013 num ritmo maior que a economia nacional. Nesse contexto, os filmes de professoras, professores, alunas e …<\/p>\n

Retrospectiva 2018<\/span> Leia mais »<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":23,"featured_media":19753,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[308,305],"tags":[],"acf":[],"yoast_head":"\nRetrospectiva 2018 - Academia Internacional de Cinema (AIC)<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Retrospectiva 2018 - Academia Internacional de Cinema (AIC)\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"2018 foi intenso \u2013 entre Copa e Elei\u00e7\u00f5es, a Academia Internacional de Cinema (AIC) teve um ano movimentado e de muitas produ\u00e7\u00f5es. O ano come\u00e7ou com uma produ\u00e7\u00e3o nacional diversa, os jornais mostrando o crescimento do cinema brasileiro \u2013 num ritmo maior que a economia nacional. Nesse contexto, os filmes de professoras, professores, alunas e … Retrospectiva 2018 Leia mais »\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Academia Internacional de Cinema (AIC)\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2018-12-05T14:18:29+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2018-12-06T10:38:09+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2018\/12\/banner-2018-preto_retrospectiva.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"2000\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"680\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"bertholdo_adm\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"bertholdo_adm\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"7 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/\",\"name\":\"Retrospectiva 2018 - Academia Internacional de Cinema (AIC)\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2018-12-05T14:18:29+00:00\",\"dateModified\":\"2018-12-06T10:38:09+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Retrospectiva 2018\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/\",\"name\":\"Academia Internacional de Cinema (AIC)\",\"description\":\"Fa\u00e7a parte da comunidade AIC. Alunos e professores percorrem festivais e trilham hist\u00f3rias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956\",\"name\":\"bertholdo_adm\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"bertholdo_adm\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/bertholdo.com.br\"],\"url\":\"https:\/\/www.aicinema.com.br\/author\/bertholdo_adm\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Retrospectiva 2018 - Academia Internacional de Cinema (AIC)","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Retrospectiva 2018 - Academia Internacional de Cinema (AIC)","og_description":"2018 foi intenso \u2013 entre Copa e Elei\u00e7\u00f5es, a Academia Internacional de Cinema (AIC) teve um ano movimentado e de muitas produ\u00e7\u00f5es. O ano come\u00e7ou com uma produ\u00e7\u00e3o nacional diversa, os jornais mostrando o crescimento do cinema brasileiro \u2013 num ritmo maior que a economia nacional. Nesse contexto, os filmes de professoras, professores, alunas e … Retrospectiva 2018 Leia mais »","og_url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/","og_site_name":"Academia Internacional de Cinema (AIC)","article_published_time":"2018-12-05T14:18:29+00:00","article_modified_time":"2018-12-06T10:38:09+00:00","og_image":[{"width":2000,"height":680,"url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-content\/uploads\/2018\/12\/banner-2018-preto_retrospectiva.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"bertholdo_adm","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"bertholdo_adm","Est. tempo de leitura":"7 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/","name":"Retrospectiva 2018 - Academia Internacional de Cinema (AIC)","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website"},"datePublished":"2018-12-05T14:18:29+00:00","dateModified":"2018-12-06T10:38:09+00:00","author":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/retrospectiva-2018\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Retrospectiva 2018"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#website","url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/","name":"Academia Internacional de Cinema (AIC)","description":"Fa\u00e7a parte da comunidade AIC. Alunos e professores percorrem festivais e trilham hist\u00f3rias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/212b69ec988b1ad61c7a74b94371e956","name":"bertholdo_adm","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/3a1a6f1450562932f7dba52d35d55f02?s=96&d=mm&r=g","caption":"bertholdo_adm"},"sameAs":["http:\/\/bertholdo.com.br"],"url":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/author\/bertholdo_adm\/"}]}},"amp_enabled":true,"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/19748"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/23"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=19748"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/19748\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/19753"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=19748"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=19748"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=19748"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}