Retrospectiva 2019: confira tudo que rolou na AIC!

A retrospectiva 2019 da Academia Internacional de Cinema (AIC) demonstra a importância de criar canais de diálogo entre nossos alunos, professores e profissionais de destaque no mercado cinematográfico é inestimável.

Ao longo do ano, tivemos a oportunidade de receber vários nomes que representaram uma lufada de ar puro para a produção da nossa escola e de profissionais em geral.

Os temas que foram debatidos cobrem quase todas as áreas do mercado do audiovisual: roteiros, aspectos técnicos de filmagem, edição, finalização e distribuição dos filmes. Recebemos diretores, produtores, atores e muitos outros profissionais do mercado cinematográfico e publicitário.

Abaixo, você confere a retrospectiva 2019 da AIC, como o que aconteceu de melhor por aqui ao longo do ano que se encerra. Confira!

Retrospectiva 2019 da AIC: quem esteve na Academia

A importância de criar canais de diálogo entre nossos alunos, professores e profissionais de destaque no mercado cinematográfico é inestimável. Ao longo de 2019, tivemos a oportunidade de receber vários nomes que representaram uma lufada de ar puro para a produção da nossa equipe e de profissionais em geral.

Os temas que foram debatidos cobrem quase todas as áreas do mercado do audiovisual: roteiros, aspectos técnicos de filmagem, edição, finalização e distribuição dos filmes. Assim, recebemos diretores, produtores e outros profissionais ligados ao mercado cinematográfico e publicitário.

Separamos, abaixo, algumas das pessoas que protagonizaram esses momentos. Várias outras ficaram de fora desta lista, o que não significa que não tenham nos oferecido uma troca intelectual de altíssimo nível.

Karine Teles

Karine é roteirista e atriz, tendo sido premiada no Festival de Gramado em 2018 pela sua atuação no filme Benzinho (2018), dirigido por Gustavo Pizzi e do qual foi também roteirista. Ela se reuniu com os alunos do nosso Curso de Férias de Atuação Para Cinema e TV e discutiu técnicas e ideias de atuação que culminaram na premiação.

Karine começou a atuar muito nova, estreou no cinema em “Madame Satã” (2002), de Karim Aïnouz. Também é conhecida pelos filmes “Que horas ela volta? ”, de Anna Muylaert e “Fala Comigo”, de Felipe Sholl. Recentemente atuou em “Bacurau”, que acaba de ser lançado nas plataformas digitais.

Carolina Jabor

Sempre trabalhando com importantes nomes do cinema nacional e internacional, Carolina Jabor é diretora de cinema e sócia da produtora Conspiração Filmes. Lá, produz conteúdos para marcas, vídeos publicitários e outras criações audiovisuais.

Em noite chuvosa, a profissional falou para um auditório cheio e empolgado. Abordou a natureza colaborativa do cinema, comentou seu filme Aos Teus Olhos (2018), exibido antes do bate-papo, e elogiou a iniciativa da AIC. Segundo a diretora, sua geração teve que aprender na prática, sem acesso às oportunidades de trabalho que uma escola propicia.

A Conspiração Filmes também é conhecida pelo seu envolvimento com a música nacional, tendo produzido alguns dos clipes e documentários mais icônicos de artistas brasileiros como Gilberto Gil, O Rappa, Marisa Monte e Anitta.

Camila Mardila

Camila contou um pouco de sua história durante a Semana de Orientação da Academia Internacional de Cinema (AIC) de São Paulo. Tradicionalmente, esse evento abre nossos anos letivos oferecendo intercâmbio de ideias entre profissionais reconhecidos e nossos alunos.

A atriz falou da sua relação com a Publicidade nos primeiros anos de estudo. Seu talento para a atuação a colocou em papel de liderança ao suprir a lacuna entre a formação publicitária e a carência de profissionais para dirigir atores, nesse ramo.

Ela também comentou os bastidores das gravações do filme Que Horas Ela Volta? (2015) e a premiação que a atuação no longa rendeu no Festival de Sundance. Camila comentou, ainda, seus processos de composição de personagem e a maneira como pensa as técnicas de atuação.

