Academia Internacional de Cinema (AIC)
  •  
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
Cine Futuro, Minotauros e Bolhas de Sabão – Mariana Rondón na AIC

Cine Futuro, Minotauros e Bolhas de Sabão – Mariana Rondón na AIC

Editado em: 04/02/2014

Genética, Minotauros, robótica e muita poética. Assim começou a 9ª Semana de Orientação “O que tudo isso tem a ver com

Mariana Rondón falou sobre Cine Futuro, arte e contou sobre seus filmes.
Mariana Rondón, no estúdio da AIC, falou sobre Cine Futuro, arte e contou sobre seus filmes. Foto: Alessandra Haro

cinema? Eu já chego lá”, disse a cineasta e artista plástica venezuelana Mariana Rondón, palestrante do primeiro dia do evento. Com seu espanhol manso e suas “pantalones” coloridas, Mariana chegou quase tímida e aos poucos, sua fala encheu a sala de poesia e bolhas de sabão.

Llegaste com la brisa

Mariana contou sobre si e seus projetos como artista plástica. “Sempre fui fascinada por genética e robôs, um dia um investigador científico me contou que existem laboratórios genéticos clandestinos onde tentam recriar todo tipo de seres, até Minotauros. Fiquei muito empolgada e pensei, eles sim fazem arte”, contou rindo. Daí surgiu a ideia da instalação “Llegaste com la brisa” (Você veio com a Brisa), um projeto de pesquisa sobre o imaginário genético. “Graças à robótica e a imagem em movimento digital, é possível gerar uma fronteira para viver o sonho, o espaço-tempo virtual… Os robôs são capazes de criar constantemente, então, inventamos uma máquina que fabrica bolhas de sabão gigantes. As bolhas são injetadas com vapor, o que as torna capazes de refletir imagens de um projetor. As imagens projetadas sobre as bolhas são o produto de combinações genéticas entre seres humanos e animais, seres transgênicos”, conta Mariana antes de exibir o vídeo mostrando um pouco sobre a exposição.

“Llegaste con la Brisa”- You Came with the Breeze” (2002- 2011) from Sudaca Films on Vimeo.

Cine Futuro

Assinando o poster do seu filme "Pelo Malo". Foto: Alessandra Haro
Assinando o poster do seu filme “Pelo Malo”. Foto: Alessandra Haro

A partir dessas novas possibilidades de exibição de imagens e sons, como no caso da instalação de Mariana, cria-se uma reflexão sobre a forma como o cinema e feito e visto hoje, conta. “Com as novas tecnologias, um novo movimento está surgindo, chamado Cine Futuro, que diz que em breve o cinema não será apenas uma experiência audiovisual e sim multidimensional e sensorial. Hoje é possível criar espaços diferentes, interações biológicas, sensações e misturar tudo isso com o cinema, com arte, com ciência e a partir daí, criar um novo universo”.

A artista e cineasta diz que não sabe se isso realmente acontecerá. Mas diz que é algo para se pensar. Mas, por outro lado, acha que não se pode abandonar o orgânico, a essência das coisas. “Com a tecnologia qualquer um pode fazer um filme, até com o celular. Então, para fazer filmes não se pode esquecer da poética, da imaginação, a tecnologia não pode roubar o que podemos inventar, as imagens que podemos criar”.

Os acidentes de percurso

Quando a diretora e roteirista começou a contar sobre seus filmes, a plateia ficou ainda mais concentrada. Ela falou sobre formas de filmar e dirigir. “Filmagens estão repletas de possibilidades de acidentes. Filme é como a vida. Precisamos da ideia poderosa, mas não podemos querer controlar tudo. Aceitar os acidentes que ocorrem durante o percurso podem trazer imagens e cenas muito mais belas e histórias muito mais verdadeiras. Quando filmei “Postales de Leningrado” primeiro me apeguei a ideia da sátira, da comédia, só com o tempo percebi o que realmente era importante contar, a história precisava ser sobre o medo que eu sentia, o medo de perder meus pais guerrilheiros”.

Mariana também trouxe curiosidade sobre seu último trabalho, exibido ontem na AIC. “Cabelo Ruim”, que tem estreia comercial prevista para abril, conta a história de Junior, um menino de nove anos que decide alisar seu cabelo para sua foto de formatura, com a intenção de ficar parecido com um cantor famoso. “O filme é uma pequena história familiar, sobre a iniciação da vida de uma criança e sua difícil jornada marcada pela intolerância”, conta.

Plateia concentrada escutando a diretora e artista plástica.
Plateia concentrada escutando a diretora e artista plástica. Foto Alessandra Haro

Ser diretor de cinema

Pra finalizar o bate-papo, um aluno pergunta quais as principais características de um bom diretor. Mariana pensa e sente o peso da responsabilidade de sua resposta. Respira e diz: “para ser diretor de cinema é preciso saber buscar o silêncio, apagar a própria mente, conseguir desaparecer e ver o outro, enxergar o ator, a equipe. É buscar o dentro e o fora”. E, o primeiro dia da Semana de Orientação terminou assim, com reflexão e aplausos em pé.

Newsletter AIC

Descontos especiais, novidades sobre nossos eventos e muita informação sobre cinema.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
A Escola
  • Sobre a AIC
  • Palestrantes
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Transparência
  • FAQ
Cursos
  • Técnico
  • Formação
  • Semestrais
  • Férias
  • Online
Cursos
  • Direção
  • Documentário
  • Cinema
  • Atuação
  • Roteiro
  • Fotografia
  • Arte
  • Produção
  • Edição
  • Som
  • Teoria
Blog
  • Alunos e Professores no Mercado
  • Movimentos Cinematográficos
  • Notícias
  • Artigos
  • Dicas profissionais
  • Política de Privacidade
Contato
  • atendimento@aicinema.com.br

  • +55 11 3660 7883

  • Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo/SP

Esse é um site 100% seguro

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA - CNPJ 06.100.509/0001-92

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Vá para versão mobile
Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.