Academia Internacional de Cinema (AIC)

Produção de conteúdos originais pelo Netflix

O crescimento e a popularização dos serviços de streaming, os quais o consumidor pode contratar para assistir a quantos filmes e séries quiser, no conforto de sua casa — por meio da televisão, do computador ou do celular —, já é uma realidade. Para lidar com as novas concorrências, empresas já estabelecidas no mercado, como a Netflix, cada vez mais investem na produção de conteúdos originais.

No Brasil, foram anunciados cerca de dez projetos para os próximos anos — entre eles a volta de 3%, Samantha! e O Mecanismo, além de A Coisa Mais Linda, O Escolhido, Spectros, Sintonia (criada por Kondzilla, ex-aluno da AIC) e A Facção.

A demanda por esses materiais gera oportunidades de investimentos, no Brasil e no mundo, principalmente no segmento de seriados. Enquanto os estúdios hollywoodianos precisam apostar em blockbusters, com produções multimilionárias para atrair o público aos cinemas, os serviços de streaming conseguem oferecer por valores acessíveis uma variedade enorme de programas.

Isso facilita o que se chama de binge-watching (algo como maratonar um programa de maneira quase que compulsiva), o que faz com que muitas séries tenham milhares de fãs e batam recordes de audiência.

De acordo com a porta-voz da Netflix, aproveitando a onda do sucesso que obteve com produções originais nos últimos anos, a empresa não pretende mudar essa estratégia nos próximos anos, trabalhando em histórias de todos os lugares do mundo para agradar aos mais diversos públicos.

Procura-se: contadores de histórias

Os ideais adotados pela Netflix se refletem no conteúdo. “Acreditamos em igualdade e diversidade, e, para isso, investimos em produções para todos os públicos, dando voz a todos. Recentemente, produzimos o vídeo A Great Day in Hollywood, com a participação de profissionais negros da plataforma, entre roteiristas, diretores, produtores e atores”.

O processo de escolha das produções originais da Netflix se baseia, sobretudo, na qualidade dos projetos. “Nós procuramos contadores de história talentosos, apaixonados por compartilhar seus contos com outras pessoas, de uma forma autêntica e que ofereça aos nossos membros interesse genuíno, independente de onde eles estejam”, afirma a porta-voz da empresa. O serviço oferece aos seus 139 milhões de assinantes ao redor do mundo filmes e séries dos gêneros mais diversos, para agradar a todos os gostos.

Há espaço para ficção e documentário, com um catálogo de produções variadas, que vão do drama à comédia, passando pelo terror, suspense, ficção científica, fantasia e romance. “No Brasil, por exemplo, temos 3%, uma série distópica, e Samantha!, uma sitcom. Em 2019, estreamos o thriller sobrenatural O Escolhido, roteirizado pelos autores de fantasia Raphael Draccon e Carolina Munhóz, e o drama de época Coisa Mais Linda”, declara a empresa.

 

Mercado em ascenção

Capa da Revista The Economist, de junho/julho de 2018.

A expectativa de crescimento do mercado é muito positiva, já que o público tem se voltado cada vez mais ao serviço, com a popularização dos dispositivos móveis. De acordo com a revista britânica The Economist, a Netflix investiu em 2018 em suas produções originais mais do que qualquer grande estúdio de Hollywood, com valores entre 12 e 13 bilhões de dólares. Atualmente, são centenas de filmes e séries em produção, em diversos países do mundo.

Nesse contexto, embora as produções originais brasileiras na Netflix ainda ocupem uma proporção tímida — com relação às norte-americanas, por exemplo — há muito potencial a ser explorado.

Segundo a porta-voz da Netflix, a empresa está comprometia com o mercado brasileiro. “Nosso objetivo é facilitar e fomentar a produção de cultura brasileira, feita e criada por brasileiros e desenhada para os próprios brasileiros, porque acreditamos que boas histórias podem vir de qualquer lugar e, se forem verdadeiramente boas, vão viajar aos quatro cantos do mundo. E alguns dos melhores criadores de conteúdo do mundo estão no Brasil.”

Nosso investimento em conteúdo original brasileiro é crescente e a longo prazo, mas temos um relacionamento produtivo e frutífero com os produtores independentes do país. E isso já pode ser visto em nossa plataforma, com uma oferta diversificada, para que os membros brasileiros continuem encontrando novos conteúdos sempre.

Segundo a porta-voz da Netflix, a empresa está comprometida com o mercado brasileiro. “Nosso objetivo é facilitar e fomentar a produção de cultura brasileira, feita e criada por brasileiros e desenhada para os próprios brasileiros, porque acreditamos que boas histórias podem vir de qualquer lugar e, se forem verdadeiramente boas, vão viajar aos quatro cantos do mundo. E alguns dos melhores criadores de conteúdo do mundo estão no Brasil”.

Um breve resumo do que aconteceu em 2019

Relembre as principais produções originais da Netflix em 2019:

O que esperar de conteúdo original para 2020

Janeiro já começou com o retorno de novas temporadas de diversas séries queridinhas da Netflix. Entre elas, a terceira temporada de Sabrina, a segunda temporada de Sex Education e a sexta temporada de Grace & Frankie — agora confirmada a superar House of Cards como a série original mais longa e com maior número de episódios.

Além dessas, outras produções já têm causado grandes expectativas entre público e crítica. Conheça três deles abaixo.

Quais as expectativas para as produções brasileiras este ano?

A Netflix já gerou cerca de 40 mil empregos — diretos e indiretos — no Brasil. A tendência é que esse número aumente em 2020. Greg Peters, diretor global da empresa, anunciou um investimento de R$ 350 milhões em 2020 na produção de cerca de 30 diferentes conteúdos originais brasileiros.

Confira abaixo os lançamentos mais aguardados.

A produção de conteúdos originais Netflix abre uma nova possibilidade para produtores, atores, diretores e demais profissionais do audiovisual no Brasil. A gigante do streaming certamente é a marca mais consolidada no setor, mas é importante também já ficar de olho nas oportunidades que concorrentes como Prime Video e Apple TV também podem trazer!

Quer se preparar para disputar uma vaga nesse mercado? Então conheça agora mesmo o curso da AIC sobre Criação e Produção para TV!

 

Conheça o curso da AIC sobre Criação de Séries de TV 

 

*Pesquisa e texto por Katia Kreutz. Foto por freestocks.com (unsplash.com). 

Sair da versão mobile