Academia Internacional de Cinema (AIC)

Produção de conteúdos originais pelo Netflix

Com o crescimento e a popularização dos serviços de streaming, que o consumidor pode contratar para assistir a quantos filmes e séries quiser no conforto de sua casa – seja na televisão, no computador ou no celular – empresas como a Netflix cada vez mais buscam se destacar nesse mercado, produzindo conteúdos originais.

Binge-watching siginifica fazer uma maratona de Netflix assistindo uma série compulsivamente.

A demanda por materiais gera oportunidades de investimentos, no Brasil e no mundo, principalmente no segmento de seriados. Enquanto os estúdios hollywoodianos precisam apostar em blockbusters, com produções multimilionárias para atrair o público aos cinemas, os serviços de streaming conseguem oferecer por valores acessíveis uma variedade enorme de programas. Isso facilita o que se chama de binge-watching (algo como maratonar uma série de maneira quase compulsiva), o que faz com que muitas séries tenham milhares de fãs e batam recordes de audiência.

De acordo com a porta-voz da Netflix, aproveitando a onda do sucesso que obteve com produções originais nos últimos anos, a empresa tem grandes perspectivas de investimento nesse tipo de conteúdo em 2019, trabalhando em histórias de todos os lugares do mundo para agradar aos mais diversos públicos. “No Brasil, foram anunciados cerca de dez projetos para o próximo ano – entre eles a volta de 3% (terceira temporada), Samantha! e O Mecanismo, além das inéditas Coisa Mais Linda, O Escolhido, Spectros, Sintonia (criada por Kondzilla | ex-aluno da AIC) e A Facção”.

Procura-se: contadores de histórias

Lacey Duke and Kwaku Alston, diretora e diretor de fotografia do vídeo “A Great Day in Hollywood”. manifesto de empoderamento à liderança negra lançado pelo Netflix.

O processo de escolha das produções originais da Netflix se baseia, sobretudo, na qualidade dos projetos. “Nós procuramos contadores de história talentosos, apaixonados por compartilhar seus contos com outras pessoas, de uma forma autêntica e que ofereça aos nossos membros interesse genuíno, independente de onde eles estejam”, afirma a porta-voz da empresa. O serviço oferece aos seus 130 milhões de assinantes filmes e séries dos gêneros mais diversos, para agradar a todos os gostos.

Há espaço para ficção e documentário, com um catálogo de produções variado que vai do drama à comédia, passando pelo terror, suspense, ficção científica, fantasia e romance. “No Brasil, por exemplo, temos 3%, uma série distópica; Samantha!, uma sitcom. Em 2019, estrearemos o thriller sobrenatural O Escolhido, roteirizado pelos autores de fantasia Raphael Draccon e Carolina Munhóz, e o drama de época Coisa Mais Linda”, declara a empresa. Os ideais adotados pela Netflix se refletem no conteúdo. “Acreditamos em igualdade e diversidade, e para isso, investimos em produções para todos os públicos, dando voz a todos. Recentemente, produzimos o vídeo A Great Day in Hollywood, com a participação de profissionais negros da plataforma, entre roteiristas, diretores, produtores e atores.”

Mercado em ascenção

Capa da Revista The Economist, de junho/julho de 2018.

A expectativa de crescimento do mercado é muito positiva, já que o público tem se voltado cada vez mais ao serviço, com a popularização dos dispositivos móveis. De acordo com a revista britânica “The Economist”, a Netflix investiu em 2018 em suas produções originais mais do que qualquer grande estúdio de Hollywood, com valores entre 12 e 13 bilhões de dólares. Atualmente, são centenas de filmes e séries em produção, em diversos países do mundo.

Nesse contexto, embora as produções originais brasileiras na Netflix ainda ocupem uma proporção tímida – com relação às norte-americanas, por exemplo – há muito potencial a ser explorado. “Nosso investimento em conteúdo original brasileiro é crescente e a longo prazo, mas temos um relacionamento produtivo e frutífero com os produtores independentes do país. E isso já pode ser visto em nossa plataforma, com uma oferta diversificada de conteúdos, para que os membros brasileiros continuem encontrando novos conteúdos sempre.”

Segundo a porta-voz da Netflix, a empresa está comprometia com o mercado brasileiro. “Nosso objetivo é facilitar e fomentar a produção de cultura brasileira, feita e criada por brasileiros e desenhada para os próprios brasileiros, porque acreditamos que boas histórias podem vir de qualquer lugar e, se forem verdadeiramente boas, vão viajar aos quatro cantos do mundo. E alguns dos melhores criadores de conteúdo do mundo estão no Brasil.”

O que esperar para 2019

Confira algumas séries originais Netflix que já estão com novas temporadas garantidas para este ano:

 

Conheça o curso da AIC sobre Criação de Séries de TV 

 

*Pesquisa e texto por Katia Kreutz. Foto por freestocks.com (unsplash.com). 

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