Marçal Aquino, roteirista de O Invasor e o Cheiro do Ralo, na AIC São Paulo dia 16/02

marcal aquino_ o invasorCom a predominância de temas ligados à violência urbana, talvez pelos anos como jornalista policial no Jornal da Tarde, o escritor e jornalista Marçal Aquino tem uma obra contundente. O romancista Cristovão Tezza diz que a literatura de Aquino aborda “um mundo paralelo que não frequenta a suposta normalidade da classe média, mas que tentar imitar canhestramente seus valores. ” Aquino é roteirista dos filmes “O Invasor” (2002) e “O Cheiro do Ralo” (2007) e estará na Academia Internacional de Cinema de São Paulo, contando sobre sua obra e sua experiência, no próximo dia 16. A programação faz parte da 12ª edição da Semana de Orientação, evento gratuito e aberto ao público (mediante a inscrição), que abre o ano letivo do Curso Filmworks – o curso técnico em Direção Cinematográfica da AIC.

Para participar do evento inscreva-se aqui

Além do bate-papo, o evento conta com a exibição do filme “O Invasor”, dirigido por Beto Brant (que também estará na AIC, no dia 15).

O INVASOR

Vencedor do prêmio de Melhor Filme Latino-americano no Sundance Film Festival em 2002, o longa-metragem conta a história de Estevão, Ivan e Gilberto, companheiros desde os tempos de faculdade e sócios em uma construtora de sucesso há mais de 15 anos. O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento na condução dos negócios faz com que eles entrem em choque. Acuados, Ivan e Gilberto decidem então contratar Anísio (Paulo Miklos), um matador de aluguel, para assassinar Estevão e poderem conduzir a construtora do modo como bem entendem. Entretanto, Anísio tem seus próprios planos de ascensão social e aos poucos invade cada vez mais as vidas de Ivan e Gilberto.

Às 17h30 o filme será exibido no estúdio da AIC e às 19h30 começa o bate-papo com Marçal Aquino.

MAIS SOBRE AQUINO

MARCAL AQUINO_o cheiro do ralo_o invasor
Marçal Aquino, roteirista de O Cheiro do Ralo e O Invasor, na AIC São Paulo, dia 16/02

Marçal Aquino nasceu em Amparo, no interior paulista, em 1958. É escritor, jornalista e roteirista de cinema e televisão. Além de “O Invasor” e o “Cheiro do Ralo”, também atuou como roteirista dos filmes “Os Matadores” e “Ação Entre Amigos”. Na televisão é coautor dos seriados “Força-Tarefa”, “O Caçador”, “Supermax” e “Carcereiros”. Publicou, entre outros livros, as coletâneas de contos “O Amor e Outros Objetos Pontiagudos”, vencedor do prêmio Jabuti em 2001.

Em 2002 foi consultor do 4º Laboratório de Roteiros Sundance/RioFilme, a convite do Sundance Institute (Utah, EUA). Em 2005 publica o romance “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, que em 2012 torna-se filme, novamente dirigido por Beto Brandt. Sua obra literária está traduzida na Alemanha, Espanha, França, México, Portugal e Suíça.

A SEMANA DE ORIENTAÇÃO

Em sua 12ª edição, a Semana de Orientação tradicionalmente inaugura o ano letivo do FILMWORKS – Curso Técnico em Direção Cinematográfica e movimenta os debates sobre criação cinematográfica. Este ano o evento acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 16 de fevereiro e além de Marçal Aquino, conta com a com exibição de filmes e palestras de outros grandes nomes do cinema nacional, entre eles Wagner Moura, José Luiz Villamarim, Marina Person, Beto Brant e Emilia Silveira. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante a inscrição prévia.

Desde a sua primeira edição, em 2006, diversos cineastas de já estiveram na AIC, ampliando as discussões sobre cinema contemporâneo, entre eles o fotógrafo polonês Grzegorz Kedzierski (“Avalon”), o ator e diretor Joshua Leonard (“Bruxa de Blair”), a diretora argentina Lucrecia Martel (“A Menina Santa”), a diretora de arte Vera Hamburger (“Carandiru”), o roteirista Bráulio Mantovani (“Tropa de Elite” e “Cidade de Deus”), o documentarista João Moreira Salles (“Santiago”), o diretor boliviano Juan Carlos Valdivia (“Zona Sur”), o diretor chileno Sebastián Silva (“La Nana”, “Magic Magic”), o ator José Wilker, entre tantos outros.

Para participar, faça sua inscrição aqui.

SERVIÇO:

Marçal Aquino na AIC
Dia 16/02/2017
17h30: Exibição de “O Invasor” (dir. Beto Brant)
19h30: Bate-Papo com o roteirista
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília, São Paulo, SP
Tel. 11 3826-7883 – Próximo ao metrô Marechal Deodoro