Kiko Goifman

O documentarista mineiro abriu a edição do Curso de Documentário da Academia Internacional de Cinema de 2019. Kiko Goifman é reconhecido no Brasil e no exterior por filmes como 33 (2004), em que documenta a busca por sua própria mãe biológica, e Bixa Travesti (2018), em que conta a história da artista transexual Linn da Quebrada.

Na aula, Kiko ofereceu sua visão pessoal sobre as técnicas documentais. Também comentou a concepção e a execução de suas obras mais conhecidas.

Bruno Beauchamps

O renomado produtor paulista atua também como distribuidor de filmes, e foi figura de destaque na Semana de Cinema e Mercado da Academia Internacional de Cinema.

Muito disposto a abrir a caixa preta das práticas comerciais que impulsionam as criações cinematográficas, Bruno esclareceu quais são a lógica e as regras de comercialização de filmes. Além disso, ele abordou o momento de mudança política no Brasil e como isso pode impactar a criação e a venda de filmes no país e para fora dele.

Sylvia Palma

Sylvia é vice-presidente da Associação Brasileira de Roteiristas (ABRA) e também marcou presença na Semana de Cinema e Mercado da Academia. Sua pauta foi a defesa da importância de órgãos e associações para o crescimento do cinema brasileiro.

A roteirista abordou também a teledramaturgia brasileira e discursou sobre pontos ainda obscuros ou polêmicos a respeito dos direitos autorais dos roteiristas. O vídeo da palestra pode ser conferido na íntegra, no site da AIC.

Thiago Dottori

Na mesma linha de pensamento de Sylvia está o roteirista Thiago Dottori. Ele reiterou o papel das organizações de roteiristas e, nas suas próprias palavras, deu “dicas que gostaria de ter ouvido quando estava começando no cinema”.

Thiago também abordou a conduta profissional na categoria, dando destaque para a cobrança de valores dignos pelo trabalho, a assinatura de contratos e outros aspectos formais que fazem a diferença.

De quais festivais, prêmios e eventos participamos

Para nós, da Academia Internacional de Cinema, o ano de 2019 foi especial por uma série de razões. Primeiro, porque completamos 15 anos formando artistas para o mercado audiovisual, uma marca que nos enche de orgulho e satisfação.

Desde 2004 até hoje, encaramos de frente e com otimismo nossos erros e acertos, o que nos ajudou a trilhar o caminho de sucesso da nossa instituição.

Acompanhando essas festividades, decidimos atualizar o logotipo e a identidade visual da escola. A nova linguagem leva em consideração a necessidade de nos expressarmos melhor digitalmente, tornando nosso conteúdo disponível para ser consumido em novas mídias e, por conseguinte, por mais pessoas.

Foi o que aconteceu quando decidimos repaginar também o nosso canal no YouTube. Lá, passamos a postar vídeos que aproximam os espectadores do universo do cinema, assim como da rotina de estudos e práticas da AIC. Estabelecemos o objetivo de detalhar melhor os cursos que oferecemos, além de disponibilizar conteúdo crítico sobre cinema.

Em agosto, aconteceu a 10ª edição do Filmworks Film Festival, mostra competitiva de curtas-metragens organizada nas dependências da escola para que nossos alunos divulguem seu trabalho. O evento aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo, e foram exibidos mais de 50 filmes, que concorreram em 12 categorias.

Também abrimos vagas para o nosso novo Curso Intensivo de Férias Cinema Teens. Ele vai acontecer entre os dias 27 de janeiro e 9 de fevereiro, aqui na AIC e na Escola Carolina Patrício, na unidade da Barra da Tijuca. Se você é mãe ou pai de adolescentes com talento para o vídeo, veja nossa página de inscrição!

E se você quer pleitear bolsas integrais ou parciais para estudar cinema com a gente, saiba que já está aberto o nosso programa de bolsas de estudos. As inscrições ficam abertas até o dia 12 de janeiro, e você pode conferir o regulamento no nosso site.

Filmes e estreias que contaram com nossos alunos e professores

Se fôssemos enumerar todas as participações dos nossos professores e alunos em festivais de cinema no Brasil e no exterior, este texto ficaria muito maior que o razoável. Foram estreias, premiações e iniciativas de todos os tipos, que abrilhantaram nossa escola e encheram a AIC de orgulho.

