Academia Internacional de Cinema (AIC)

O curta “A Página” entra em seu primeiro festival

a página

photo 01Com apenas 19 anos, o aluno Guilherme Andrade de Miranda, que cursa o FILMWORKS – curso técnico em direção cinematográfica da Academia Internacional de Cinema (AIC), acaba de ser selecionado para o seu primeiro festival de cinema. O curta “A Página”, dirigido e roteirizado por Guilherme, trata sobre redução da maioridade penal e está concorrendo na categoria ficção e melhor filme eleito pelo voto popular no Original Narrative Student Short Film Festival.

Guilherme que faz questão de agradecer ao professor Roney Freitas pelos conselhos e dicas na criação do roteiro do curta, conta que a história surgiu depois do projeto de documentário “Vozes” que a equipe fez sobre o mesmo tema, “tento criar histórias conscientes do momento histórico-social, não consigo enxergar o cinema apenas como arte ou entretenimento”.

Acima das questões sociais, “A Página” trata sobre algo ainda mais universal, o amor incondicional de mãe para filho. “O filme é sobre o amor de duas mães por seus filhos e mostra a realidade das famílias ligadas por um crime. Uma é a mãe do assassino e a outra a mãe da vítima”, conta Guilherme.

Além de Guilherme, o filme conta com o trabalho dos alunos José Roberto (Diretor de Produção e Produtor Executivo), Paulo Fischer (Diretor de Fotografia), Gabriel Silvestre (Operador de Som Direto, Mixador de Som e Editor), Ana Piller (Diretora de arte), Jessica Domingues (Assistente de Arte) e o ex-aluno Hugo Farias (Assistente de Direção).

Após as gravações, equipe reunida. Da esquerda pra direita, Gabriel Silvestre, Erasmo Silva, Fernanda Viacava, Giuliano Viacava, Jessica Domingues, Guilherme Andrade, Paulo Fischer, Ana Piller, Tiago Moro e José Roberto

Para o diretor o maior desafio do filme foi encontrar os atores ideais para o projeto. “Eu sempre quis a Denise Weinberg para o personagem principal, inicialmente bateu uma insegurança se ela aceitaria, mas tive cara de pau, a procurei, e ela foi super receptiva. Ela é uma atriz espetacular, aprendi muito com ela. Foi ela que me indicou o Renato Caldas, e, a Fernanda Viacava, que interpretaram o Rodrigo e a Fátima, que são atores que vêm do teatro, também super dedicados, talentosos, e somaram muito ao projeto”, conta.

Depois da escolha dos atores, tiveram as questões da correria das diárias, já que o curta foi gravado em dois dias e em duas locações diferentes, com cenas noturnas e diurnas. “Mas o mais importante é que o resultado final agradou a toda equipe, estamos muito felizes com o curta e principalmente por estra concorrendo no festival”.

Direção de Arte

O diretor Guilherme Andrade e o diretor de fotografia Paulo Fischer, durante as gravações do curta.

O grande desafio da diretora de arte Ana Piller foi criar os ambientes antagônicos para as personagens, sem cair nos clichês característicos das classes sociais. “A Ana teve a maestria de entender as dificuldades de orçamento do projeto e apostou na reutilização de materiais, que além de ser uma via mais sustentável, culminou em algo mais realista, que era o que procurávamos”, conta Guilherme.

Direção de Fotografia

Quem assina a direção de fotografia é o aluno Paulo Fischer. Sua missão foi criar uma luz naturalista, para potencializar a história contada. A equipe também apostou em movimentos suaves de câmera, priorizando a atuação. “Paulo fez a magia das cenas noturnas e diurnas acontecerem, sem atrasar o set. O fato dele ter feito um pré-light foi essencial para o sucesso do filme. Foram dias de troca de ideias entre nós, testes, e ao final, um resultado gratificante. Me encanta a luz naturalista que ele conseguiu”.

O festival acontece entre os dias 6 e 9 de fevereiro em Dubai e para votar você precisa curtir o filme aqui. O título em inglês é “Move On”.

Ficha técnica 

Denise Weinberg (Personagem “Mariana”), Fernanda Viacava (Personagem”Fátima”), Renato Caldas (Personagem “Rodrigo”), Giuliano Viacava (Personagem “Erick”), e Raphael Cubakowic (Personagem “Jorge”). Diretor e Roteirista, Guilherme Andrade. Produtor, José Roberto. Diretora de Arte, Ana Piller. Diretor de Fotografia, Paulo Fischer. Operador de Som Direto, Mixagem e Editor, Gabriel Silvestre. Assistente de Direção, Hugo Farias. Assistente de Arte, Jessica Domingues. Assistente de Foto, Tiago Moro. Operador de Steadycam, Erasmo Silva.

Sair da versão mobile