Academia Internacional de Cinema (AIC)

O que é True Crime?

Elize Matsunaga: Era Uma Vez no Crime

Um dos gêneros mais assistidos na atualidade tem como premissa esmiuçar casos verídicos de crimes e investigações, expondo histórias e transformando-as em obras audiovisuais, livros ou podcasts. Traduzindo ao pé da letra, apesar do nome ser usado assim mesmo, em inglês, o termo significa algo como “crime real”.

O estilo de não-ficção atrai cada vez mais adeptos e as séries se proliferam nos canais de streaming, mesmo que os temas abordem conteúdos violentos.

A “era do hibridismo das imagens”, em que vários formatos de áudio, vídeo e imagens estáticas se fundem em materiais finalizados, ajudou para que esse tipo de entretenimento se tornasse ainda mais expressivo.

Geralmente, o conteúdo dos filmes são entrevistas, áudios de processos, gravações feitas em tribunais, imagens da cobertura da imprensa dos crimes etc e a formula muitas vezes é parecida: o acusado conta a sua versão da história.

True crime à brasileira

Primeiro a tendência tomou conta do audiovisual internacional, um dos casos mais notórios é o de Ted Bundy, um serial killer americano que ganhou um documentário no Netflix com todos os detalhes dos crimes explicados pelo próprio criminoso.

No cenário brasileiro aconteceu o mesmo, as produções deslancharam, embora o gênero tenha exemplos bem fortes na filmografia nacional muito antes de explodir como um fenômeno. Quem não lembra do sucesso do “Ônibus 174” de José Padilha e “VIPs – Histórias Reais de Um Mentiroso”, de Mariana Callabiano?

“Doutor Castor”, “João de Deus: Cura e Crime” e “Bandidos na TV” exploram criminosos em suas muitas infrações, “Elize Matsunaga: Era Uma Vez no Crime”, “Marielle, O Documentário” e “Caso Evandro” voltam os olhares para acontecimentos brasileiros específicos e marcantes.

E você, já assistiu algum filme ou seriado de true crime? Qual a sua opinião sobre o gênero? Gostou do conteúdo?  Baixe nosso ebook sobre documentário e saiba mais sobre o tema!

Confira outros conteúdos que podem te interessar:

Confira os cursos da AIC e entre em contato com a gente pelo WhatsApp.

Sair da versão mobile