LIVE com Maeve Jinkings sobre carreira e processo criativo

Na próxima quarta, 5 de agosto, a professora, diretora, atriz e roteirista Vanessa Prieto vai bater um papo com a atriz Maeve Jinkings sobre Carreira e Processo Criativo. A programação é gratuita e a transmissão será feita AO VIVO, a partir das 19h, por meio da plataforma Collaborate.

Para participar, preencha o formulário:


Maeve Jinkings

Atriz de premiados longas  como O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, Amor Plástico e Barulho de Renata Pinheiro, Boi Neon de Gabriel Mascaro, Aquarius de Kleber Mendonça Filho, Açúcar de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira, Maeve é formada em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia (PA), em Artes Dramáticas pela Escola de Artes Dramáticas da USP, com passagem pela escola do Centro de Pesquisa Teatral do diretor Antunes Filho. Estreou como atriz de cinema no longa metragem Falsa Loura, de Carlos Reichembach (SP).

Com o curta metragem Sem Coração, Maeve estreia na função de Preparadora de Elenco sob direção de Nara Normande e Tião, cujo filme estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. A estreia em teledramaturgia ocorre em 2015 em A Regra do Jogo, de João Emanuel Carneiro, sob direção de Amora Mautner. Na mesma emissora grava também a supersérie Onde Nascem os Fortes sob direção de José Luiz Villarim; em 2019 protagoniza episodio da série Todas as Mulheres do Mundo com roteiro de Jorge Furtado e Janaina Fischer sob direção de Patricia Pedrosa. Protagoniza curtas como Estátua! de Gabriela Amaral Almeida (SP), e também Quando a Terra Treme com roteiro de Gabriela Amaral Almeida dirigido por Walter Salles (RJ). O filme faz parte de Where Has the Time Gone? projeto coletivo do chinês Jia Zhang-ke.

Estreia como Diretora de Narração nos filmes Guaxuma de Nara Normande (PE, 2017), Na Linha de Escudos de Marcelo Pedroso (PE, 2018), e Zona Árida de Fernanda Pessoa (SP, 2019). Atualmente se concentra no desenvolvimento de seu primeiro roteiro de longa-metragem de ficção, assim como se prepara para gravar nova série para TV Globo com roteiro de Bráulio Mantovani, sob direção de Mauro Mendonça Filho. No segundo semestre de 2020 protagoniza o que será o primeiro longa-metragem da diretora Carolina Markowicz (SP).

 Vanessa Prieto – Mediadora

Cineasta, atriz, produtora, roteirista, escritora, professora da Direção de Atores no Filmworks e Coordenadora do Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV na Academia Internacional de Cinema (AIC). Finalista ao prêmio Jabuti pelo livro infantil “O Silêncio em Apuros” (2016). Foi indicada ao prêmio Candango de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro pelo longa-metragem “Falsa Loura” (2007), de Carlos Reichenbach. Fez as séries de TV “O Homem da Sua Vida”, canal HBO, “Lendas Urbanas”, “Zé do Caixão” no canal Space. Está na série inédita “Colônia” para o canal Brasil, sob direção de André Ristum. Atuou nos curtas “A Cena Perfeita” (musical), “Sozinho”, “Darluz” (31 prêmios), “Duas Almas” e no longa-metragem “Sábado A Noite”. Como roterista, foi selecionada no FSA Prodav 04/2014 – desenvolvimento de longa-metragem de animação. No teatro, idealizou, atuou e coproduziu os Musicais “Lampião e Lancelote”, vencedor de 11 prêmios de Teatro, “O Silêncio em apuros”, “A Árvore Berenice” e co-realizou o espetáculo de dança flamenca “Toro Negro”, além de diversos musicais infantis. Atuou em “Sonhos de uma Noite de Verão”, dir. Anselmo Vasconcellos, “Ricardo III” e “Mauser”, ambos dirigidos por Celso Frateschi; “Bruxas de Salem”, dir. Bete Dorgan; e “Entre Quatro paredes”, dir. Luis Damasceno, entre outros. Formada como atriz na Escola de Arte Dramática da USP, e em Imagem e Som pela UFSCAR, estreou na TV em 2006 na novela “Cristal” (SBT), fazendo a vilã Bijou. Na Rede Globo, fez o seriado “Sítio do Pica-Pau Amarelo” em 2007 como a noiva caipira de Eri Johnson e, no mesmo ano, participou da novela “Pé na Jaca”.

*Foto: Maeve Jinkings em cena de O som ao redor de Kleber Mendonça Filho

 


Deixe seu e-mail e receba

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos

Pentagrama Consultoria e Sistemas