Academia Internacional de Cinema (AIC)

Grandes Realizadores do Cinema no AICinematic – novo canal do Youtube da AIC

site_aicinematic

A Academia Internacional de Cinema (AIC), através de seu novo selo – o AICinematic, que traz conteúdos exclusivos em seu canal do YouTube, vem publicando desde abril uma série de conteúdos exclusivos. O programa de estreia é A Caixa Preta (já disponível no canal) e novos programas serão lançados ao longo do ano, com temas diversos sobre audiovisual.  

A Caixa Preta é um videocast de entrevistas com diretoras, diretores, atrizes, atores, profissionais do cinema entre outras áreas correlatas, onde as convidadas e convidados falam sobre o seu fazer cinematográfico ou trabalhos relacionados com o audiovisual, além de suas experiências e seus métodos de trabalho. É um olhar aprofundado sobre linguagem, criação e técnica, e uma oportunidade de aprender com os melhores profissionais que vêm à AIC dividir suas experiências com um público de estudantes e interessados no fazer audiovisual.    

Dentre os primeiros entrevistados estão: 

 

 #1 A Atriz Maeve Jinkings que falou sobre alguns dos seus medos, quando jovem, de apostar na carreira de atriz e sobre a preparação para sua última personagem, em um momento histórico delicado em que o país vivia. 

Maeve atuou em alguns dos grandes sucessos da cinematográfica brasileira dos últimos nos, como: O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, Amor Plástico e Barulho de Renata Pinheiro, Boi Neon de Gabriel Mascaro, Aquarius de Kleber Mendonça Filho, Açúcar de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira. Com o curta metragem Sem Coração, estreou na função de Preparadora de Elenco sob direção de Nara Normande e Tião, o filme esteve na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.  

 

 

#2 O diretor Marco Dutra está no segundo programa e fala sobre a recordação de quando assistiu seu primeiro filme de terror e sobre seu processo dentro do set.  

O diretor trabalha em parceria com a diretora Juliana Rojas, com quem fez o curta O Lençol Branco em 2004, selecionado para Cinéfondation do Festival de Cannes, dedicados a filmes de escola. Marco Dutra e Juliana Rojas indicaram a produção do curta-metragem Um Ramo em 2007, exibido na mostra paralelamente na Semana da Crítica. Em 2011 realizou, também em codireção com Juliana Rojas, seu primeiro longa-metragem, Trabalhar Cansa, exibido na mostra Um certo olhar. 

 

 

#3 O diretor Cristiano Burlan fala sobre como as novas tecnologias, principalmente sobre como o advento do digital, moveu toda uma geração de novos realizadores no Brasil e no mundo.  

Burlan, ex-aluno da AIC, nasceu em Porto Alegre e morou no Capão Redondo em São Paulo, é diretor de teatro e cinema. Na década de noventa, morou em Barcelona, onde dirigia o grupo de cinema experimental super-8. Em São Paulo, esteve à frente do grupo de teatro A Fúria. É também professor da Academia Internacional de Cinema (AIC), na Escola Superior de Artes Célia Helena e na Universidade do Estado do Amazonas. Suas obras incluem “A Mãe” (2022), “Mataram Meu Irmão” (2013) e “Sinfonia de Um Homem Só” (2012). 

 

 

#4 O diretor Jotagá fala sobre como a folha branca pode ser perturbadora, seu processo de direção de atores e da equipe.  

Diretor e roteirista formado em audiovisual pela USP, foi um dos desenvolvedores da série 3% em parceria com a Boutique Filmes. Foi diretor da série O Zoo da ZU e é um dos criadores de Cinelab, também fez o desenvolvimento e roteiro da série S.O.S Fada Manu que foi indicada ao Emmy Kids Internacional, criou, roteirizou e dirigiu a série Experimentos Extraordinários e foi um dos criadores da animação Papaya Bull.  

 

 

#5 A diretora, roteirista e professora da AIC, Lina Chamie falou que o mais importante no exercício da direção é encontrar a forma de contar cada história e se manter íntegra a essa forma escolhida e também, que prefere tomar um café com os atores para conhecê-los, a fazer um teste de elenco.  

Reconhecida pelo sensível trato na ficção de dramas urbanos permeados por um caráter humanista, dos quais saltam personagens em crise, a cineasta Lina Chamie também transfere esse olhar à gênese documental. Chamie dirigiu os seguintes longas-metragens: Tônica Dominante (2001); A Via Láctea (2007), estreia mundial no Festival de Cannes, Seleção Oficial da “Semana da Crítica”, com participação em mais de 80 festivais pelo mundo; Santos – 100 Anos de Futebol Arte (2012); São Silvestre (2013); Os Amigos (2014), longa metragem ficção, premiado em Gramado e lançado em 2014, entre outros. Seu filme mais recente, KOBRA AUTORRETRATO (2022), é um longa-metragem documentário sobre Eduardo Kobra, grafiteiro e muralista brasileiro de renome internacional. 

 

 As entrevistas são conduzidas por professores da AIC, entre eles Vanessa Prieto, Sabrina Greve, João Paulo Campos e o fundador da AIC, Steven Richter.

Novos Programas em Breve 

Além de A Caixa Preta, que já está no ar e tem um programa novo lançado toda quarta-feira, o canal trará outras programações exclusivas sobre criação e mercado audiovisual, apreciação e linguagem do cinema, entretenimento e conteúdos educativos.  

A AIC também está produzindo mais dois outros programas, com conteúdos diferentes: CINE Raio-X e DENTRO DA CENA. Só seguir o canal e esperar as novidades.   

Sair da versão mobile