Academia Internacional de Cinema (AIC)

Programação Semanal com a ex-aluna Bruna Barbosa

Bruna Barbosa

Aluna da segunda turma do Filmworks do Rio de Janeiro, Bruna Barbosa, diretora e produtora audiovisual, comandará uma programação semanal no Instagram da Academia Internacional de Cinema (AIC), produzindo conteúdos que tragam a luz o cinema e outros conteúdos audiovisuais produzidos por profissionais não brancos, além de trazer assuntos urgentes e necessários para a comunidade.

Hoje, 20 de novembro, é o dia da Consciência Negra, data criada para refletir sobre o racismo estrutural no Brasil e para relembrar a luta diária na qual todos devem se engajar. Portanto, lançar essa programação neste dia é muito importante para a AIC, por reconhecermos que o audiovisual nacional ainda é constituído por uma estrutura de branquitude que necessita ser desconstruída e refabulada para narrativas plurais e outros fazeres, incluindo a própria AIC.

Lançamos esta iniciativa sabendo que este é um compromisso para o ano inteiro: falarmos sobre negritude e racismo, e que estamos sempre e progressivamente caminhando na direção de um espaço mais diverso e inclusivo.

Bruna, que foi colaboradora do Instituto Dona de Si, trabalhando como assistente de conteúdo e pesquisadora na Coluna Dona de Si da Revista Vogue Brasil, com foco na valorização da visibilidade de mulheres e pessoas não brancas, também é membro do Coletivo DAFB de mulheres e pessoas trans no departamento de fotografia, fazendo parte  de diversos debates e reuniões com outras associações como ABC , APAN e Sindcine em busca de mais igualdade dentro e fora do set.

Sempre engajada em tentar agregar o corpo discente atual e já formado, seja em trabalhos coletivos ou na conscientização da disparidade racial de oportunidades de trabalho no meio, Bruna irá dividir conosco um pouco da sua experiência e trará referencias essências para essa construção de um espaço antirracista.

Bruna vai trazer questões para refletir e debater sobre a responsabilidade social do Cinema pós pandemia. Afinal, “o novo normal do Cinema é a responsabilidade ética com olhar atento à desigualdade”, diz Bruna, que a partir de quinta (26) estará no Instagram da AIC. Não perca!

Sair da versão mobile