Aula inaugural do curso de Documentário com Maria Augusta Ramos

No próximo dia 04 de agosto a Academia Internacional de Cinema (AIC) recebe a diretora Maria Augusta Ramos para aula inaugural do Curso de Documentário  e exibição do filme “O Processo”.  A aula é aberta e gratuita, mediante inscrição prévia (formulário no final do texto).

A Master Class acontece no estúdio da AIC do Rio de Janeiro e começa às 10h com a exibição do longa-metragem. O documentário, aclamado em 2018 nos maiores festivais de cinema nacionais e internacionais, acompanha as votações e discussões determinantes na destituição da presidente Dilma Rousseff. O filme foi realizado com mais de 400 horas de material bruto e não conta nem com entrevistas e nem narração.

Das 14h às 17h30 a diretora comentará sobre a elaboração e as gravações no Senado Federal e também sobre sua atuação como documentarista a partir de outros filmes de sua autoria, como “Desi”, “Justiça”, “Juízo” e “Futuro Junho”.

Mais sobre Maria Augusta Ramos

Diretora, documentarista e roteirista, Maria Augusta nasceu em Brasília em 1964. Para o cinema produziu o documentário “Desi” (2000), que ganhou o prêmio de público do Festival de Amsterdã e o prêmio de melhor longa documentário no Festival de Cinema Holandês. Fez “Justiça” (2004), vencedor do prêmio de melhor filme no festival internacional de documentários Visions du Réel. No Festival do Rio, em 2007, lançou “Juízo”, que continua a investigar um universo próximo ao de Justiça.

Graduou-se em música pela Universidade de Brasília e foi para a Europa, onde estudou Musicologia e Música Eletroacústica no Groupe de Recherche Musicale, em Paris, e na City University, em Londres. Estudou direção e edição na Academia Holandesa de Cinema e Televisão.

O Curso de Documentário da AIC

O curso proporciona uma visão do gênero documental em suas diferentes vertentes e linguagens, a partir da realização de um curta-documentário. Com um programa abrangente, intenso, prático e reflexivo, oferece as ferramentas para a construção narrativa e estética de documentários, num momento de excepcional crescimento do gênero tanto no Brasil como no mundo. A próxima turma do curso começa dia 11 de agosto na unidade do Rio de Janeiro e contará com uma Mostra Paralela das principais obras de Maria Augusta Ramos. Saiba mais aqui.

*Foto de Ana Paula Amorim

Para participar preencha o formulário:

Master Class com Maria Augusta Ramos
Dia 04/08/2018 das 10h às 17h30 (com intervalo para almoço)
Academia Internacional de Cinema – AIC RJ
Rua Martins Ferreira, 77 – Botafogo.
Fone: (21) 2537-8183
Para participar faça sua pré-inscrição e chegue cedo para garantir seu lugar, evento sujeito à lotação.

 


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos