Narrativas para Games – Online
Desenvolva habilidades para a criação de narrativas para jogos digitais, desde a concepção de uma história à aplicação das ferramentas de Design de Narrativa
O Curso de Introdução à Narrativa para Games apresenta o trabalho do Design de Narrativa e da escrita para jogos, tanto digitais quanto não digitais.
O objetivo do curso é apresentar as particularidades dessa mídia, que vão além de escrever um “roteiro” para jogo. Ao longo de 10 aulas de 02 horas, você desenvolve a capacidade de compreender e criar diferentes tipos de narrativas, explorando desde o surgimento orgânico de histórias em jogos até as particularidades do Ludoismo (Game Design: criação de regras e mecânicas de jogo).
Você também aprende sobre Storytelling tradicional, construção de personagens e arcos, a utilização do conflito como impulso narrativo, e Storytelling aplicado a narrativas interativas ramificadas.
Ao longo do curso você desenvolve o seu próprio projeto de jogo, da concepção ao planejamento narrativo, construindo desafios e uma trama envolventes para o jogador. Ao final do curso, você terá criado um jogo de ficção interativa usando a ferramenta Twine, que você poderá distribuir online e servir como peça de seu portfólio.
O que você vai aprender:
- Processo de criação de narrativas para jogos digitais
- Particularidades da criação de narrativa para jogos
- Design de Narrativa e suas ferramentas
- Criação de regras e mecânica de jogos
- Storytelling tradicional: conflito, personagens e arcos
- Narrativas ramificadas
- Uso da ferramenta Twine para ficções interativas
Início do curso:
- O curso acontecerá através da plataforma online via link: https://online.aicinema.com.br/
- O acesso ao curso será liberado apenas 1 dia antes do início previsto através de um e-mail que será enviado. Você receberá instruções de acesso contendo login e senha. Não esqueça de verificar sua caixa de spam.
OBS: Caso as aulas do seu curso sejam às segundas-feiras, este email de liberação chegará no mesmo dia na parte da manhã.
Informações da turma:
- A banca será realizada 2 semanas após a última aula.
Atenção:
- As turmas estão sujeitas a um quórum mínimo para que aconteçam.
- Vagas limitadas
Pagamentos parcelados:
- Cartão de Crédito
- Cheque
Pagamentos à vista:
- Pix, Boleto, Dinheiro, Débito
Condições especiais de pagamento até o dia 21/05
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INVESTIMENTO:
Em até 6x de R$ 331,67
OBJETIVO – Armar os alunos com o referencia teórico básico do oficio de contação de histórias em jogos. Apresentar os tipos de narrativas em jogos. Entender como histórias emergem em um jogo.
- O que significa \"roteiro\"? Existe \"roteiro\" para jogos?
- Roteiro de cinema x aventura de RPG
- Definição de narrativa; narrativa dramatúrgica; narrativa embutida x narrativa emergente
- Definições teóricas: definição de jogos, jogos de emergência, jogos de progressão, modelo MDA
- Os tipos de jogos \"com história\": story-rich, story-driven, story-centric
- Jogos e narrativa emergente: os \"geradores de histórias\" e os \"immersive sims\"
- Elementos narrativos: design de narrativa, narrativa ramificada
OBJETIVO – Apresentar o ofício do Design de Narrativa em si, suas particularidades, ferramentas e papéis.
- Design de Narrativa: ofício, papéis e ferramentas
- As grandes questões do Design de Narrativa: agência do jogador, ilusão da liberdade
- Ferramentas narrativas: gameplay, construção de mundo, narrativa ambiental, cenas de corte etc.
- Construção de mundos: mitopeia, geografia, política
- Personagens em jogos: avatares, NPCs, protagonista silencioso
- Planejamento e projeto de narrativa em jogos
OBJETIVO – Apresentar aos alunos o ludoismo (game design), que é a arte e ofício da criação de jogos. Criação de regras e mecânicas de jogo.
- Introdução ao ludoismo (game design)
- Definição de jogos, características dos jogos
- Criação de jogos de mesa simples
- Ludoismo e contação de histórias: Decatlo de Reiner Knizia
- Ganchos de gameplay e geração procedimental
OBJETIVO – Apresentar aos alunos uma introdução à contação tradicional de histórias (storytelling). Apresentar aos alunos o conceito de conflito como motor da história.
- Introdução à contação tradicional de histórias
- Os três grandes gêneros: lírico, épico e dramático
- O conflito: ponto central do drama
- Conflito: protagonistas, antagonistas
- Estrutura: a tradição Aristotélica dos três atos
OBJETIVO – Prosseguir na discussão sobre contação tradicional de histórias. Discutir sobre personagens e estrutura. Elaboração de arcos de personagens.
- O personagem: as três dimensões segundo Lajos Egri
- Tema, verdade, mentira
- Personagem e estrutura: os três tipos de arco, segundo K. M. Weiland
OBS: a partir dessa aula, os alunos irão começar a planejar os seus trabalhos de conclusão de curso, começando a elaborar a trama de seus jogos.
OBJETIVO – Introduzir os alunos à discussão teórica sobre as narrativas interativas ramificadas. E, no esteio dessa discussão, apresentá-los à ferramenta Twine.
- Introdução às narrativas interativas
- O espectro das narrativas interativas
- Introdução às narrativas ramificadas: tipos, topologias
- Tipos de ramificação: direta e postergada
- Introdução à ferramenta Twine
OBJETIVO – Apresentação de aspectos mais avançados da ferramenta Twine, para habilitar os alunos plenamente na construção de seus projetos finais.
- Linguagem Harlowe: comandos, variáveis, condições
- Criação de quebra-cabeças
- Documentação do Twine
OBJETIVO – Acompanhar o processo prático de elaboração de um projeto de Design de Narrativa.
- O projeto de Design de Narrativa
- Mecanismos de entrega de narrativa
- O projeto do zero: do concept ao planejamento narrativo
- Backstory, personagens, eventos narrativos
OBJETIVO – Dar suporte e acompanhamento aos projetos finais dos alunos. Caso necessário, conteúdo extra pode ser ministrado.
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Thiago Baptista é um fazedor de jogos e um contador de histórias.
É atualmente Diretor de Narrativa no projeto do jogo Deathbound e foi Designer de Narrativa Assistente no jogo Sword Legacy: Omen, ganhador do prêmio de Melhor Narrativa na SBGames 2016.
É pós-graduado em Roteiro para Cinema, TV e Multimídia pela Universidade Veiga de Almeida. Estudou roteiro cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, e é graduado em Jogos Digitais pelo Instituto Infnet."
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