Academia Internacional de Cinema (AIC)

Lista: 10 Filmes sobre Carnaval

Para os amantes do Carnaval que estão inconformados com o adiamento da festa para o mês de abril, o crítico de cinema e professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) Filippo Pitanga selecionou 10 clássicos carnavalescos. Vai ter folia no sofá! Quem vai ficar de fora?

  1. A Voz do Carnaval (1933), de Ademar Gonzaga, com Carmen Miranda

Sinopse: O rei Momo vem a bordo do Mocanguê e desce na praça Mauá. O povo do Rio o aclama e o acompanha avenida afora até a Beira-Mar Cassino, onde lhe dão o trono. Só que ele foge para ver o Carnaval do Rio.

2.  Alô, Alô Carnaval (1936), de Ademar Gonzaga, com Carmen Miranda e Oscarito

Sinopse: Dono de um cassino de muito sucesso, um empresário é obrigado a investir numa revista depois que uma atração francesa, agendada para ser sua atração principal, decide não mais vir ao Brasil.

3. Banana da Terra (1939) de Ruy Costa, com Carmen Miranda, Dircinha Batista e Oscarito

Sinopse: Uma ilha do Oceano Pacífico, a Bananolândia, produziu muita banana naquele ano e não teve compradores para o produto. A rainha da terra (Dircinha Batista), avisada pelo conselheiro-mor, devia vender banana para o Brasil. E isso ela consegue, por meio de uma intensa propaganda feita pelos jornais e pelo rádio.

4. Carnaval no Fogo (1949) de Watson Macedo, com Anselmo Duarte, Oscarito, Eliana Macedo e José Lewgoy

Sinopse: Uma quadrilha de criminosos hospeda-se no Copacabana Palace a espera do chefe desconhecido, que será identificado por sua cigarreira incomum. Acidentalmente o objeto acaba parando nas mãos de Ricardo (Anselmo Duarte), diretor artístico do hotel, o que gera uma série de confusões envolvendo sua namorada, Marina (Eliana Macedo), Serafim (Oscarito), o atrapalhado assistente que sonha em ser ator, e os bandidos.

5. Carnaval Atlântida (1952) de José Carlos Burle e Carlos Manga, com Oscarito, Grande Otelo e José Lewgoy

Sinopse: Xenofontes (Oscarito), um sisudo professor de mitologia grega, é contratado pelo produtor Cecílio B. de Milho (Renato Restier) como consultor da adaptação do clássico “Helena de Tróia” para o cinema. Dois malandros, Piro (Colé) e Miro (Grande Otelo), são admitidos como faxineiros do estúdio e sonham em transformar o épico numa comédia carnavalesca.

6. Amei um Bicheiro (1952) de Jorge Ileli e Paulo Wanderley, com Grande Otelo, José Lewgoy e Cyll Farney

Sinopse: Carlos (Cyl Farney) é um jovem ambicioso, que sai do interior e vem para o Rio de Janeiro, onde acaba se envolvendo com o jogo do bicho. Depois de um tempo na cadeia, resolve mudar de vida ao se casar com Laura (Eliana Macedo) e viver honestamente. Só que ela precisa fazer uma cirurgia. Para arranjar o dinheiro, Carlos volta à antiga atividade e acaba desafiando o poderoso Almeida (José Lewgoy), um violento banqueiro do jogo do bicho.

7. Carnaval em Marte (1955) de Watson Macedo com Anselmo Duarte, Ilka Soares e Zezé Macedo

Sinopse: Uma senhora é ludibriada por um malandro que promete ajudá-la a ganhar um concurso carnavalesco. Ela, desmaia e sonha que é rainha de Marte – habitado apenas por mulheres – e manda uma expedição ao planeta Terra com o objetivo de levar homens para o seu planeta.

8. Depois Eu Conto (1956) de José Carlos Burle, com Anselmo Duarte e Dercy Gonçalves

Sinopse: Zé da Bomba é mecânico e passa por sérias dificuldades financeiras. Nada que o impeça de fingir ser rico e frequentar os ambientes e eventos mais concorridos da alta sociedade. Em uma dessas ocasiões, conhece a riquíssima Marilu, com quem acaba se casando. O problema é que ela vai descobrir que ele mantém um caso com sua verdadeira paixão: sua ex-vizinha no subúrbio, Sônia.

9. Rio Fantasia (1957) de Watson Macedo, com Eliana, John Herbert, Humberto Catalano

Sinopse: Um grupo de quatro músicos nordestinos desembarca na cidade do Rio de Janeiro em busca de sucesso e fama. No entanto, as coisas não vão bem para eles; quando Lia, a única mulher do quarteto, é chamada para cantar na televisão e começa a ficar famosa, as tensões separam o grupo, uma vez que os outros três integrantes passam a se sentir abandonados pela nova estrela do Brasil.

10. Orfeu Negro/do Carnaval (1959) de Marcel Camus, com Marcel Camus, Breno Mello, Léa Garcia, Marpessa Dawn

Sinopse: No Carnaval, Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva). O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira (Lourdes de Oliveira) e a Morte acompanha tudo de perto.

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