Direção de Arte: Conexão com Artes Visuais
Direção de Arte: Conexão com Artes Visuais
Descubra as diferentes vertentes da Direção de Arte para além dos processos tradicionais do cinema e streaming, explorando também o teatro e as artes visuais.
Durante as 7 aulas do curso “Direção de Arte: Conexões com Artes Visuais”, o aluno mergulha no processo criativo por trás de cada projeto, identificando as intenções da direção de arte em obras de cinematografia tanto clássica quanto contemporânea.
Através da análise de longas-metragens e séries, compreende as escolhas visuais que impulsionam a narrativa, explorando como a identidade de um produto seriado é desenvolvida, bem como seu diálogo com o público, com a fotografia, direção em diferentes gêneros cinematográficos.
Além do cinema, o professor demonstra as técnicas de mapeamento de vídeo e videomapping, incorporando sua aplicação na cena teatral e em vídeo instalações. Cada uma dessas ferramentas é estudada, partindo do seu uso em uma obra específica como referência.
Ao término do curso, os alunos desenvolvem projetos de direção para longas-metragens, séries audiovisuais ou vídeo instalações. Esses projetos, individuais ou em grupo, são apresentados visualmente para a turma, desde a fase de pesquisa até o conceito de arte.
O que você vai aprender
-
Explore as diferentes possibilidades de conexão entre a direção de arte e as artes visuais
-
Entenda como criar um projeto de direção de arte a partir do roteiro
-
Aprenda técnicas de videomapping para aplicação em cena e vídeo instalação
-
Desenvolva um projeto de arte, individual ou coletivo, para um longa-metragem ou uma série
ScreenCraft Workshop
Os cursos ScreenCraft oferecidos pela Academia Internacional de Cinema (AIC) são projetados para enriquecer o repertório, fornecer ferramentas e promover novas reflexões em áreas específicas do universo audiovisual. Com curta duração, cineastas renomados trazem seu profundo conhecimento e experiências reais e práticas dos desafios e soluções enfrentados por eles nas produções.
INVESTIMENTO:
Em até 10x de R$296,00
Olhar geral sobre as obras a serem analisadas no curso, apresentação sobre o processo criativo comum entre elas. Formas de se aproximar de um roteiro e reunir elementos visuais que se comuniquem com a obra. Análise de obras de cinematografia clássica e contemporânea e de que maneira podemos ler a intenção da direção de arte nelas.
Análise de dois projetos de longa-metragem nacionais, “Cidade Pássaro” e “Mar de Dentro”, os desafios de cada um, as escolhas visuais para a construção destes universos, o diálogo com a fotografia e a direção.
Análise de dois projetos de série nacionais, “Feras” (1ª temporada) e “Mal Me Quer” (2ª e 3º temporadas). Formas de desenvolver a identidade de um produto seriado, diálogo com público alvo e obras de gênero.
Desenvolvimento de projetos individuais ou coletivos, baseados em obras selecionadas. Serão apresentadas opções de obras para adaptações para longa-metragem ou série audiovisual. À partir das obras selecionadas a turma irá se dividir em grupos ou individualmente irão iniciar a preparação da apresentação que será realizada na última aula.
Finalização dos projetos para apresentação
Apresentação dos projetos pela turma, etapa de pitching de cada projeto, com apresentação visual do material de pesquisa e conceito de arte.
Análise das apresentações pela turma, como foi seu processo de pesquisa, aprendizados da realização da proposta de arte, diálogo com as pesquisas da turma.
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO UFRJ) e formado em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema, dirigiu o curta-metragem Variações sobre um mesmo tema em 2011.
Atualmente trabalha no curta-metragem de animação Prelúdio em Si, vencedor dos prêmios Estímulo Curta-Metragem 2013 e Carmen Santos de Cinema 2013, trabalhando como diretor e animador.
Desenvolve videocenário para shows, óperas e peças teatrais: criou projetos para diretores como Felipe Hirsch e Leonardo Moreira entre outros.
No Theatro Municipal do Rio, criou vídeos e videomapping para óperas como Carmen, AIDA, Rigolletto e La Boheme e videocenário para a turnê Zii e Zee, de Caetano Veloso.
Desenvolve trabalhos em diversas áreas de produção de imagem: direção de arte para cinema, videoinstalação, videomapping, cenários multimídia, design gráfico, motion design e ilustração.
Integrou a comissão de seleção do Prêmio Estímulo de Curta-Metragens 2012, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Membro do júri do 12º Curta Santos de curta-metragem (2014).
Membro do Júri Profissional do Festival Anima Mundi desde 2009.
Finalista do Prêmio Noite Rio 2013, categoria Melhor VJ.
Prêmio de Melhor Projeto de Curta-Metragem, oferecido ABD-SP e Festival Latino Americano de Cinema 2013.
Seu trabalho Ilusionismo foi selecionado pela III Mostra Live Cinema (SESC Pompéia-SP), em 2012 participou como videoartista convidado, da mostra Curta Cinema com a obra Caleidoscópias com as artistas Paola Barreto e Simone Rodrigues com curadoria de Andrea Cals (no CCJF- Rio).
Ministra oficinas sobre imagem em movimento, com foco em vídeo experimental e videomapping.
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.