Academia Internacional de Cinema (AIC)

O Sambista ganha seu primeiro prêmio

o sambista
O diretor,  marcando cena
O diretor, Deivison Fiuza, marcando cena.

Sabe quando você se indispõe com a namorada/esposa e não sabe muito bem por quê? Não teve uma briga em si, algo que culminou naquele “climão”, o fato é que ele existe e que alguém precisa dar o primeiro passo para resolver a situação… Esse é o tema do curta do ex-aluno Deivison Fiuza, que acaba de ganhar o troféu Madame Satã no 3º Cine Curtas Lapa, no Rio de Janeiro, como Melhor Curta eleito pelo Júri Popular.

“O Sambista” conta a história de Oscar e Alice, um casal que se ama, mas, está completamente desconectado. Aparentemente brigados, sem ninguém saber o que provocou a ruptura, o casal segue sua rotina sem sequer falar direito um com o outro. Diante do afastamento, Oscar, que é ex-compositor, volta a cantarolar seu samba.

O Curta

Deivison, que dirigiu e roteirizou o filme, conta que a ideia do curta nasceu da ideia de fazer algo que valorizasse a importância do beijo em uma relação. “Por isso mostramos um casal em crise cuja evidência maior dessa crise é justamente a falta de beijo entre eles”.

“A produção do filme exigiu uma equipe de 26 profissionais, que durantes cinco madrugadas percorreram quatro bairros cariocas. Entre pré-produção e finalização foram mais de três meses de trabalho”, conta.

A inspiração do diretor de fotografia, Jair de Santis, que também é ex-aluno da AIC, foi a obra do pintor italiano Caravaggio. “O curta mostra um compositor de samba decadente que, sabe-se lá por qual motivo, parou de cantar, e vive um momento de crise no seu relacionamento. Para acentuar essas distâncias entre o querer e o não poder e o não fazer, eu o De Santis achamos que os altos contrastes, sombras e penumbras de Caravaggio eram a inspiração perfeita para a fotografia do filme”, diz Deivison.

O curta também conta com o ex-aluno Thiago Ferraz, que coloriu, montou e finalizou o filme. Além dos alunos, o filme teve a participação da ex-editora da AIC, Fabiana Freitas e do professor Julian J. Ludwing, responsável pelo som e trilha.

Roteirista e Diretor

Cena de “O Sambista”, filme vencedor do troféu Madame Satã no 3º Cine Curtas Lapa, no Rio de Janeiro, como Melhor Curta eleito pelo Júri Popular.

Deivison cursou o FILMWORS, o curso de formação profissional em Cinema da Academia Internacional de Cinema – AIC em 2011-2012 e diz que a AIC o ensinou que “cinema é arte, mas que a arte não precisa ser algo hermenêutico e ‘cabeçudo’, pelo contrário, seu maior desafio é ser simples, como Chaplin, por exemplo”.

“O Sambista” já é sua sétima produção cinematográfica, que conta também com o longa documentário “Carregadoras de Sonhos”, filme distribuído nacionalmente pela Revista Fórum, em 2010.

Apaixonado por cinema desde sempre, conta que suas influências são os diretores Wong Kar-Wai (Amor à Flor da Pele), o americano Paul Thomas Anderson (Punch-Drunk Love), o iraniano Asghar Farhadi (A Separação) e o diretor argentino Gaspar Noé (Irreversível).

Ficha Técnica Resumida

DIREÇÃO E ROTEIRO: DEIVISON FIUZA – PRODUÇÃO EXECUTIVA: DEIVISON FIUZA E JAIR DE SANTIS – DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: JAIR DE SANTIS – DIREÇÃO DE ARTE: CASTOR DE ASSUNÇÃO – MONTAGEM: THIAGO FERRAZ E FABIANA DE FREITAS – MÚSICA ORIGINAL: PEDRO HOLANDA – DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: PAULA MORENA – COORDENADORA DE PRODUÇÃO: RENATA ROSEMBLIT – PRODUÇÃO E PREPARAÇÃO DE ELENCO: BERNARDO SCHLEGEL E MARCELA ANDRADE

Assista ao Trailer:

Trailer from Jair De Santis on Vimeo.

*Créditos Fotos: Leo Lima e frames do filme

Sair da versão mobile