Academia Internacional de Cinema (AIC)

Jogos de Cena: o Documentário Brasileiro Contemporâneo

A pesquisadora e coordenadora do Curso de Documentário da AIC, Ilana Feldman, está finalizando sua tese de doutorado, realizada na ECA/USP. A tese chama-se “Jogos de cena: ensaios sobre o documentário brasileiro contemporâneo” e conta com a orientação de Ismail Xavier.

Segundo Ilana, a pesquisa é bem abrangente e analisa diversos filmes, como: “Jogo de cena”, “Santiago”, “Pan-cinema Permanente”, “Moscou”, “Filmefobia”, “Pacific”, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, “O Céu Sobre os Ombros” e muitos outros. A ideia é estudar o que é visto nesses filmes. O que é real, o que é testemunho, o que são confissões e o que é ficção.

“Como são ensaios em que eu entrelaço cinema, mídia e cultura (para pensar os modos de produção da subjetividade hoje e as possibilidades políticas do “documentário”), cada capítulo tem um tema e um corpo de objetos fílmicos (alguns inclusive nem são documentários), mas todos eles se conectam a uma questão central, espécie de questão “guarda-chuva”: de que forma o documentário realizado no Brasil hoje não é o lugar da “representação da realidade”, das “retóricas do real” e da “transparência”, mas justamente o espaço da construção, da reflexividade, da opacidade, da reposição da fabulação e da teatralidade, enfim, o espaço da dúvida e do questionamento diante do que vemos”, revela Ilana.

 

O próximo curso de Documentário da AIC, coordenado por Ilana, começa no próximo dia 10 e está com as matrículas abertas. 

 

Sair da versão mobile