{"id":10801,"date":"2015-01-15T10:11:55","date_gmt":"2015-01-15T12:11:55","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=10801"},"modified":"2015-01-15T10:11:55","modified_gmt":"2015-01-15T12:11:55","slug":"curso-novo-tv-da-criacao-a-realizacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/curso-novo-tv-da-criacao-a-realizacao\/","title":{"rendered":"CURSO NOVO: TV \u2013 da Cria\u00e7\u00e3o \u00e0 Realiza\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"
Criar um programa de TV com formato in\u00e9dito e inventivo, linguagem inovadora e pertinente \u00e9 uma tarefa que exige expertise. Ainda mais em tempos de YouTube, v\u00eddeos sobre demanda e tantas outras m\u00eddias e ferramentas facilitadoras.<\/p>\n
\u201cO mercado de produ\u00e7\u00e3o audiovisual est\u00e1 em plena transi\u00e7\u00e3o. Do modelo de neg\u00f3cio e dos h\u00e1bitos de consumo. A novidade \u00e9 que nunca se consumiu nem produziu tanto\u201d, conta Rodrigo Pimenta, ex-gerente de promo e gr\u00e1ficos da MTV e coordenador do novo curso da Academia Internacional de Cinema<\/a> (AIC): TV \u2013 da Cria\u00e7\u00e3o \u00e0 Realiza\u00e7\u00e3o<\/b>.<\/p>\n O curso foi criado para atender justamente essa demanda e qualificar profissionais que j\u00e1 atuam no mercado ou estudantes que pretendem entrar nesse segmento. O objetivo \u00e9 capacitar os alunos a exercerem as diferentes fun\u00e7\u00f5es que envolvem um programa de TV, enfatizando o processo de cria\u00e7\u00e3o.<\/p>\n \u201cA inten\u00e7\u00e3o \u00e9 simular um ambiente real de um canal de TV, onde os alunos trabalham em grupos e criam um programa, passando por todas as fases: defini\u00e7\u00e3o dos conceitos do programa, reda\u00e7\u00e3o de roteiros, produ\u00e7\u00e3o de piloto, chamadas, or\u00e7amentos e decis\u00f5es executivas, at\u00e9 a veicula\u00e7\u00e3o das pe\u00e7as\u201d, conta Rodrigo.<\/p>\n Rodrigo Pimenta \u00e9 Diretor de Arte e designer, formou-se na Escola de Comunica\u00e7\u00e3o e Artes da USP e fez mestrado de Artes na London College of Printing.\u00a0 Foi gerente de Promo e Gr\u00e1ficos na MTV Brasil, participou da equipe fundadora da Ag\u00eancia Click, primeira ag\u00eancia de internet do Brasil, montou a MiniEstudio e desde ent\u00e3o atende diversos clientes, entre eles: MTV, Nickelodeon, VH1, Globo, Futura, GNT, Boomerang, Bossa Nova, Prodigo, Mixer, Quanta Post, Flint Brasil, Fischer&Friends, Sesc, SP Fashion Week, Natura, Red Bull, Viacom, A&E, Discovery Networks, HBO, etc.\u00a0Confira a entrevista com Rodrigo e o que ele revela sobre o curso…<\/b><\/p>\n Conte um pouco sobre o curso e seus diferenciais? \u00c9 um curso bem ambicioso no escopo e que ir\u00e1 focar no processo da constru\u00e7\u00e3o do conte\u00fado, atravessando todas as etapas da realiza\u00e7\u00e3o (ideia, formata\u00e7\u00e3o, pitching, roteiros, pr\u00e9-produ\u00e7\u00e3o, produ\u00e7\u00e3o e finaliza\u00e7\u00e3o, entradas ao vivo, apresenta\u00e7\u00e3o, promo) com objetivo e desafio de entrega de um produto final.<\/p>\nEntrevista<\/b><\/h4>\n
\n<\/i><\/b>Rodrigo Pimenta:<\/b> Como o nome j\u00e1 diz, o curso apresenta uma proposta “m\u00e3o na massa” para a concep\u00e7\u00e3o e realiza\u00e7\u00e3o de um programa de TV de grade, nos moldes da programa\u00e7\u00e3o que realiz\u00e1vamos na MTV Brasil. Vamos explorar o modelo de cria\u00e7\u00e3o, produ\u00e7\u00e3o e realiza\u00e7\u00e3o que desenvolvemos, calcado em boas ideias, formatos espertos, apresentadores talentosos, produ\u00e7\u00e3o enxuta, design de qualidade, inova\u00e7\u00e3o no uso de equipamentos e na linguagem.<\/p>\n