Academia Internacional de Cinema (AIC)

Por que a produção de filmes para streamings é uma boa oportunidade?

filmes para streamings

Quando a televisão surgiu, mudou alguns paradigmas no mercado cinematográfico. Afinal, ela era uma concorrente dos cinemas propriamente ditos e começou a atrair investimentos para criações exclusivas. Atualmente, a TV tem seu próprio concorrente: as plataformas de streaming. Essa forma prática e descentralizada de consumo de conteúdo tem se tornado cada vez mais famosa.

Por essa razão, os profissionais da área precisam descobrir os novos padrões de produção de filmes para streaming, a fim de se adaptarem a essa tendência. Com esse conhecimento, é possível saber como ingressar no mercado e garantir o sucesso profissional com as diversas profissões que envolvem esse tipo de modalidade.

Se quiser aprender sobre o assunto, confira o artigo.

O crescimento do streaming

O streaming tem se tornado uma opção cada vez mais interessante e conveniente para as pessoas que desejam consumir conteúdo. Serviços como Netflix, Amazon Prime Video, HBO GO e Telecine são as opções número 1 de muitas pessoas para consumir filmes e séries. Essas ferramentas ajudam a suprir a necessidade de quem não têm acesso ao cinema, por exemplo.

Além disso, o conteúdo é executado em diversos dispositivos, inclusive com sincronização entre eles. Assim, o usuário pode assistir seus filmes onde quiser, em casa, em um ônibus, na faculdade, entre outros locais. É muito mais fácil acessar às produções, já que os sistemas não necessitam de tanto esforço.

A única requisição é uma conexão com a internet. Contudo, esses sistemas também permitem que os usuários baixem conteúdo para assistir depois. Nesse sentido, as opções de personalização e praticidade são inúmeras e se adaptam às necessidades de cada uma das pessoas.

Se as funcionalidades são atrativas por si só, tudo isso ainda está disponível por preços bem amigáveis, que atraem principalmente pessoas mais jovens. Com assinaturas que são pagas com cartões de crédito ou cartões de assinatura, também é possível combinar entre amigos para dividir as mensalidades.

Oportunidade

Por conta desse modelo e também do estilo de vida dos espectadores, esse tipo de produção se torna viral com muita facilidade. Ou seja, um usuário assiste a algo e gosta, então, comenta em suas redes sociais com elogios. A partir disso, outras pessoas ficam curiosas e começam a procurar o filme ou a série, que se torna um sucesso absoluto.

Para satisfazer a essa demanda, o circuito artístico está trabalhando em criações que são disponibilizadas principal ou exclusivamente nessas plataformas.

Ainda existe uma resistência de muitos profissionais do ramo, que veem dificuldade em compreender como a linguagem pode se adaptar a telas menores e acreditam na relevância da experiência coletiva do cinema. Contudo, muitos deles já abraçaram o streaming e conseguiram fazer sucesso nesse ramo.

Diversos diretores famosos estão conseguindo falar com uma população jovem, que nunca teve acesso às suas filmografias ou interesse nelas. Isso também ocorre com os outros membros de uma equipe de criação: roteiristas, editores, diretores de fotografia, atores, diretores de arte, entre outros.

Trabalhar nesses filmes/séries é uma grande oportunidade de lidar com uma demanda cada vez mais crescente.

Diretores como Martin Scorsese e Spike Lee estão trabalhando em obras específicas para sistemas de streaming. Atores como John Malkovich e Wagner Moura também já trabalharam em várias produções voltadas para essas plataformas. Da mesma forma, diretores brasileiros, como Petra Costa, foram beneficiados com essa parceria.

Produção de filmes e séries nacionais para streaming

Para prosseguir, conheça as principais produções de filmes e séries criados para a experiência em streaming.

3%

A série 3% foi a principal criação brasileira de ficção científica da Netflix. Estreou em novembro de 2016, com muita atenção das pessoas justamente por esse tipo de narrativa ser incomum no Brasil. A trama lida com uma história distópica, que lembra Jogos Vorazes e outras distopias recentes.

Coisa Mais Linda

A série Coisa Mais Linda é também uma produção nacional da Netflix. Contudo, é totalmente diferente de 3%. Ela busca reviver os anos 50 no Brasil, com reprodução da música da época, dos hábitos e dos costumes que estavam em vigor.

Democracia em Vertigem

Democracia em Vertigem é um filme extremamente bem recebido pelo público e pela crítica, inclusive, tendo sido indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2020. O filme foi dirigido por Petra Costa e conta detalhes do processo que levou ao impeachment da Presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Samantha

Samantha é uma série de comédia brasileira, que trata de personagens crescendo nos anos 80 e 90. É uma produção mais leve e divertida, que fala sobre uma artista infantil tentando buscar de volta sua fama e prestígio.

Irmandade

Essa opção, por sua vez, é bem mais séria. Trata-se de uma série policial, envolvendo traições, facções criminosas e dilemas éticos. Uma de suas estrelas é o Seu Jorge.

Dark

A série alemã Dark estreou em 2017 e foi muito comparada a outro grande sucesso da Netflix, Stranger Things. É voltada para a ficção científica e lida com temas como viagem no tempo, além de ser conhecida por sua complexidade filosófica. Foi extremamente bem recebida pelo público e pela crítica.

O Irlandês

Mais uma produção de streaming que fez sucesso no Oscar 2020, sendo indicada a diversas premiações, inclusive, Melhor Filme. O longa foi dirigido por Martin Scorsese, com atuações de Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci.

O filme recebeu muitos comentários positivos, inclusive, sendo comparado com outras grandes criações de Scorsese, como Os Bons Companheiros.

Destacamento Blood

Destacamento Blood é o filme recente de Spike Lee, que foi lançado exclusivamente em streaming em 2020. O longa aborda a guerra do Vietnã sob uma nova perspectiva, de acordo com as características da filmografia do diretor americano. Está sendo alvo de muitos elogios e deve ser um dos cotados para o próximo Oscar.

Roma

O filme Roma, de Alfonso Cuarón, foi muito elogiado também quando foi lançado. É um drama autobiográfico, contando a história do diretor em sua terra natal, o México.

O longa fez bastante sucesso, principalmente pela sua qualidade, e foi indicado a diversas estatuetas no Oscar. Inclusive, acendeu muitas discussões acerca do valor de produções para essas plataformas.

Como visto, a produção de filmes para streaming é uma área vasta e cheia de boas oportunidades. Muitos grandes nomes já estão enveredando por esse campo e conseguindo ótimos resultados, desde reconhecimento em grandes premiações até a quase unanimidade de aceitação.

Se quiser saber mais sobre o assunto, é fundamental se especializar em cursos práticos que oferecem uma visão voltada para essa mídia. Assim, você aumenta suas chances de conseguir se tornar um profissional de sucesso.

Gostou da abordagem sobre o assunto? Então, aprofunde no poder dessas ferramentas conferindo 6 documentários premiados da Netflix.

Sair da versão mobile