Como sempre gostamos de destacar, os cursos da Academia Internacional de Cinema têm ênfase prática, e ano após ano isso se faz sentir na performance dos nossos corpos docente e discente no mercado audiovisual.

Três das nossas professoras ministraram cursos na Mostra de Cinema de Tiradentes, que também contou com a participação de dez pessoas da AIC, entre alunos e professores. Todos eles tiveram papel de destaque na criação ou na produção dos filmes exibidos. A professora Jô Serfaty recebeu prêmio como destaque feminino da mostra.

Nosso coordenador Isaac Pipano defendeu sua tese de doutorado em que critica o regime de representação no cinema do século XX e seus desdobramentos para a pedagogia da Sétima Arte no Brasil.

O ex-aluno da AIC Abel Vargas tem se destacado no mercado de efeitos visuais na cidade de Vancouver, Canadá. Abel não apenas tem uma longa história de envolvimento profissional com a Academia, como foi também o nosso primeiro aluno. Sua carteirinha de matrícula, que guarda até hoje, leva o número 001.

Em um artigo-entrevista, ele fala dos caminhos tortuosos que teve que seguir para conquistar o mercado VFX, os anos de formação e a bonança profissional que tem tomado conta da sua carreira na pós-produção. Hoje, ele recebe convites para atuar inclusive em filmes hollywoodianos.

Houve também a estreia do filme Longe (2019), da aluna Mariana Stolze. A equipe técnica desse filme foi toda composta por mulheres, sendo boa parte delas LGBTQI+. O filme é uma excelente e reflexiva obra de um coletivo feminino cujas integrantes se conheceram na AIC.

O que há de novo no site da AIC

Quem acompanha o blog da Academia Internacional de Cinema sabe que escrevemos com frequência sobre festivais e acontecimentos do mercado audiovisual. Sempre nos esforçamos para comentar os principais eventos do circuito comercial e também dos filmes independentes.

Em 2019, nossos artigos passaram a abordar também conteúdos didáticos sobre a prática do cinema, sua história e seus desdobramentos. Em outras palavras, passamos a dedicar muitas linhas por mês à História do Cinema, a listas de indicações de filmes clássicos e a dicas para facilitar e inspirar a criação dos nossos alunos e do público em geral.

Alguns artigos mereceram destaque, como aqueles em que traçamos a história de Hollywood desde a Era de Ouro até os modernos blockbusters, e quando esmiuçamos o estilo de direção de Darren Aaronofski.

Mas não nos restringimos à teia de relações e estéticas que regem os filmes comerciais. Também fizemos uma lista dos filmes franceses que todo apreciador de cinema deve conhecer, abordamos os roteiros de filmes europeus e contamos a História do Cinema Brasileiro.

Para fazer justiça à genialidade das figuras femininas no cinema do nosso país, escrevemos um artigo sobre as mulheres pioneiras do cinema brasileiro, que foi sucesso entre leitoras e leitores de todos os gêneros.

Essas abordagens teóricas e didáticas fizeram muito sucesso e, por conta do enorme engajamento do público em nosso site, devem seguir firmes no ano de 2020.

Há algum outro tema que você gostaria de sugerir para artigos futuros? Se sim, escreva para nós nos comentários. A sua participação é muito importante para o sucesso do nosso conteúdo.

O desenvolvimento do cinema brasileiro em 2019, assim como a atuação da AIC nos ramos de ensino, criação e produção nesse mercado, nos enche de esperanças de que o ano de 2020 será brilhante nesse sentido.

Se depender dos nossos esforços enquanto instituição, tomaremos como nosso o dever de atuar pedagógica e politicamente pelo desenvolvimento do pensamento, da criação, da produção e da venda das obras do cinema brasileiro em mercados nacionais e internacionais. Esperamos que, ao fim do próximo ano, tenhamos tantas novidades interessantes quanto agora, nesta retrospectiva 2019 da AIC!

Se quiser continuar lendo e fazendo parte dessa história, cadastre-se na nossa newsletter. Assim, você fica sabendo em primeira mão toda vez que um conteúdo interessante aparecer no nosso blog. Também vai receber descontos, informações sobre eventos gratuitos e novos cursos nas mais diversas áreas do audiovisual!

 


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos


Pentagrama Consultoria e Sistemas